O décimo mês do ano é importante para a saúde da mulher em todo o mundo. Já faz mais de 20 anos que, durante 31 dias, o câncer de mama é destaque como forma de conscientizar a população sobre a doença. O Outubro Rosa na Irlanda não poderia ser diferente.
Além do famoso lacinho rosa estampado em vários locais do país, várias ações acontecem ao longo do mês.
O movimento, que nasceu nos Estados Unidos, promove uma corrente ao redor do mundo, chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, formas de tratamento e, principalmente, para a saúde da mulher.
Muitas ações do Outubro Rosa acontecem na Irlanda como forma de informar a população e auxiliar entidades.
Entenda mais sobre o assunto abaixo.
De acordo com a instituição Breast Cancer Ireland, que arrecada doações para pesquisas relacionadas ao câncer de mama, 690 mulheres morrem todos os anos na Irlanda por conta da doença.
Ainda segundo a organização, estima-se que mais de 3.100 mulheres são diagnosticadas a cada ano no país e quase metade delas tem entre 45 e 65 anos.
Além do autoexame, o mecanismo mais eficaz para detectar a presença de um nódulo é a mamografia.
Se você quer saber como fazer mamografia na Irlanda, a gente já explicou aqui no edublin.
Uma das formas de ajudar a campanha do Outubro Rosa na Irlanda é participar de eventos e conhecer organizações que lutam pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim, é possível ajudar as entidades financeiramente e ficar por dentro do trabalho delas.
Uma das principais fundações sobre o câncer de mama na Irlanda, a Marie Keating Foundation vem realizando uma série de eventos durante todo o ano para conscientizar as pessoas sobre a doença.
A fundação possui parceria com várias empresas que estão doando uma parcela de seus lucros às ações de combate ao câncer de mama.
Uma corrida acontece como forma de arrecadar fundos para a associação Breast Cancer Ireland, a Great Pink Run, que acontece desde 2011, reunindo cerca de 35 mil mulheres, homens e crianças, que já cruzaram a linha de chegada do evento.
Ela acontece no domingo, 9 de outubro, em Dublin, e dia 16, em Killkanny.
Ainda há tempo de fazer sua doação para a entidade e participar da ação.
Leia também: Saúde da mulher na Irlanda: serviços gratuitos e clínicas especializadas
Muitas marcas e lojas estão apoiando o Outubro Rosa na Irlanda. Selecionamos algumas delas e os tipos de atividades que você pode participar e ajudar também.
Como parte do mês de Conscientização do Câncer de Mama, a Penneys lançou sua primeira coleção projetada especificamente para aqueles que tiveram câncer de mama e se submeteram à cirurgia de mama.
A coleção de várias peças, que aposta tanto no conforto quanto no estilo, apresenta um sutiã pós-operatório de € 14 euros. Há também chinelos, pijamas, lingerie, robes e muito mais.
A famosa loja de bouquet de flores Mad Flowers preparou um design especial para levantar fundos também para a Marie Keating Foundation.
O bouquet, mais do que especial, tem tons de rosa e branco e ainda vem dentro de um vaso de vidro. O valor é de 34,95 euros e pode ser comprado online. A cada compra, serão doados 3 euros para a Marie Keating Foundation.
A Mad Flowers entrega em Cork, Dublin, Galway, Limerick e Wicklow.
Outra forma bacana de ajudar é doando as madeixas. Muitas mulheres sofrem com a queda de cabelo, efeito colateral da quimioterapia, durante o tratamento do câncer. Restaurar a autoestima é uma parte fundamental para o processo de cura e pode transformar a vida de alguém.
A Rapunzel Foundation fica situada no condado de Wexford e faz perucas para mulheres e crianças que perderam o cabelo por conta da doença. Para doar, é preciso cortar, pelo menos, 30 centímetros de cabelo amarrado em rabo de cavalo. Os fios não podem ter nenhum tipo de química, como tintura ou produtos de alisamento.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…