Papagaio-do-mar: conheça os pássaros que vivem na costa da Irlanda
6 meses atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Eles são coloridos, espertos, ágeis e muito, muito fofos. Os puffins, ou papagaios-do-mar, vivem nas falésias irlandesas, principalmente no sul do país, e são os pássaros mais instigantes da Ilha, com certeza.
Muito provavelmente, você já deve ter visto fotos deles por aí, mas, para encontrá-los de verdade, é preciso viajar para locais bem próximos do mar e que tenham grandes paredes, onde eles podem construir seus ninhos e criar seus filhotes sem a amolação dos humanos. E isso é o que não falta na Irlanda, não é mesmo?
Bom, toda essa beleza e fofura bastam para que os papagaios-do-mar ganhem um texto só deles por aqui. E tem muita coisa para contar, desde curiosidades sobre a espécie até a inspiração para personagens do cinema.
Espia só.
Mas o que são os puffins ou papagaios-do-mar?
Como já dissemos, os puffins são também conhecidos como papagaios-do-mar do Atlântico. Eles são tipicamente monogâmicos e de vida longa. Um único ovo é posto no início do verão e os pais se revezam na incubação até a eclosão. Olha só que fofo! Eles seguem cuidando do filhote até julho e agosto.
São, pelo menos, três tipos de papagaios-do-mar. Na Irlanda, é possível encontrar o Atlantic puffin (Fratercula arctica), o papagaio-do-mar do Atlântico. Outros tipos são Horned puffin (Fratercula corniculata) e Tufted puffin or Crested puffin (Fratercula cirrhata), encontrados no norte do Oceano Pacífico.
Leia também: Principais pontos turísticos da Irlanda para visitar em 2021
Onde encontrar os puffins, os papagaios-do-mar na Irlanda?
Como dissemos, os puffins são encontrados em várias ilhas e falésias altas ao redor da costa da Irlanda. Mas, se você quiser encontrar os papagaios-do-mar com certeza, basta viajar para as Skellig Islands, duas ilhas localizadas no extremo-sul irlandês, no condado de Kerry.
Elas são consideradas Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. São 22 hectares de pedra, ou seja, local perfeito para os puffins.
Na ilha maior, foi construído um antigo monastério gaélico, entre os séculos 6 e 8, com ruínas mantidas até hoje. O lugar, pela beleza exótica, foi escolhido para ser cenário de dois filmes da saga Star Wars: Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker.
Curiosamente, por causa das ilhas Skellig, os produtores descobriram os puffins, e esse animal inspirou um dos personagens dos filmes. A gente conta mais logo abaixo.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Perigo de extinção dos puffins
Por causa de sua baixa capacidade reprodutiva, as populações de puffins são frágeis, e comunidades de pássaros podem acabar por inteiro com tempestades severas, poluição por óleo no mar ou, ainda, com predadores invasores de suas colônias.
Tal sensibilidade fez com que, na década de 2000, os puffins fossem ameaçados de extinção.
O governo irlandês não consegue ter uma ideia exata da quantidade de puffins existentes na Ilha justamente porque, vivendo em tocas, é difícil obter estimativas precisas do tamanho da população.
Pesquisas recentes monitoram os papagaios-do-mar
Recentemente, o Seabird Research Group, na UCC (University College Cork) tem monitorado os puffins na ilha Skellig Michael, inserindo, inclusive, dispositivos geolocalizadores.
Eles descobriram que os puffins viajam distâncias enormes na temporada de não reprodução, com muitos indivíduos migrando pelo Atlântico para a costa leste do Canadá.
Em julho de 2020, o grupo de pesquisa de aves marinhas da UCC teve mais uma vez permissão para acessar as ilhas Skellig para implantar geolocalização em puffins e avaliar sua migração durante o inverno.
Foram 20 dispositivos anexados a anéis de perna em papagaios-do-mar. Eles serão recuperados nos próximos 2 verões, com mais 10-15 dispositivos planejados para implantação em 2021.
Puffins: a inspiração para Star Wars
Como dissemos, a maior ilha, Skellig Michael, foi locação para dois filmes do Star Wars. Nas produções, o antigo mosteiro é casa de ninguém menos que Luke Skywalker, o mais poderoso Jedi das Galáxias.
Na pré-produção, o diretor Rian Johnson encontrou a ilha infestada de puffins, os papagaios-do-mar da Irlanda. Em vez de tentar tirar os pássaros digitalmente na edição, Johnson teve outra ideia. Por que não transformá-los em um novo personagem? Foi aí que surgiram os Porgs.
O designer que criou os novos bichinhos da saga Star Wars foi Jake Lunt Davies, que se inspirou nos puffins, unindo, ainda, ideias de outros animais como focas e cães da raça pug.
Mal entraram para as telonas e os Porgs foram recebidos carinhosamente pelos fãs de Star Wars. Afinal, eles têm o mesmo carisma dos puffins. Chewbacca, outra criatura amada pelos fãs da saga, ganhou, na comunidade dos Porgs, grandes amigos.
Leia também: Cenários de séries e filmes na Irlanda para visitar
Próximos passos para sua viagem
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Foto de capa: Sarah Kilian/Unsplash
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa...
2 dias atrás
-
Intercâmbio
Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio...
2 dias atrás