A Irlanda teve um grande destaque no Oscar 2024. Cillian Murphy, protagonista do filme Oppenheimer, tornou-se o primeiro ator nascido na Irlanda a ganhar o Oscar de Melhor Ator no Oscar.
Já Pobres Criaturas, filme produzido pela produtora irlandesa Element Pictures, que possui sede em Dublin, venceu em quatro categorias: Melhor Atriz, para Emma Stone, além de Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem e Cabelo.
Cillian Murphy foi aplaudido de pé ao receber seu Oscar de Melhor Ator por Oppenheimer. Ao receber a estatueta, ele disse ser um ”irlandês muito orgulhoso que está aqui esta noite”.
Ele agradeceu ao diretor de Oppenheimer, Christopher Nolan, à equipe e elenco. “Estou maravilhado com vocês.”
Ele também destacou que o filme trata sobre a vida do homem que criou a bomba atômica. “Para o bem ou para o mal, estamos todos vivendo no mundo de Oppenheimer, então eu realmente gostaria de dedicar isso aos pacificadores de todos os lugares”.
Ele finalizou, dizendo: “Vá raibh míle maith agaibh” — frase em gaélico irlandês que significa “obrigado”.
Várias autoridades da Irlanda celebraram a vitória de Cillian Murphy e de Pobres Criaturas.
O presidente da Irlanda, Michael Higgins, parabenizou Murphy por “ sua maravilhosa conquista do Oscar de Melhor Ator, que ele dedicou de forma tão apropriada aos pacificadores de todo o mundo”.
O vice-primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, que também é de Cork, disse estar “absolutamente emocionado e encantado” com o prêmio de Murphy.
“Merecidíssimo – uma atuação brilhante em um filme excepcional que resistirá ao teste do tempo. Um dia de muito orgulho para Cork e para a Irlanda”.
A Academia Irlandesa de Cinema e Televisão (IFTA) parabenizou Murphy por sua “histórica vitória no Oscar de Melhor Ator” e disse que “sua incrível carreira e atuação em Oppenheimer deixaram seu país orgulhoso”.
Cillian Murphy recebeu sua primeira indicação a Melhor Ator no Oscar 2024 por seu papel em Oppenheimer — e ganhou! Murphy enfrentou Bradley Cooper, Colman Domingo, Paul Giamatti e Jeffery Wright.
O ator de Cork foi universalmente elogiado pela crítica por sua interpretação convincente de J. Robert Oppenheimer, o cientista judeu que desenvolveu a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
Os produtores irlandeses Andrew Lowe e Ed Guiney, da Element Pictures, de Dublin, receberam 11 indicações para Poor Things, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz.
Robbie Ryan, de Dublin, recebeu uma indicação de Melhor Fotografia pelo filme.
Este é o maior número de indicações ao Oscar já recebido por um filme produzido na Irlanda.
Pobres Criaturas venceu em quatro categorias: Melhor Atriz, para Emma Stone, além de Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem e Cabelo.
A República da Irlanda recebeu 11 indicações ao Oscar 2023, entre melhores produtores, filmes, atuação, técnica e outros.
No entanto, o filme não ganhou em nenhuma categoria.
No longa, Gleeson interpreta o músico folk Colm Doherty, que, abruptamente, começa a ignorar seu amigo de longa data e companheiro de bebida, Pádraic Súilleabháin (Farrell). Essa ruptura de amizade desestabiliza Pádraic, enquanto Colm se torna cada vez mais resistente às tentativas de seu velho amigo de falar com ele.
O confronto entre os dois é o mote do filme, que se torna cada vez mais tragicômico à medida que a história avança.
“The Banshees of Inisherin” está disponível para assistir via streaming no Star + da Disney Plus.
O longa em língua irlandesa, “An Cailín Ciúin” (“The Quiet Girl”) foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2023. O longa se passa na Irlanda rural de 1981. Uma menina quieta e negligenciada é mandada embora de sua família disfuncional para viver com pais adotivos durante o verão. Ela floresce sob seus cuidados, mas nesta casa onde não deveria haver segredos, ela descobre um.
Já o ator irlandês Paul Mescal concorreu a Melhor Ator no Oscar 2023 por “Aftersun”. O longa mostra a história de um pai, interpretado por Mescal, e sua filha de 11 anos, Sophie, e a relação de filha e pai.
Ambos não receberam a estatueta.
A Irlanda recebeu duas estatuetas do Oscar em 2023. An Irish Goodbye, curta-metragem de Ross White e Tom Berkeley, ganhando o prêmio de melhor curta. O filme pode ser visto no RTÉ Player.
Já Richard Baneham, de Tallaght, ganhou um segundo Oscar de efeitos visuais por seu trabalho em Avatar: O Caminho da Água.
Baneham e An Irish Goodbye foram as únicas vitórias nacionais no ano de 2023.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…