O mundo todo tem repercutido com tristeza a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos, nesta quinta-feira, 29 de dezembro de 2022. Na Irlanda não é diferente.
Pelé estampou as capas dos principais jornais locais. Além disso, em depoimento, o presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, também lamentou a morte do ídolo do futebol.
Pelé esteve diversas vezes na Irlanda. A imprensa relembrou um jogo histórico do Santos em 1972, em Dublin, mas também a última passagem dele ao país em 2009, para arrecadar dinheiro para um hospital infantil de Curitiba.
O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, publicou uma foto e afirmou que teve “o prazer de conhecer Pelé em diversas ocasiões nas décadas de 1980 e 1990 e nosso último encontro foi em uma visita de trabalho ao México, em 2013, em Guadalajara”.
“Em cada uma de nossas reuniões, ficava impressionado com a mesma sensação de alegria com que ele enfeitava o campo de futebol”, disse.
Higgins disse que é “particularmente comovente que Pelé tenha morrido logo após a Copa do Mundo, aquele grande palco que ele agraciou como nenhum outro”.
“Seu nome será para sempre sinônimo do próprio futebol, como talvez o maior jogador de todos os tempos. Além de seu notável talento e recordes de gols marcados, a pura alegria com que ele abraçou o jogo continuará a inspirar e trazer pessoas para o esporte nas próximas gerações.”
Cerca de 30 mil torcedores foram ao Dalymount Park para ver Pelé jogar com o Santos Futebol Clube contra um time irlandês formado por jogadores da Liga da Irlanda, com membros dos times Bohemians e Drumcondra. A partida aconteceu em 26 de fevereiro de 1972.
A gravação do jogo foi filmada para o programa esportivo da RTÉ ‘Sports Final’, disponível pela emissora online no RTÉ Archive!
O Santos FC venceu por 3 a 2, mas apesar de cinco gols, os jornais descreveram a partida como decepcionante, com o time brasileiro parecendo “letárgico”. Alcindo fez o gol da vitória no último chute da partida.
Entre os visitantes do vestiário do Santos estava o primeiro-ministro irlandês da época, Jack Lynch, que pediu um autógrafo a Pelé.
Há vários registros ainda de Pelé na Irlanda em outros anos. O perfil oficial do Aeroporto de Dublin, no Twitter, postou uma série de fotos do jogador no local em 1979.
A última visita de Pelé à Irlanda foi em novembro de 2009, organizada pelo escritor de Derry, Don Mullan, como parte do evento “Goals For Life”, criado pelo jogador, para arrecadar dinheiro para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
A campanha procurou 40 escolas irlandesas para arrecadar € 2.000. Em troca, as escolas receberam uma medalha especial criada pela casa da moeda brasileira para marcar o aniversário do gol de Pelé.
Pelé também fez uma aparição no Late Late Show, com Pat Kenny, em 2006, promovendo sua autobiografia recém-lançada. Na ocasião, fez uma sessão de autógrafos na livraria Easons, na O’Connell Street, em Dublin.
Os jornais irlandeses estamparam a notícia da morte de Pelé na capa de seus portais, na noite de quinta-feira.
“Com habilidades sublimes e um sorriso cativante, ele ajudou a tornar o futebol o esporte mais popular do mundo e encantou papas, presidentes e estrelas de Hollywood em uma carreira de sete décadas como jogador e embaixador do esporte”, disse o jornal Irish Times.
A RTÉ afirmou que Pelé foi a primeira estrela mundial. “Pelé foi um artilheiro prodigioso de gols e é creditado com 1.281 deles ao longo de sua carreira pelo site oficial da FIFA.”
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…