Onde fica a Irlanda? Irlanda fica em qual continente? Saiba mais
5 meses atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Você já se perguntou: “Onde fica a Irlanda? Irlanda fica em qual continente?”. Se não sabe muito bem a resposta dessas perguntas, então você está no lugar certo!
Pegue o mapa-múndi mais próximo de você. Abra em cima da mesa, foque no hemisfério Norte. Agora, encontre o continente europeu, o lado ocidental, e depois o Reino Unido. Ali do ladinho é onde fica a Irlanda. Essa ilha de 84.421 km², dividida entre República da Irlanda, que abrange a maior parte do território, e a Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido.
Mas para saber onde fica a Irlanda por qualquer mapa digital, basta digitar suas coordenadas: 53° 8′ N 8° 7′ O. Achou? Bom, não se preocupe, saber a localização da Irlanda é o mais fácil. Mas você conhece esse país lindo e verde, também chamado de Ilha Esmeralda?
Vamos falar um pouco mais sobre essa terra dos leprechauns, do arco-íris, do trevo de quatro folhas e morada de tantos brasileiros que vão para lá fazer intercâmbio. Vem comigo!
Onde fica a Irlanda?
Dentro da Europa, a Irlanda é um país pequeno perto da Alemanha, Itália ou Espanha, por exemplo. A ilha fica um pouco “isolada” do continente, mas com participação ativa na tomada de decisões da União Europeia, bloco do qual faz parte desde 1973.
O país é destaque em diversas áreas, principalmente na economia, educação, turismo, tecnologia e desenvolvimento, entre outros pontos, o que a faz permanecer nas listas dos melhores países para se viver no mundo.
A Irlanda está entre as economias mais inovadoras da Europa. Ela é o décimo país nesse ranking, de acordo com a pesquisa The Global Innovation Index, que listou 126 economias do mundo.
A consultoria Mercer indicou Dublin, a capital da Irlanda, na 34ª posição de cidade com melhor qualidade de vida. Ela fica à frente de grandes metrópoles como Paris, Londres e Lisboa. Apesar disso, a cidade também está entre as mais caras. Ela fica à frente de Londres — conhecida como uma das mais caras entre as capitais mundiais — segundo pesquisa do Worlwide Cost of Living.
É também na Irlanda onde estão algumas das principais universidades da Europa, incluindo a Trinity College, em Dublin. A Ilha é uma área nova para a instalação de grandes empresas, principalmente no ramo da tecnologia. Google, Facebook, Instagram, Dropbox, Airbnb, Microsoft, entre outras, têm sedes instaladas em terras irlandesas.
E não é só em economia ou educação que a Irlanda está situada como destaque. Ela é conhecida pela simpatia de seus moradores. Não por acaso, três cidades — Dublin, Cork e Galway — figuram na lista das mais amigáveis do mundo, segundo a Readers Awards.
Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Irlanda fica em qual continente?
A Irlanda fica no continente europeu. Mas, além disso, a Irlanda faz parte da União Europeia, bloco econômico fundado em 1993 e que tem entre seus membros 27 estados da Europa.
Mas se a Irlanda, que fica na Europa, faz parte da União Europeia, a Irlanda do Norte também faz?
Não! A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, que deixou a União Europeia em 2020.
Explicamos mais abaixo.
Como é dividida a Irlanda?
O mapa da Irlanda é riscado a partir de quatro províncias, localizadas por regiões:
- Ulster (norte)
- Munster (sul)
- Leinster (leste)
- Connacht (oeste)
- Dentro dessas províncias, estão os condados (que funcionam como estados). São 32, e em cada um deles há cidades-sede e uma porção de outros municípios menores. Ao todo, são 57 cidades, sendo a capital Dublin, claro, a mais populosa, com mais de um milhão de habitantes, seguida de Cork (190 mil) e Dan Laoghaire (180 mil).
A província de Ulster é a única região que tem condados em ambas as Irlandas, seis na Irlanda do Norte e três da República da Irlanda.
Cada um dos condados apresenta pontos turísticos ricos que atraem turistas do mundo todo com o objetivo de conhecer a história da Irlanda, que se confunde com a da humanidade.
São diversos sítios arqueológicos datados antes de Cristo, além de castelos e igrejas do período medieval e monumentos que lembram os embates civis e religiosos.
A natureza também é cartão-postal da Irlanda, com suas falésias, campos, parques naturais onde habitam inúmeras espécies da fauna e da flora, praias, cavernas, cachoeiras, ilhas, enfim, um imenso solo sagrado que preserva as maravilhas naturais do mundo.
Nem todos os condados têm apelo turístico, mas cada um deles guarda um pedaço da história da ilha. Os principais destinos de turistas são os condados de Dublin, Galway, Cork.
Província de Connacht
Condados: Galway, Leitrim, Mayo, Roscommon, Sligo
Província de Leinster
Condados: Carlow, Dublin, Kildare, Kilkenny, Laois, Longford, Louth, Meath, Offaly, Westmeath, Wexford, Wicklow
Seu turismo está mais ligado a festas, festivais, museus, vida urbana, etc. Apresenta exemplos da arquitetura medieval, normanda, georgiana e neolítica.
Ela também tem um extenso litoral, além da área montanhosa de Wicklow, forte ponto turístico pelo potencial natural.
Condado de Dublin, mais que uma capital
Província de Munster
Condados: Clare, Cork, Kerry, Limerick, Tipperary, Waterford.
Província de Ulster
Condados: Antrim, Armagh, Cavan, Donegal, Down, Fermanagh, Londonderry, Monaghan, Tyrone
A capital da Irlanda do Norte, Belfast, também faz parte da província. Lá, é possível conhecer muito da história da Ilha como o museu Titanic, que conta a história do nascimento do navio original em terras irlandesas.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Onde fica a Irlanda do Norte?
Separadas desde 1921, a República da Irlanda e a Irlanda do Norte têm um acordo de livre passagem entre moradores e turistas. O país vizinho pertence ao Reino Unido. Portanto, a moeda é a Libra, um pouco mais valorizada que o Euro.
Quem visita o lado debaixo da Ilha pode aproveitar e encontrar maravilhas na parte norte sem precisar nem mostrar o passaporte. Por isso, vale a pena saber o que é possível aproveitar.
No mesmo passeio, é possível ir até a ponte suspensa Carrick-a-Rede, a 30 metros do chão. Com 20 metros de comprimento, ela foi criada por pescadores há 350 anos pela primeira vez e se tornou ponto turístico. Dela, é possível ver, até mesmo, a Escócia.
Outro passeio interessantíssimo é o The Gobbins Cliff Path, uma passarela de ferro construída à beira de uma grande falésia. São duas horas e meia de passeio com um visual incrível.
Leia também: Qual a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte?
Próximos passos para sua viagem
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Foto de capa: Miles Iwes/Unsplash
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Quanto custa e como pagar por um intercâmbio
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destinos de Intercâmbio
ETA: autorização eletrônica de viagem a estrangeiros no Reino Unido começa em janeiro
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and...
2 semanas atrás
-
Custo de Vida
Quanto custa morar na Irlanda em 2025
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em...
4 semanas atrás