A Irlanda teve um grande destaque no Oscar 2024. Cillian Murphy, protagonista do filme Oppenheimer, tornou-se o primeiro ator nascido na Irlanda a ganhar o Oscar de Melhor Ator no Oscar.
Já Pobres Criaturas, filme produzido pela produtora irlandesa Element Pictures, que possui sede em Dublin, venceu em quatro categorias: Melhor Atriz, para Emma Stone, além de Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem e Cabelo.
Cillian Murphy foi aplaudido de pé ao receber seu Oscar de Melhor Ator por Oppenheimer. Ao receber a estatueta, ele disse ser um ”irlandês muito orgulhoso que está aqui esta noite”.
Ele agradeceu ao diretor de Oppenheimer, Christopher Nolan, à equipe e elenco. “Estou maravilhado com vocês.”
Ele também destacou que o filme trata sobre a vida do homem que criou a bomba atômica. “Para o bem ou para o mal, estamos todos vivendo no mundo de Oppenheimer, então eu realmente gostaria de dedicar isso aos pacificadores de todos os lugares”.
Ele finalizou, dizendo: “Vá raibh míle maith agaibh” — frase em gaélico irlandês que significa “obrigado”.
Várias autoridades da Irlanda celebraram a vitória de Cillian Murphy e de Pobres Criaturas.
O presidente da Irlanda, Michael Higgins, parabenizou Murphy por “ sua maravilhosa conquista do Oscar de Melhor Ator, que ele dedicou de forma tão apropriada aos pacificadores de todo o mundo”.
O vice-primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, que também é de Cork, disse estar “absolutamente emocionado e encantado” com o prêmio de Murphy.
“Merecidíssimo – uma atuação brilhante em um filme excepcional que resistirá ao teste do tempo. Um dia de muito orgulho para Cork e para a Irlanda”.
A Academia Irlandesa de Cinema e Televisão (IFTA) parabenizou Murphy por sua “histórica vitória no Oscar de Melhor Ator” e disse que “sua incrível carreira e atuação em Oppenheimer deixaram seu país orgulhoso”.
Cillian Murphy recebeu sua primeira indicação a Melhor Ator no Oscar 2024 por seu papel em Oppenheimer — e ganhou! Murphy enfrentou Bradley Cooper, Colman Domingo, Paul Giamatti e Jeffery Wright.
O ator de Cork foi universalmente elogiado pela crítica por sua interpretação convincente de J. Robert Oppenheimer, o cientista judeu que desenvolveu a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
Os produtores irlandeses Andrew Lowe e Ed Guiney, da Element Pictures, de Dublin, receberam 11 indicações para Poor Things, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz.
Robbie Ryan, de Dublin, recebeu uma indicação de Melhor Fotografia pelo filme.
Este é o maior número de indicações ao Oscar já recebido por um filme produzido na Irlanda.
Pobres Criaturas venceu em quatro categorias: Melhor Atriz, para Emma Stone, além de Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem e Cabelo.
A República da Irlanda recebeu 11 indicações ao Oscar 2023, entre melhores produtores, filmes, atuação, técnica e outros.
No entanto, o filme não ganhou em nenhuma categoria.
No longa, Gleeson interpreta o músico folk Colm Doherty, que, abruptamente, começa a ignorar seu amigo de longa data e companheiro de bebida, Pádraic Súilleabháin (Farrell). Essa ruptura de amizade desestabiliza Pádraic, enquanto Colm se torna cada vez mais resistente às tentativas de seu velho amigo de falar com ele.
O confronto entre os dois é o mote do filme, que se torna cada vez mais tragicômico à medida que a história avança.
“The Banshees of Inisherin” está disponível para assistir via streaming no Star + da Disney Plus.
O longa em língua irlandesa, “An Cailín Ciúin” (“The Quiet Girl”) foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2023. O longa se passa na Irlanda rural de 1981. Uma menina quieta e negligenciada é mandada embora de sua família disfuncional para viver com pais adotivos durante o verão. Ela floresce sob seus cuidados, mas nesta casa onde não deveria haver segredos, ela descobre um.
Já o ator irlandês Paul Mescal concorreu a Melhor Ator no Oscar 2023 por “Aftersun”. O longa mostra a história de um pai, interpretado por Mescal, e sua filha de 11 anos, Sophie, e a relação de filha e pai.
Ambos não receberam a estatueta.
A Irlanda recebeu duas estatuetas do Oscar em 2023. An Irish Goodbye, curta-metragem de Ross White e Tom Berkeley, ganhando o prêmio de melhor curta. O filme pode ser visto no RTÉ Player.
Já Richard Baneham, de Tallaght, ganhou um segundo Oscar de efeitos visuais por seu trabalho em Avatar: O Caminho da Água.
Baneham e An Irish Goodbye foram as únicas vitórias nacionais no ano de 2023.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…