Ao caminhar pelas ruas de Dublin nos próximos dias, será impossível não perceber as cores e a animação tomando conta da cidade!
O motivo é que no próximo sábado, 25 de junho, a cidade será sede de mais uma edição da Parada Gay.
Com o tema “Rebel Rebel”, a 33ª edição do evento acontece no ano seguinte de um acontecimento muito especial para a Irlanda. No ano passado, o país se tornou o primeiro do mundo a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo através do voto popular, em um referendo histórico.
Por essa razão, a Parada do Orgulho Gay de 2016 promete ser ainda maior do que a realizada no último ano, que contou com a participação de mais de 50 mil pessoas.
Para quem não quer perder nada, a concentração terá início ao meio dia de sábado, no Garden of Remembrance. O desfile começa oficialmente às 13h00, passando pela O’Connell Street e sendo encerrado no Merrion Square Park.
Aproveitamos para lembrar aqui que apesar de ser um momento de festa, não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas durante o evento.
Paralelamente à Parada, a partir do dia 22 de junho, Dublin terá uma série de eventos para celebrar o orgulho gay. Confira algumas dicas!
A festa de abertura, chamada “This is Us!” vai rolar lá na The George. Às 18h30, o fundador do Irish Queer Archive, Tonie Walsh, contará sobre a história dos últimos 40 anos do movimento LGBTQ na Irlanda. Mas não vá embora ainda, pois a festa continua logo em seguida, com toda a equipe da The George!
Local: The George, South Great George’s Street, Dublin 2
Horário: 18h30
Ingressos: Free
No dia 23 acontece o “Pride Political Debate”, uma discussão política presidida por Adam Long, da Irish National LGBT Federation. Ele será acompanhado por Max Krzyzanowski, além de outros convidados, para discutir as questões da comunidade LGBTQ para o ano de 2016, além de relembrar tudo que foi conseguido nos últimos anos.
Local: Ainda a ser confirmado, neste link
Horário: 18h00
Ingressos: Free
Na sexta-feira, o Odessa Club recebe a festa “Rebel Rebel with Suffragette City”, que antecede o grande dia. É uma ótima oportunidade para você encontrar seus amigos, fazer novos, ganhar prêmios, apoiar o movimento e se preparar para a festa do dia seguinte!
Local: Odessa Club, 13 Dame Court, Dublin 2
Horário: A partir das 20h
Ingressos: €10 (todo o valor arrecadado será doado para ajudar as famílias e vítimas da tragédia em Orlando, nos EUA)
Garanta seu lugar pra acompanhar a parada chegando cedo. A concentração acontece no Garden of Remembrance (Parnell Square) a partir do meio dia. O desfile começa às 13h00 e parte em direção ao Merrion Square Park.
Local: Garden of Remembrance, Parnell Square, Dublin 1
Horário: a partir do meio dia
Entrada gratuita
No sábado a parada será encerrada no Merrion Square Park onde, a partir das 12h, serão realizadas diversas atividades de conscientização e entretenimento, voltadas para públicos de todas as idades. Também haverá tendas de comidas e bebidas não alcoólicas dentro e fora do parque, além de um palco com música ao vivo.
Horário: a partir das 12h
Entrada gratuita
Ainda na noite de sábado, diversas festas pela cidade estão programadas em diversas baladas, pra quem ainda continuar no pique. Entre elas, The George, Mother, Spinster, Odessa Club e muitas outras. Confira a lista completa aqui.
No domingo ocorre a “Ceremony of Remembrance”. A cerimônia é um momento de reflexão para relembrar todas as pessoas que já perdemos durante o caminho, que lutaram pela liberdade e igualdade da sociedade. Uma celebração à vida.
Local: Em frente à estátua de Oscar Wilde, na Merrion Square, Dublin 2
Horário: 18h
Entrada gratuita
Para consultar a programação completa, com todos os eventos, acesse aqui.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…