Por Mayra Ota
Para os brasileiros, o café da manhã costuma ter sempre um pãozinho francês, café com leite, frutas, manteiga ou requeijão e frios. Mas, e o café da manhã irlandês, você conhece? Já experimentou?
O tradicional Irish breakfast varia conforme a região, mas pode-se dizer que os ingredientes mais comuns são fatias de bacon, salsichas, ovos fritos, white pudding (linguiça de porco) ou black pudding (linguiça de sangue), torradas e tomate frito. O feijão também é muito popular, assim como o chá ou o café, como acompanhamento. Alguns restaurantes servem o prato durante todo o dia, não restringindo-se apenas à manhã.
Eu, como acabei de chegar na Irlanda e não sou nada boba, fui provar esse prato tradicional da culinária irlandesa e elegi os melhores lugares para saborear o tradicional café da manhã irlandês! Listarei cinco deles, porque escolher apenas um é impossível!
O café da manhã é servido em um ambiente descontraído e tranquilo. O Irish breakfast traz salsichas, bacon, ovos, os dois tipos de puddings, feijão, cogumelos e tomate. Há a opção de alterar as combinações, caso você prefira um ovo extra em vez de torradas.
Onde: 15 N Frederick Street, Dublin 1.
Esse café possui uma atmosfera caseira e muito aconchegante e a iguaria irlandesa oferecida por eles é composta por ovos cozidos, linguiça e bacon. Tudo isso é servido em uma frigideira e tem como acompanhamento algumas fatias de pão integral e manteiga cremosa.
Onde: 15 St Stephen’s Green, Dublin 2.
É um restaurante à moda antiga, com um enorme cardápio de comida tradicional. O célebre café da manhã irlandês da casa conta com fatias de bacon, ovos, salsichas, cogumelos, feijão, torradas, os dois tipos de linguiça e chá ou café para acompanhar.
Onde: 166-168 Parnell Street, Dublin 1.
É um ótimo local para uma pausa depois das visitas às atrações próximas, como a Trinity College Library e a Molly Malone. O restaurante oferece a opção de escolha de quatro itens do café da manhã; as opções sãosalsicha, bacon, ovos, cogumelos, puddings e tomates-cereja. Além disso, oferecem torradas e uma opção de bebida, que pode ser café ou chá.
Onde: 6 Nassau Street, Dublin 2.
Um lugar totalmente fora da região turística com ambiente descontraído e amigável. O breakfast traz linguiças, bacon, pudim (preto e branco), ovos, feijão, cogumelos, batatas fritas e torradas. E, claro, fundamental para qualquer história de sucesso do café da manhã irlandês, o chá. Pote gigante.
Onde: 5A Wexford St, Dublin
Viajando pelo mundo você perceberá que o full breakfast também é conhecido e compreendido como a Fry Up, A Full Monty e na Irlanda, muitas vezes é chamado de Chub. Se você ainda não experimentou, vale a pena vivenciar essa experiência, além de prazerosa, é uma forma de conhecer um pouco mais sobre a cultura do país, principalmente para quem vive aqui e aprecia a gastronomia europeia.
Confira o vídeo do E-Dublin TV com uma turminha que já experimentou o Irish breakfast!
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…