Categories: Destinos pela Europa

Parques de diversão na Europa? Anota aí

Quando o assunto é parque de diversões, qual o primeiro país que vem à mente? A resposta é quase instantânea: Estados Unidos da América, com seus famosos Walt Disney World, Universal Studios e Sea World, para citar apenas alguns dos mais conhecidos.

Mas você sabia que a Europa também tem muitos destinos para quem procura diversão e aventura?

O E-Dublin listou 10 desses destinos que estão distribuídos pelo continente europeu e não deixam a desejar em nada se comparados aos norte-americanos.

1. Disneyland Resort Paris, França

Inaugurado em 1992, o parque recebe mais de 15 milhões de visitantes por ano. Reprodução: disneylandparis.com

Disneyland Resort Paris faz parte da The Walt Disney Company e foi inaugurado em 1992. Recebe mais de 15 milhões de visitantes por ano e é o ponto turístico mais visitado na Europa.

Continua após a publicidade

São 60 atrações divididas entre o Disneyland Park, onde está o castelo da Bela Adormecida, e o Walt Disney Studios, onde se concentra a parte cinematográfica do parque.

Onde: Marne-la-Vallée, França, a 32 Km de Paris.

Quando ir: O resort fica aberto durante o ano inteiro, mas oferece horários diferenciados em dias de semana, finais de semana e em diferentes estações. Durante o inverno, o parque fecha as portas mais cedo. As melhores épocas para visitar são primavera  (fevereiro a junho) e verão (junho a setembro).

Entretanto é importante lembrar que o verão é período de férias escolares por aqui, ou seja, praticamente inevitável enfrentar longas filas. No site estão disponíveis os horários de funcionamento com três meses de antecedência.

2. Europa Park, Alemanha

O Europa Park tem uma grande variedade de atrações. Reprodução: europapark.de

No Europa Park é possível ir a vários países em apenas um local. Isso por que a temática é toda inspirada em 14 países e há um espaço para cada um deles, com gastronomia e arquitetura características.

Inaugurado em 1975, é o maior parque do país, com área equivalente a 90 campos de futebol. Lá encontramos mais de 100 atrações entre shows e brinquedos e mais de dez montanhas-russas. Uma delas é a famosa Silver Star, que chega a 130 km/h, e o pico mais alto está a 73 metros.

Onde: Rust, sudoeste da Alemanha.

Quando ir: O Europa Park divide o calendário das estações em “Winter Season”, que é a temporada de inverno e “Summer Season”, temporada de verão. Os únicos dias em que o parque fica fechado são 24 e 25 de dezembro. Para conferir os horários, clique aqui.

3. PortAventura Park, Espanha

O local é dividido em cinco zonas temáticas. Reprodução: portaventura.es

Inaugurado em 1995, o PortAventura Park teve boa parte das ações adquiridas pela Universal Studios em 2000, o que projetou o local e fez o número de visitantes aumentar consideravelmente.

Neste período foram inseridos no complexo quatro hotéis e um parque aquático, que hoje apresenta 18 atrações.

O local é dividido em cinco zonas temáticas, sendo elas Mediterrâneo, Polinésia, Far West, México e China, com decoração e arquitetura inspiradas nesses destinos. É nesse parque que está uma das montanhas mais rápidas do mundo, a Shambhala, que chega a 135 km/h.

Onde: Salou, Espanha, a uma hora de Barcelona.

Quando ir: Na Espanha, o frio não chega a ser tão intenso como em muitos lugares da Europa, mas, mesmo assim, o parque fica fechado durante parte dos meses de novembro, dezembro, janeiro e abril, e fica fechado em fevereiro e março. O calendário completo com os horários pode ser consultado no site do PortAventura.

4. Tivoli Gardens, Dinamarca

O estilo retrô e os jardins se destacam no Tivoli Games. Fonte: Wikipedia

Esse é o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, inaugurado no ano de 1843. Nele, há uma das montanhas-russas de madeira mais antigas, que continua operando até hoje.

É lá, também, que está o carrossel mais alto do mundo, com 80 metros de altura, que oferece vista panorâmica da cidade.

Tivoli Gardens conta com aproximadamente 40 atrações e mais cinco montanhas-russas. O charme do lugar está relacionado à estrutura moderna que se confunde com o estilo retrô, além dos jardins, que deixam o parque ainda mais bonito.

Onde: Copenhague, Dinamarca.

Quando ir: O parque fica aberto durante três temporadas: verão, Halloween e Natal. Sendo assim, é possível visitar o Tivoli Gardens de abril a setembro e de outubro a dezembro. As datas e horários exatos estão disponíveis no site do parque.

5. Thorpe Park, Inglaterra

Um parque para quem tem sede de aventura. Reprodução: Thorpe Park Facebook

Para quem procura aventura, o Thorpe Park é o lugar certo. Com mais de 15 montanhas-russas e quedas livres, os brinquedos desse parque prometem muita adrenalina.

Em funcionamento desde 1979, o Thorpe Park realiza durante o ano comemorações temáticas que envolvem todos os visitantes e alguns brinquedos, como o Halloween.

Onde: Chertsey, Inglaterra.

Quando ir: O parque fica aberto de março até o início de novembro, com horários diferenciados entre os dias.

6. Efteling Park, Holanda

O Efteling tem grande acesso à natureza. Reprodução: etramping.com

Efteling é um dos parques que pode ser considerado um lugar encantado. Com a temática baseada em folclores, contos de fadas, mitos, fábulas e lendas, o parque promete diversão para toda a família, com um amplo espaço que permite acesso à natureza.

