Visitar uma outra nação é bom — e todo mundo gosta —, mas nem sempre a gente se sente seguro quando vai visitar uma localidade desconhecida. Mas, e se você soubesse com antecedência quais são os países mais seguros do mundo para viajar?
Pois bem! Um ranking vai ajudar você a escolher seu próximo destino com mais segurança.
O Condé Nast, do Institute of Economics and Peace (Instituto de Economia e Paz), selecionou os 10 países mais seguros do mundo para viajar e passar férias. O Índice Global da Paz analisou 163 nações, sempre priorizando o nível de segurança e proteção social, a extensão do conflito doméstico e internacional em andamento e o grau de militarização.
O órgão, ainda, criou 23 indicadores qualitativos e quantitativos, incluindo taxas de encarceramento, de homicídio, mortes por conflitos internos, percepções de criminalidade e muito mais.
De acordo com o índice, cada país recebe uma pontuação entre um e cinco — sendo um o mais pacífico e cinco o menos.
Em primeiro lugar, ficou a Islândia e em décimo, o Canadá.
A Irlanda, na oitava colocação, subiu três posições em comparação com o ano passado.
Mas vamos entender quais são os países mais seguros do mundo em ordem decrescente. Prepare-se para tomar nota!
Pontuação: 1,33
A pontuação geral aumentou em comparação com o ano anterior devido a taxas mais baixas de encarceramento e a uma diminuição nas armas per capita. Mesmo em décimo lugar, o Canadá é um dos países mais seguros do mundo para viajar e viver.
As taxas de criminalidade também são baixas e a polícia é confiável, fácil de contatar e rápida de responder. No entanto, ainda existem tipos de crimes como furtos. Por isso, o bom senso é não deixar bolsas ou malas sem vigilância.
Pontuação: 1,329
Baixas taxas de criminalidade, baixos gastos militares e baixo impacto do terrorismo levaram a República Tcheca a uma boa pontuação de segurança.
Há, ainda, uma grande dificuldade de acesso a armas e um sistema de saúde eficiente — os hospitais tchecos são limpos, o sistema de seguro estatal é relativamente barato e a cobertura é quase universal. Ao que parece, além de ser um dos países mais seguros do mundo, a República Tcheca também está no topo quando o assunto é saúde pública!
Pontuação: 1,326
Apesar da reclamação constante de visitantes e moradores em relação à segurança, a Irlanda segue entre os países mais seguros do mundo. Taxas de criminalidade relativamente baixas e bom desempenho econômico aumentaram sua pontuação.
Ou seja, mesmo tendo casos de violência relatados por intercambistas e, até mesmo, turistas (desde racismo, xenofobia e homofobia), os casos são isolados e ainda é seguro viver e viajar pelo país.
Não é só no ranking segurança que a Irlanda aparece. O país também tem cidades que estão entre as mais amigáveis do mundo.
Pontuação: 1,323
O país está entre os 10 maiores exportadores de armas per capita nos últimos cinco anos, mas claramente é seguro o suficiente em outras áreas para alcançar uma posição tão alta.
Quer mais motivos? Não há desastres naturais nem doenças específicas da Suíça, e pouco da flora ou fauna são perigosas para os seres humanos. Também não há situações políticas instáveis e muito pouco crime é relatado por lá.
Pontuação: 1,317
A Áustria continua a obter notas altas por um ambiente de negócios sólido e boas relações com seus vizinhos, sendo o sexto entre os países mais seguros do mundo.
Suas taxas de roubo e furto estão entre as mais baixas do mundo desenvolvido, enquanto crimes violentos raramente ocorrem. O que diferencia a Áustria de outros países é que mesmo as pequenas cidades e áreas desabitadas são muito seguras a qualquer hora do dia.
Pontuação: 1,315
A Eslovênia é completamente segura para visitar. Apesar de estar na quinta posição dos países mais seguros do mundo, alguns dizem que ele é, na verdade, o primeiro. As taxas de criminalidade são geralmente baixas, com registros apenas de pequenos furtos nas ruas. A criminalidade violenta é muito reduzida e vem diminuindo com o passar dos anos.
Pontuação: 1,267
Ressurgimento econômico, baixas taxas de criminalidade e clima agradável tornam Portugal um ótimo destino turístico.
O país tem baixos índices de criminalidade, incidência mínima de atos terroristas e manifestações violentas, relações harmoniosas com países vizinhos e cenário político estável.
Pontuação: 1,256
É um dos 29 países onde as mulheres estão visivelmente mais satisfeitas com seus próprios padrões de vida do que os homens.
De um modo geral, a Dinamarca é considerada um país extremamente seguro para se visitar, com quase nenhum risco de desastres naturais e, ao contrário da maioria dos outros países europeus, as taxas de criminalidade na Dinamarca são médias. Por isso, basta ter bom senso que não haverá problemas ao visitar o país.
Pontuação: 1,253
A Nova Zelândia tem, basicamente, zero conflitos domésticos e internacionais e permaneceu relativamente inalterada pelo Covid-19 nos últimos anos.
Entre outras questões, há limites sobre a posse de armas, que reduzem crimes violentos e assassinatos, baixa taxa de criminalidade, entre roubos e furtos. Tanto que os moradores, em geral, deixam as portas de casa e do carro destrancadas e as crianças brincam livremente na rua.
Pontuação: 1,1
A Islândia é o país mais pacífico do mundo desde 2008. A nação nórdica tem alguns dos menores gastos militares e taxas de conflito internacional do mundo e sua taxa de encarceramento de 33 por 100.000 pessoas é a mais baixa de toda a Europa.
Vale lembrar que o país tem altos níveis de educação, altas taxas de emprego e uma rede de segurança social robusta. Por isso mesmo, não há muitas razões para cometer crimes como roubos e furtos. A taxa de homicídios na Islândia é de zero a 1,5 por ano.
Agora que você já sabe quais são os países mais seguros do mundo, que tal começar a montar seu roteiro de viagem?
Uma das principais formas de se sentir ainda mais confortável em uma viagem é contratar um seguro-saúde.
E tem de todos os tipos, seguro-viagem para quem vai fazer um mochilão e percorrer vários países, seguro para quem vai fazer intercâmbio na Irlanda e, até mesmo, os melhores seguros-viagem que cobrem também serviços para os pacientes que contraíram a Covid-19.
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…