Andar de patins já foi coisa de quem nasceu nos anos 80 ou 90. Agora, a moda de circular por aí com rodinhas nos pés voltou com tudo e muita gente vem praticando o esporte, inclusive na Irlanda. Mas a pergunta é: “Onde andar de patins em Dublin?”.
Quem pensa que essa atividade é só brincadeira de criança se engana. Assim como a corrida, os patins são uma opção alternativa saudável para quem quer se exercitar e se divertir. Em apenas uma hora, é possível perder 360 calorias ao andar de patins.
Afinal, um dia ensolarado dentro de casa é, definitivamente, um desperdício, principalmente para quem vive uma experiência no exterior, em um país gelado e, muitas vezes, nublado como a Irlanda.
Dublin, capital do país, é exemplo disso. Existem diversos pontos de encontro da turma dos patins e muitos locais bem bacanas para patinar.
Escolhemos alguns dos melhores locais para andar de patins em Dublin, na Irlanda. Veja mais abaixo.
O E-Dublin selecionou seis locais onde andar de patins em Dublin sem se preocupar e, ainda, conhecendo lugares lindos.
As ciclovias na Irlanda são incríveis e muitas delas são bem seguras para patinar. É o caso das ciclovias localizadas em Clontarf. São vários quilômetros com uma vista incrível da Baía de Dublin.
Outro ponto onde andar de patins em Dublin é bem utilizado pelos praticantes de rollerblading (patins com rodinhas em linha): a ciclovia de Blackrock. Ela também fica na orla da Baía de Dublin e é caminho para Dun Laoghaire, cidadezinha praiana do condado de Dublin que também conta com uma ciclovia ótima para andar de patins.
O maior parque urbano da Europa também não poderia deixar de ser um bom espaço para os amantes de patins.
Com uma ciclovia gigantesca, que circunda todo o parque, além de espaços asfaltados livres de carros, o Phoenix Park é, sem dúvida, um dos lugares perfeitos para andar de patins em Dublin, na Irlanda.
Outro grande parque em Dublin com ciclovias é o St. Anne’s Park, localizado no caminho para Howth, vila de pescadores do condado de Dublin.
O St. Anne’s é arborizado e muito bem localizado. Ótimo lugar para andar de patins em Dublin. Mas cuidado, existem muitos pedestres e crianças no local. Por isso, mantenha-se sempre nas áreas destinadas a ciclistas.
Para quem viveu os anos 1980, sabe. Estava muito na moda na época as baladinhas com patins. Grandes espaços, como ginásios, eram reservados para andar de patins ao som de muita música dançante, luz e efeitos de fumaça.
Quem gosta desse clima bem retrô pode encontrar um ótimo lugar para andar de patins em Dublin, o The Rink at D12.
Com um sistema de som totalmente moderno e iluminação espetacular, o local oferece patins para locação e uma pista de dança e patinação super lisinha e fácil de andar.
O The Rink fica localizado em Finches Business Park, Longmile Road, Dublin 12. O ingresso custa 10 euros por pessoa (inclui o aluguel do patins).
Se estamos falando sobre onde andar de patins em Dublin, podemos também citar as rampas de skate, que são espaços bem democráticos tanto para praticantes de skateboard como de rollerblade.
A Ramp N Rail Skatepark é uma pequena rampa de skate localizada no parque Fairview, próximo à Clontarf Road, em Dublin, na Irlanda.
Apesar de não ser enorme, ela tem todos os elementos básicos, incluindo espaço para andar de patins e obstáculos para saltar e fazer manobras mais radicais.
Outra pista de skate disponível para quem procura um lugar para andar de patins em Dublin é a Blanchardstown Skatepark, localizada no Millennium Park, em Blanchardstown, Dublin 15.
De acordo com avaliações de usuários da pista, o espaço é pequeno, mas estruturado com obstáculos para movimentos mais radicais e pista plana.
O parque, em si, tem ciclovias disponíveis para andar de patins e não fica muito lotado.
Agora você já sabe onde andar de patins em Dublin, na Irlanda. Mas será que vale a pena levar seus patins do Brasil ou comprar um patins por lá mesmo, quando você for fazer seu intercâmbio?
Em uma pesquisa rápida feita pelo E-Dublin, é possível encontrar modelos “roller blades inline” (com rodinhas alinhadas), em média, por cerca de 60 euros (360 reais) na Amazon.co.uk, com outros tipos mais profissionais que chegam a 300 euros (1.800 reais).
Na loja Skatepro, da Irlanda, existem modelos que custam de 55 euros até 130 euros (330 a 780 reais), entre os top 3 de qualidade.
Já os modelos retrô (“roller skating”) podem ser encontrados entre 60 a 100 euros (180 a 600) na mesma loja.
Os brasileiros Miquéias Brandão, de Brasília, e Simony Arruda, de São Paulo, não deixaram de praticar a paixão pelos patins durante o intercâmbio em Dublin, na Irlanda.
“Comecei a andar de patins pela primeira vez em 2012 e, desde então, não parei mais. Em Brasília, eu participava de uma equipe de patins de velocidade e já participei de campeonato Brasileiro de patins de velocidade em São Paulo”, conta Miquéias.
Já Simony, aprendeu a andar quando criança, mas só aos 23 decidiu comprar patins novamente e se apaixonou pelo esporte.
De acordo com Miquéias, trazer os patins é a melhor opção se você já os tem no Brasil, mas se você gosta muito do esporte e está disposto a investir em novos patins, com melhor tecnologia — ou para manutenção, como rodinhas e rolamentos — dá para encontrar os equipamentos por aqui, principalmente online.
“Aqui em Dublin, ainda não vi lojas de vendas de patins. O meu comprei em um site. Paguei 200 euros, sendo que, no Brasil, o mesmo modelo estava por 1.500 reais. Mas tem de vários preços, depende da modalidade, gosto e do quanto você quer investir”.
Como a capital da Irlanda é uma cidade plana, o segredo para encontrar onde andar de patins em Dublin fica mesmo em encontrar pisos lisos e sem buracos.
Segundo os brasileiros praticantes do esporte, Parques como Phoenix ou o Bushy Park são boas opções, além das ciclofaixas sentido Dún Laoghaire.
“Em geral, o asfalto em Dublin pode ser bem aproveitado para se divertir sobre rodas, como meio de transporte, formas de conhecer pontos turísticos e fazer novas amizades. Aqui podemos encontrar diversos grupos que se reúnem durante a semana à noite e aos finais de semana”, completa.
E não se esqueça! Os equipamentos são importantes para sua segurança: capacete, cotoveleira, joelheira, munhequeira.
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as…
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, os aplicativos para aluguel de…
Os feriados na Irlanda são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem…