Categories: Dicas Profissionais

Para quem devo enviar meu currículo?

Temos recebido muitas perguntas com questionamentos sobre como e para quem enviar o curriculum vitae.

Tudo depende do tamanho da empresa e de como ela é estruturada. Geralmente, em multinacionais o sourcing team e a equipe de recrutadores são dois segmentos totalmente diferentes. Em contrapartida, em empresas pequenas existe apenas uma pessoa desenvolvendo os dois trabalhos. Nesta matéria vamos explicar um pouco mais sobre essas diferenças.

Sourcer / Sourcing Specialist

O sourcing team geralmente só procura por currículos em plataformas voltadas para a busca de emprego, como o Linkedin. Eles não entrevistam, mas fazem um screening do seu perfil, o que significa que eles irão ver seu currículo e, se gostarem, vão te ligar para conversar e entender mais sua experiência, verificar seu nível de inglês e também se você cumpre com os requisitos da vaga, isto é, se você realmente tem o perfil buscado. Só depois disso enviarão o seu resumo para a equipe de recrutadores ou fornecerão um link para que você aplique diretamente para a vaga.

Esse profissional é o primeiro da cadeia na área de recrutamento. A Irlanda costuma, inclusive, oferecer muitas vagas de estágio nessa área.

Continua após a publicidade

Se você tem conhecimento de algum sourcing specialist, pontuamos que é muito interessante entrar em contato com ele/ela, pois estamos falando da pessoa responsável por encaminhar o seu currículo ao recrutador, como explicamos acima.

Recruiter / Talent Acquisition / Recruitment Specialist

Existem diversos títulos para o mesmo profissional. O recrutador geralmente verifica, através do seu currículo, se você se encaixa nas necessidades da empresa, além de também ser o responsável pela entrevista. É esse o profissional que decide se você poderá concorrer à vaga ou não.

No caso de empresas multinacionais, geralmente o recrutador só entra em contato com o candidato no momento da entrevista, pois as etapas que antecedem esse momento são organizadas pelo sourcer e por um software de recrutamento.

A melhor forma de aplicar para as vagas de empresas maiores é mandando o seu currículo através do website ou através de recruitment consultants. Já em empresas pequenas, quem faz o sourcing é o recrutador, que entra em contato com o candidato por telefone ou e-mail para agendar a entrevista. Por isso, no segundo caso é uma ótima ideia entrar em contato com esses profissionais. Eles geralmente não usam nenhum software, já que é um recurso dispendioso, e fazem o anúncio da vaga pelo website da empresa, pelo Linkedin, por agências de recrutamento e/ou sites de emprego.

Recruitment Coordinator

Esse profissional não entrevista nem faz sourcing. Ele apenas coordena todas as entrevistas enviadas pelo sourcing team e recruitment consultants. Na maioria dos casos, são eles que entram em contato com os gerentes e com o time interno para coordenar o horário e o dia das entrevistas, assim como também administram a abertura e o fechamento de vagas. São responsáveis, ainda, pela parte estratégica da empresa e pela organização do recrutamento. Geralmente, só aparecem nas multinacionais, pois atuam como um intermédio entre recrutadores, gerentes, sourcing team e candidato.

É muito comum o recruitment coordinator fazer contato com o candidato para confirmar entrevistas, porém, nunca estará envolvido na avaliação dos candidatos. Por essa razão, não vale muito a pena entrar em contato diretamente com esse profissional, já que ele estará envolvido somente na organização, embora saiba de todas as vagas disponíveis na empresa e também das vagas futuras.

HR / RH

A área de recursos humanos na Irlanda, em multinacionais, não tem nada a ver com recrutamento. Aqui o foco deles é o time de empregados da empresa, a folha de pagamento, entre outras coisas que não estão relacionadas ao recrutamento. Por essa razão, não adiantará você entrar em contato com eles. Entretanto, se a empresa for pequena, o RH faz o papel do sourcer ou do recrutador, enquanto as entrevistas são, geralmente, realizadas pelos gerentes.

Recruitment Consultant

O consultor de recrutamento é o melhor contato que você pode ter para saber como anda o mercado de trabalho, quais empresas estão recrutando, em torno de quanto giram os salários, etc. Aqui na Irlanda, esse profissional é mais “vendedor” do que qualquer outra coisa em recrutamento.

Ele vai fazer dinheiro com você, vai te vender para as empresas. Isso significa lucro para ele e lucro para você. Por isso, não tenha vergonha de encher o saco de um recruitment consultant. Eles têm contato com todas as multinacionais e ajudam o sourcing team ou o recrutador que está à procura de candidatos qualificados. Cada agência de recrutamento tem diferentes clientes, por isso é muito importante entrar em contato com todas elas, porque poderá haver uma que esteja procurando exatamente o seu perfil.

A melhor coisa é tentar marcar um horário e ir visitar o consultor. Não se esqueça de que aqui na Irlanda geralmente trata-se de um multilingual consultant ou de um consultor da área específica na qual você pretende atuar. Não vá pensando que é uma entrevista, porque o intuito desse profissional não é esse. Use a conversa para extrair informações do mercado de trabalho e pegar dicas sobre o que você pode fazer para melhor seu perfil.

Esses profissionais também ajudam na elaboração ou na melhora do currículo e dão dicas para que você vá bem numa entrevista, pois geralmente sabem quais são as perguntas feitas e têm conhecimento sobre como você deve agir durante a etapa crucial que antecede a sua contratação.

Existem muitas empresas de recrutamento aqui na Ilha Esmeralda e “ninguém” melhor do que o nosso querido Google para dar uma força na sua pesquisa sobre onde elas se encontram. Use palavras como: “Recruitment Agency“, “Recruitment“, “Ireland“. Assim você encontrará uma grande lista com as agências de recrutamento da Irlanda. Além disso, não se esqueça do LinkedIn!

Contato: tana@tanastorani.com ou ie.linkedin.com/in/tanasstorani

Ficou com vontade de fazer intercâmbio e trabalhar no exterior? Comece por aqui!

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Tana Storani

Atuando na área de recrutamento e seleção na Irlanda, fala no edublin sobre empregabilidade. Como colunista do "Sua Carreira no Exterior" ela compartilha com vocês alguns dos meandros para tornar a sua chegada ao mercado internacional mais curta e possível.

Recent Posts

Tempestade Éowyn deve afetar a irlanda com ventos fortes, chuva e neve nesta quinta-feira

O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…

21 de janeiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’: cinema de Dublin tem 5 sessões esgotadas para o filme e promove evento extra

O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…

21 de janeiro de 2025

Morar na Austrália: vistos, planejamento e cidades para viver em 2025

Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…

21 de janeiro de 2025

Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2025)

Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…

20 de janeiro de 2025

Bolsa de estudos na Irlanda 2025: vagas abertas para mestrado e doutorado

O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…

19 de janeiro de 2025

Faculdade de graça na Irlanda: vagas abertas (2025)

Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…

19 de janeiro de 2025