Elas têm pelos longos e chifres fartos e caminham em montanhas como se andassem em nuvens. As chamadas Old Irish Goats (ovelhas ancestrais irlandesas) dominaram a Irlanda até o século 20, quando outras raças começaram a surgir, levando-as à quase extinção.
As Old Irish Goats foram utilizadas como fonte de leite, carne, couro, além da utilização dos chifres e dos pelos desde a construção das tumbas megalíticas até os celtas e os vikings.
Em 2021, depois de ter sido quase extinta, a antiga raça de cabras irlandesas começou a ter um papel fundamental na luta contra incêndios na montanha de Howth, a vila de pescadores no condado de Fingal. Dois anos depois, em 2023, o projeto incluiu mais 37 cabras bebês para ajudar na ação.
Vamos explicar como está funcionando o projeto e a história dessa raça centenária de cabras irlandesas.
O projeto inovador irlandês utiliza uma técnica simples para impedir que o fogo de alastre nas montanhas de Howth: uma rotina de criação das Old Irish Goats pelos pastos da região. As cabras da antiga raça irlandesa têm a capacidade de controlar a acumulação de mato.
A montanha de Howth, localizada na Baía de Dublin e parte da reserva da biosfera da Unesco, sofre com incêndios sazonais todos os anos. Foi então que o Conselho do Condado de Fingal, em parceria com a Old Irish Goat Society, resolveram montar um projeto de de pastagem de conservação, em 2021.
Leia também: Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país
Foram 25 cabras, originárias do rebanho nacional em Mulranny, Co Mayo, que chegou a ser o último habitat da espécie na ilha, introduzidas em 2021 em Howth. Agora, em 2023, mais 37 foram adicionadas à orda.
O projeto utiliza métodos tradicionais de manejo, com pastor de cabras e cães pastores. Também utiliza o sistema norueguês “No-fence”, que emprega rastreamento por GPS para definir áreas de pasto sem cercas.
Com o projeto, as cabras voltam à Howth Head após quase um século sem a presença do animal no local, desempenhando um papel importante no manejo do crescimento do pasto, reduzindo o risco de incêndio.
Para cuidar do rebanho, a pastora Melissa Jeuken foi contratada e disse que seu trabalho não afetará a visita de turistas no popular local de beleza.
“Estamos lembrando o público de manter seus cães na coleira e pedir que você, por favor, não alimente as cabras se as encontrar. Você pode e deve continuar visitando este lugar incrível e desfrutando dos percursos pedestres e da paisagem que Howth tem a oferecer”, disse.
Leia também: 5 caminhadas perfeitas para um dia de verão em Dublin
De acordo com a Old Irish Goat Society, os rebanhos das antigas cabras irlandesas foram vendidos e enviados para a Inglaterra, País de Gales e Escócia durante o século XIX e início do século XX por conta da fama de ser uma cabra muito resistente.
Em 1908, havia cerca de 250 mil cabras dessa raça antiga na Irlanda. O animal domesticado, porém, chegou perto da extinção no início dos anos 1990. Tudo porque outros tipos de cabra, consideradas raças melhores por conta do tipo de pelo, leite mais farto e sem grandes chifres acabaram substituindo as Old Irish Goats.
Ainda hoje, o número de Old Irish Goats na Irlanda não é conhecido, mas sabe-se que elas estão em número cada vez menor, sendo encontrados apenas em rebanhos selvagens espalhados.
A The Old Irish Goat Society luta para que a extinção não aconteça e realiza atividades, eventos e recebe doações para manter o projeto.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…