Os mercadinhos e restaurantes brasileiros em Dublin salvam a vida de qualquer um que queira matar a saudade daquele almoço ou jantar à brasileira. As opções aumentaram muito nos últimos anos, seja na venda de produtos para fazer belas receitas em casa ou opções da culinária de diversas regiões do país para comer fora e se sentir no próprio Brasil por alguns minutos.
Na Capel Street estão localizados os dois mercadinhos brasileiros mais conhecidos de Dublin: O Brasileiro e o Real Brasil. Em outro ponto da cidade, a Mercearia Made In Brazil, no Moore Street Mall (Dublin 1), também oferece uma variedade grande de opções de compra à brasileira.
É possível encontrar nestes mercados desde produtos primários como farinha e tapioca, carnes bovinas brasileiras, até produtos industrializados como massa para pão de queijo, pamonha, etc. Também tem guaraná, batata palha, pão de mel e até churros.
Uma das delícias que já tomou o coração (e o estômago) dos irlandeses é a nossa querida coxinha. Além de estar presente nos mercadinhos citados acima e na maioria dos restaurantes brasileiros, ela é protagonista da Coxinharia Dublin.
O espaço oferece a tradicional com catupiry e a opção vegetariana. Mas apesar do nome, o menu não se limita a oferecer apenas o salgado. Os famosos “lanchões” brasileiros estão no cardápio: X-Salada, X-Egg, X-Bacon e X-Tudo. Dá para pedir on-line ou retirar no local. É só acessar o site.
E a saudade daquele churrascão de domingo? Dá para matar? Mas é claro. O restaurante Fusion Brazilian Grill serve diversas opções de pratos e carnes como picanha, parmegiana, frango na brasa, além do clássico “bandejão” self-service. Já The Brazilian BBQ Dublin promove uma agenda de churrascos à luz do dia, no Tivoli, com direito a DJ tocando samba, sertanejo e funk.
Outro clássico brasileiro de dar água na boca é a culinária nordestina. E em Dublin também dá para se deliciar com uma bela refeição encorpada vinda diretamente do Nordeste brasileiro. O Sabor Nordestino oferece pratos como calabresa acebolada, carne de panela, rabada com agrião, tirinhas de porco, fígado acebolado e frango à milanesa.
Um dos principais pontos onde é possível desfrutar da brasilidade em Dublin é o Wigwam. O pub/balada oferece um cardápio completo de comidas brasileiras, entre elas porções de pão de queijo, coxinha, tapioca, coração de frango, opções veganas e vegetarianas, entre outras. O menu ainda conta com lanches de “carne loka” e frango, hambúrgueres e pratos de picanha e escondidinho. Existem ainda dias especiais com feijoada e galinhada.
Há ainda o brunch, que oferece entre 12h e 16h açaí com granola, omeletes, o Minerinho (clássico sanduíche paulista) e o “Brunch Bits”, que leva coração de frango, quadradinho de tapioca, pão de queijo, coxinha, entre outras delícias.
Nos drinks, além de Cuba Libre e Rum Mimosa, a casa possui a cerveja clássica brasileira, Brahma a preços especiais. Não bastasse a cozinha, o Wigwam promove diversas festas com temática brasileira, stand-up comedy em português, shows de forró, samba e uma programação especial no Carnaval.
As maravilhas da cozinha mineira também estão disponíveis aos brasileiros e fãs da cozinha verde-amarela. Feijoada, pão de queijo, feijão tropeiro, frango a passarinho, escondidinho, bife à palito, tutu à mineira, bife acebolado e sobremesas deliciosas como pudim de leite e açaí. Você pode encontrar opções como estas no Café Mineiro ou +55 Bakery.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…