Durante as férias na Europa, o Efteling recebe uma pista de patinação no gelo, que dá graça ao clima de inverno. Inaugurado em 1952, é um dos mais antigos da Europa e, atualmente, conta com cinco montanhas-russas e 36 atrações.

Onde: Kaatsheuvel, uma pequena vila ao Sul da Holanda.

Quando ir: O parque fica aberto durante todo o ano e, no período de férias na Europa (durante o inverno), recebe a pista de patinação. Acesse o site para conferir os horários do parque.

7. Gardaland, Itália

No Gargaland também há shows e atrações. Reprodução: travelioo.com

Construído próximo ao Lago de Garda, em Verona, o parque existe desde 1975. As atrações do Gardaland são divididas em show e atrações, sendo estas de adrenalina, fantasia e aventura.

São seis montanhas-russas e 56 atrações, além do Sea Life Aquarium, onde é possível ver mais de 100 espécies em 40 aquários temáticos.

O aquário com mais de 100 espécies é uma das principais atrações. Reprodução: gardaland.it

Onde: Verona, Itália.

Quando ir: O Gardaland fica fechado nos meses de fevereiro e março e em alguns dias de outubro, novembro, dezembro e janeiro. O site do parque tem um calendário com horários e datas.

8. Legoland, Inglaterra

Estímulo à imaginação é a tônica do Legoland. Reprodução: legoland.co.uk

Se tem um lugar onde a imaginação tem vez é no parque Legoland. Na Inglaterra fica uma das seis franquias espalhadas pelo mundo.

O parque pode ser visitado na Dinamarca, na Alemanha, nos Estados Unidos e na Malásia. Os famosos bloquinhos de plástico de montar ganham proporções maiores na Legoland e deixam tudo incrivelmente real.

O local é dividido em dez áreas temáticas e oferece três montanhas-russas, além de contar com 55 passeios interativos, shows e atrações. Tudo foi construído com quase 55 milhões de peças de Lego.

Onde: Windsor, Inglaterra.

Quando ir: De novembro a fevereiro e em boa parte do mês de março o parque fica fechado. Nas demais datas há horários diferenciados, que podem ser consultados no site.

9. Siam Water Park, Espanha

O Siam Water Park é um dos mais famosos entre os parques aquáticos. Fonte: pocruises.com

Apesar de ser famosa pelo inverno rigoroso em muitos países, a Europa também tem sua época de calor. Em algumas regiões, inclusive, o frio nem chega a ser tão rigoroso. E engana-se quem pensa que não existem parques aquáticos por aqui.

Além da Espanha, muitos estão localizados também em Portugal. Sem falar dos parques aquáticos indoor, que são em locais fechados.

O Siam Water Park é um dos mais famosos entre os parques aquáticos. Foi inaugurado em 2008 e é todo decorado com temática oriental. Além das 15 atrações divididas em adrenalina, relax e família, há a possibilidade de fazer aulas de surf e experimentar comidas típicas tailandesas no parque.

Onde: Tenerife, Espanha.

Quando ir: O Siam Water Park fica aberto em todas as estações, que são divididas em verão e inverno. Durante o verão (de 1º de maio a 31 de outubro) o horário é das 10h às 18h e durante o inverno (de 1º de novembro a 30 de abril) das 10h às 17h.

10. Pena Aventura, Portugal

Quem busca adrenalina vai gostar do Pena Aventura. Reprodução: Pena Aventura Facebook

E para quem gosta de aventura na natureza, escolhemos um destino que pode agradar muito quem procura este tipo de lazer. O parque Pena Aventura, em Portugal, apresenta diversas atrações como escalada, paintball, salto negativo, canoagem, raftingstand up, roteiros culturais, entre outras diversas opções.

Uma das atividades mais radicais é o “Fantasticable”, que é um cabo de 1538 metros de extensão a 150 metros de altura. A pessoa é presa ao cabo e desliza por ele, chegando à velocidade de 130 km/h.

Onde: Ribeira de Pena, Portugal.

Quando ir: O parque fica aberto todos os dias das 10h às 20h, durante o ano inteiro. Como muitas atividades são realizadas ao ar livre, a melhor época para visitar é durante a primavera e verão europeu, de maio a setembro. No site, é possível verificar as condições meteorológicas e agendar a visita reservando as atividades que pretende fazer.

Ingressos: Os ingressos variam de acordo com as atividades escolhidas, que podem ser pagas separadamente ou em pacotes.

Nós elegemos o Top 10! dos parques que estão entre os maiores, mais visitados e procurados e alguns que se diferenciam dos mais comuns, mas a Europa conta com uma imensa lista de parques que você também pode pesquisar.

E aí, qual seu destino?

Júlia Paniz

Formada em Jornalismo, trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Recent Posts

Protestos violentos em Dublin: um ano depois, os desdobramentos continuam

Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…

22 de novembro de 2024

Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024

A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…

20 de novembro de 2024

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

20 de novembro de 2024

Previsão do tempo na Irlanda: país deve enfrentar condições severas de neve e gelo em diversas regiões

O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…

20 de novembro de 2024

Viajar para a Irlanda: dicas, informações e valores para sua viagem (2025)

A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…

20 de novembro de 2024

Matrícula Consular no Exterior: como e por que tirar a carteira

Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…

19 de novembro de 2024