De acordo com um relatório publicado recentemente pela CPL, maior empresa recrutadora na Irlanda, as vagas no mercado de trabalho irlandês não estão restritas exclusivamente ao setor de tecnologia.
Segundo o documento, no último ano, a agência observou um crescimento de 25% nas vagas relacionadas ao setor de vendas e marketing, por exemplo, quando comparado com 2016.
Outras áreas de destaque no mercado irlandês são os setores de finanças e contabilidade, que continuam fortes no país. O mesmo vale para o setor de tecnologia.
Na contramão, conforme aponta o relatório da CPL, o setor de ciências e engenharia é o que obteve um desempenho menos satisfatório no crescimento do número de vagas disponíveis no país no último ano, com uma queda de 2%, em comparação com 2016.
Segundo estatísticas publicadas pelo Department of Business, Enterprise and Innovation, em 2018, foi concedido o total de 4711 vistos de trabalho.
Algumas das nacionalidades que mais se beneficiaram pela medida são: Índia, Estados Unidos, Filipinas, Brasil, Paquistão e China.
Entre os setores que mais concederam vistos de trabalho a profissionais qualificados de fora da União Europeia se destaca, primeiramente, o segmento de saúde, empregando 570 estrangeiros apenas no mês de maio. Em seguida, está o de serviços, com 392 vistos concedidos; e o setor de indústrias, com 145 vistos concedidos em maio.
Quando se trata de localidade, Dublin é o condado onde o maior número de estrangeiros é contratado. Até maio deste ano, 2809 vistos de trabalho foram concedidos para trabalhadores na capital.
Cork, Galway e Limerick, respectivamente, são os outros condados que mais empregam profissionais não europeus em postos de trabalho qualificados.
Entre as empresas que mais solicitaram visto de trabalho para funcionários estrangeiros, como você pode imaginar, as grandes multinacionais lideram a lista, como Google, Facebook, LinkedIn, Apple, entre outras.
A IDA Ireland, agência do governo irlandês que visa atrair investimento de empresas estrangeiras para o país, apresenta um plano em que, entre 2015 e 2019, prevê-se a criação total de mais de 80 mil novos postos de trabalho na Irlanda, além de um crescimento de 30% a 40% no investimento em diversas regiões do país.
O último relatório da agência aponta que a Irlanda vem crescendo num ritmo avançado, fechando o ano de 2017 com uma forte criação de empregos por companhias multinacionais, que, no total, foram responsáveis pela abertura de quase 20 mil postos de trabalho.
Além disso, como as negociações do Brexit continuam em 2018, o intuito da IDA é tornar a Irlanda ainda mais atraente ao investimento estrangeiro.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…