Alguns monumentos históricos estão tão atrelados à imagem das cidades onde foram construídos que é impossível visitar esses locais sem sair com pelo menos uma foto deles. Para falar de algumas curiosidades, nós selecionamos cinco desses pontos turísticos que costumam estar no álbum de mochileiros que se aventuram pela Europa!
O que você sabe sobre eles?
Construída em 1887, a Torre Eiffel é o principal símbolo da França e o mais lembrado pelos mais de sete milhões de turistas que passam por lá todo ano. A dama de ferro deveria ser desmontada logo após uma exposição para a qual foi erguida. Mas tanto trabalho para apenas um evento?
Pois é, além de ponto turístico, durante a Primeira Guerra Mundial ela foi utilizada como ponto estratégico de onde eram enviados sinais, dirigindo as tropas francesas na Batalha de Marne. O tempo foi passando e a ideia de demolir a torre e vender suas peças ficaram para trás. A Citroën, empresa francesa de veículos, chegou a utilizar a Torre como outdoor. Depois disso, nenhuma outra marca conseguiu fazer o mesmo, deixando o monumento livre da publicidade, pelo menos nesse sentido.
Em 2013, os funcionários na Dama de Ferro entraram em greve por melhores salários e mais segurança. As greves e reivindicações são comuns na França. E por falar em segurança, o primeiro andar da Torre foi palco de uma façanha que não acabou nada bem no início do século XX.
O alfaiate nascido na Áustria, mas naturalizado francês, Franz Reichelt, conseguiu permissão para fazer um experimento com um para-quedas. No entanto, as autoridades, amigos e curiosos que foram assistir ficaram sabendo no local que Reichelt iria literalmente participar do salto. As pessoas tentaram impedi-lo, mas era tarde demais e o salto mal-sucedido aconteceu. Na época em que foi construída, a Torre era o monumento mais alto do mundo com 300 metros de altura.
Obra máxima de Gaudí, a Sagrada Família é um dos principais pontos turísticos de Barcelona, cuja construção ainda inacabada atravessa anos. A beleza dos detalhes em curvas inspirados na natureza impressiona milhares de visitantes. Aliás, esteja preparado para enfrentar fila ao conhecer o local ou tente diminuir a espera comprando a entrada antecipadamente na página oficial .
O Templo começou a ser erguido em 1882 e até hoje continua por meio de doações. Gaudí projetou a Sagrada Família para que ela tenha 18 torres , representando os 12 apóstolos, oito evangelistas, além da Virgem Maria e Jesus. O autor se despediu da obra precocemente depois de um acidente em 1926 quando foi atropelado por um bonde. A previsão é de que tudo seja finalizado somente em meados de 2026, totalizando quase um século de meio de construção.
A London Eye é a terceira maior roda gigante do mundo e um ponto impressionante para quem deseja ver Londres por outro ângulo. Se visitar a cidade em um dia de céu claro, é possível que seus olhos admirem a paisagem londrina ao longo de 40 quilômetros de distância.
No total podem ser transportadas cerca de 800 pessoas distribuídas nas 32 cápsulas – mesma quantidade de distritos de Londres. Curiosamente você não vai conseguir encontrar a cápsula 13 por pura superstição. Toda estrutura pesa cerca de 2,1 mil toneladas e cada volta da roda realmente gigante leva 30 minutos!
Também chamada de Torre de São Vicente, esse monumento é uma homenagem ao patrono de Lisboa, onde está situada em Portugal. Ela começou a a ser erguida entre 1514 e 1519 com a finalidade de aumentar a defesa da costa portuguesa.Atualmente ela é considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e recebe milhares de turistas que podem subir até o seu topo e apreciar uma vista incrível do Tejo. Com o passar dos anos, a Torre que era cercada por água passou a ficar rodeada de areia em razão de modificações causadas pela própria natureza.
Ponto de referência em Dublin, principalmente para turistas, esse é um dos mais jovens entre os mais famosos monumentos. A construção foi finalizada no início de 2003 sendo considerada a escultura mais alta do mundo. Ela foi erguida no lugar, onde até 1966, ficava um outro monumento conhecido Nelson’s Pillar, destruído por uma bomba.
A agulha de cerca de 120 metros de altura, que possui a ponta iluminada, fez parte de um projeto de revitalização da O’Connel Street, uma das principais ruas da capital Irish que estava tomada por restaurantes de fast-food e lojas com produtos considerados baratos.
A intenção era tornar o local mais atraente.Enquanto a rua passava por transformações, os logistas foram obrigados a reformular suas vitrines de modo a contribuir com a melhora no visual no centro da cidade.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…