A partir de 2023, as cidades de Dublin e Limerick serão as primeiras a ter suas frotas de ônibus 100% elétricas.
De acordo com o Dublin Bus, 100 ônibus elétricos movidos à bateria foram encomendados como parte da primeira fase do processo de aquisição da Autoridade Nacional de Transportes da Irlanda para até 800 ônibus com emissão zero nos próximos cinco anos.
Nesta primeira fase, foram encomendados 120 veículos no total, a um custo de 80,4 milhões de euros. Vinte deles serão implantados para uso na área metropolitana de Limerick.
Cada ônibus tem capacidade para 65 passageiros com tomadas de carregamento USB e Wi-Fi gratuito.
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Os passageiros da Dublin Bus poderão pagar as viagens usando pagamentos digitais (cartões de débito por aproximação ou celulares) até o final de 2023.
Atualmente, as tarifas de ônibus de Dublin só podem ser pagas com Leap Card ou valor exato em moedas.
Esta nova iniciativa de pagamentos oferecerá aos usuários do Dublin Bus uma gama completa de métodos de pagamento sem contato, incluindo smartphones, cartões bancários, relógios inteligentes, QR code, Apple Pay e Google Pay, além da possibilidade de incorporação de um cartão virtual Leap Card no smartphone.
As rodovias do país já receberam três unidades de ônibus elétricos com célula de combustível de hidrogênio de dois andares, que estão operando pela rede Bus Éireann na rota entre Dublin e Ratoath, Co Meath.
As três unidades lançadas pelo National Transport Authority (NTA) em conjunto com o Bus Éireann são as mais caras já adquiridas pelo governo irlandês, custando 800 mil euros cada, no total, 2,4 milhões de euros.
Existem apenas 4.200 ônibus deste tipo no mundo e apenas poucos deles são de dois andares.
Ônibus que funcionam com célula de combustível de hidrogênio são, efetivamente, elétricos. Mas ao invés de carregá-los com uma rede elétrica, eles usam células de hidrogênio para gerar sua própria eletricidade em trânsito.
Dessa forma, os veículos podem operar silenciosamente até 400 quilômetros e apenas água pelo escapamento.
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