Muita gente não sabe, mas é possível trabalhar com voluntariado durante o intercâmbio, ampliando sua experiência no exterior além das salas de aula. Além de ter mais oportunidades de praticar o inglês, pode ajudar a fazer o bem a quem precisa!
Quem já participou, garante que o trabalho voluntário transforma e muito uma viagem de intercâmbio, pois é possível contribuir diretamente com a comunidade local. Além disso, o voluntariado abre portas para novas oportunidades e cria um círculo de convivência muito útil na vida de qualquer intercambista.
Na Irlanda, existem muitas opções de trabalhos voluntários. Os mais comuns são os trabalhos em brechós, que destinam sua renda a alguma causa ou instituição. Esses locais são conhecidos como charity shops.
Outra opção é servir comidas em restaurantes e lanchonetes, porém se você procura algo diferente, é possível se voluntariar para melhorar a cidade, pintando escolas ou casas. Para os que gostam de animais, existem também muitas organizações que trabalham nesse ramo e que sempre precisam de ajuda.
Alguns trabalhos que exigem maior responsabilidade e comprometimento, como, por exemplo, trabalhos que lidam com cuidados de crianças e idosos, é necessário o Garda Vetting, que é uma espécie de certidão negativa de antecedentes criminais. A própria organização para a qual você deseja trabalhar entrega este formulário para ser preenchido e depois de uma verificação é que você é liberado ou não para trabalhar.
Um voluntário pode trabalhar em grupos que reformam casas de pessoas de baixa renda, limpando jardins de idosos, cozinhando para pais de crianças internadas nos hospitais e outras ações, como ajudar instituições da área da saúde e do esporte.
Se você tem interesse em trabalhar voluntariamente na Irlanda, basta procurar por sites ou Centros de Voluntariado que costumam oferecer muitas oportunidades. Em alguns sites, você pode escolher uma atividade de acordo com a sua localização e área de atuação profissional. Você também poderá ir pessoalmente aos Centros verificar as oportunidades disponíveis.
O intercambista que pretende trabalhar voluntariamente pode escolher o tempo que deseja se dedicar à atividade. Basta escolher o trabalho que melhor se encaixa na sua rotina de estudos. Existem tanto trabalhos que duram algumas horas por semana, quanto outros realizados a cada duas semanas, uma vez por mês ou ainda mais esporádicos, como eventos ou festivais.
Vale lembrar que além de contribuir para a sociedade local, o trabalho voluntário também pode servir futuramente como experiência profissional no país, contando pontos para eventuais oportunidades reais de trabalho no país.
Ser voluntário faz um bem inexplicável, então trabalhe como voluntário na Irlanda! Ajudar o próximo, mesmo que seja sem receber algum valor em troca, é um grande exercício de crescimento pessoal. O voluntário sai ganhando tanto quanto as pessoas que são ajudadas, pois fazer esse tipo de trabalho em outro país, com culturas e pessoas diferentes, é ainda mais benéfico e gratificante!
Veja mais dicas de trabalho voluntário na Irlanda em nosso site, o E-Dublin. Disponibilizamos diversas dicas sobre o intercâmbio e o que fazer na Irlanda. Veja como é possível ser voluntário pelo mundo e também conheça o Workaway.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…