A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na Irlanda, passará a ser vigiada por patrulhas a partir de abril, segundo informou o Dublin City Council.
O objetivo é impedir que turistas continuem a esfregar os seios da escultura — prática que se tornou comum nos últimos anos e que tem causado danos ao bronze, além de levantar questões sobre respeito ao patrimônio artístico.
Com a decisão do conselho, monitores locais pedirão aos visitantes que não toquem a estátua e também abordarão guias turísticos para que deixem de incentivar o gesto, frequentemente promovido como um “ritual de boa sorte”.
A medida visa preservar a integridade da obra de arte e reforçar o respeito pela figura histórica que a estátua representa.
Estátua de Molly Malone é alvo de turistas, que tocam os seios como forma de ‘dar sorte’. Foto: Unsplash
Há anos, movimentos de mulheres irlandesas têm pedido mais respeito à estátua, que, sendo uma figura feminina, não deveria ter os seios tocados.
A figura de bronze retrata a peixeira imortalizada na canção tradicional irlandesa “Cockles and Mussels”, e foi criada pela escultora Jeanne Rynhart em 1988.
Originalmente instalada na Grafton Street para celebrar o milênio da cidade, a estátua de Molly Malone foi transferida para Suffolk Street em 2014 devido às obras da linha do bonde Luas.
Desde então, além da deterioração provocada pelo toque contínuo dos visitantes, o monumento também foi alvo de pichações — algumas delas com mensagens pedindo respeito.
A morte do Papa Francisco tem gerado uma comoção na Irlanda, que ainda guarda na…
A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira provocou uma onda de comoção na Irlanda, país…
Uma nova pesquisa foi lançada recentemente com o objetivo de entender os principais desafios enfrentados…
Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…
Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…
Temperaturas amenas, flores brotando nos jardins e o sol aparecendo com mais frequência. Assim é…