Emprego está difícil? Está.
Entender inglês nos primeiros dias é difícil? É.
As respostas são sempre as mesmas. Porém, vou contar aqui duas histórias, de dois brasileiros amigos especiais meus, que me deixaram orgulhoso: G e Mago! (Os nomes reais não serão relevados por questão de sigilo)
G estava em busca de emprego, não tinha ingles fluente, mas tinha muita força de vontade. Em uma de suas buscas, recebeu uma proposta para trabalhar em outra cidade, como Au Pair.
Mesmo sendo uma cidade pequena e afastada de Dublin, ela foi atrás. A empregadora fez a entrevista, perguntou sobre disponibilidade de mudança, etc e claro: ambas tinham medos e incertezas.
Uma porque não sabia como seria a vida sozinha em outra cidade morando na casa de uma família, e, do outro lado, a empregadora que tinha dúvidas se seria uma pessoa confiável e que não abandoraria o posto de uma hora pra outra.
Foi aí que ela fez a diferença. G se ofereceu a ficar lá e trabalhar no final de semana, para que ambas pudessem se testar. Acredito que esse mínimo gesto tenha feito a diferença na escolha da empregadora, pois mostrou que ela poderia confiar na G, e a G viu que poderia encarar o desafio.
Muitos diriam “ah, eu também faria isso” mas na prática as vezes não fazem. Ou por estarem desesperados pelo primeiro salário ou por não estarem calmos para raciocinar na hora da entrevista.
Pois bem, o segundo caso é um pouco diferente.
Mago, grande amigo, alpinista vindo de uma vida de muitas batalhas, conseguiu emprego em uma loja de esportes, no setor de alpinismo.
Como todos sabem, lojas trabalham com comissão, e todo mês tem metas de vendas. Se voce mal fala inglês e trabalha em um setor pouco requisitado da loja (comparado com futebol, rubgy e outros esportes), teoricamente terá grandes problemas nas vendas.
Eis que Mago, com sua força de vontade e sabendo que emprego está difícil, se esforçou ao máximo para que pudesse alcançar as metas. No primeiro mês de trabalho, não só bateu sua meta, como foi o vendedor com MAIS VENDAS.
Foi fácil? Não.
Mudar-se para uma cidade de 20 mil habitantes, do outro lado do país, pra morar na casa de uma família que não fala sua língua, é fácil? Não.
Mas a dedicação desses dois me deixaram orgulhoso mais uma vez. Mostra que pequenos gestos e seu real esforço fazem a diferença. Não só na Irlanda, mas em qualquer lugar do mundo.
Se é pra isso que você veio, esteja disposto. Não tente encontrar empecilhos antes mesmo de tentar.
Quantas vagas tem no FAS hoje? 50? Então encare como 50 oportunidades.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…