Pensando em estudar em uma instituição irlandesa? A hora é agora

Já contei aqui um pouco sobre as oportunidades que podem ser encontradas nos Vocational Education Committee- VEC, né?Com as mudanças na lei para estudantes, os cursos disponibilizados pelas escolas conveniadas ao VEC deixaram de ser apenas um talvez, para ser uma opção, já que após os primeiros três anos na posição de estudante você deverá cursar cursos de certificação ou superior do QQI – Quality and Qualifications in Ireland.

Mas, os VECs são uma mão na roda mesmo para quem já é residente na Irlanda e está pensando em mudar de carreira mas não sabe por onde começar.

Então, a dica desse post é: corra atrás, pois em solo verde o ano acadêmico começa em setembro. Confuso com a variedade de cursos, preços, possibilidades e dificuldades? Como a gente está aqui para dar aquela forcinha, segue algumas dicas e sugestões!

Continua após a publicidade

Quem for se aventurar em um dos cursos do QQI deve ficar atento à carga horária e ao período do curso. Embora a oferta seja grande, estudantes não europeus precisam seguir as exigências da imigração, que incluem candidatar-se aos cursos com duração mínima de 25 semanas, com pelo menos 15 horas semanais, além das aulas no período diurno. Claro, se você está considerando a renovação do visto.

Para aqueles que já estão se preparando para um curso de nível superior ou pós-graduação, vale lembrar também que a certificação de proficiência da língua inglesa, como o IELTS ou equivalente, é pré-requisitos para grande parte das instituições, assim como todo aquele tramite de tradução juramentada de diploma e demais documentos que certifiquem a sua graduação no Brasil. Para saber melhor, vale se informar nas instituições de seu interesse.

Alguns exemplos de cursos ministrados por VECs, em Dublin:

Ballsbridge College of Further Education

Advanced Certificate in Business – QQI nível 6

Cursos técnicos são uma oportunidade no mercado irlandês. © PureSolution | Dreamstime.com

O curso é voltado para quem quer se qualificar em gerenciamento, marketing e estratégias de vendas. Podem se inscrever profissionais da área que comprovem experiência ou estudantes que cursaram o curso de Business equivalente ao QQI 5.

Rathmines College

English and Information Technology for International Students – QQI nível 5

Como conquistar uma certificação internacional na Irlanda? © Iuliia Lisitsyna | Dreamstime.com

Pensa em voltar para o Brasil e ministrar aulas de inglês? A Rathmines College tem um curso voltado para estudantes internacionais, que inclui programa work experience (estágio) e certificação do Cambridge. Os módulos incluem informação e administração; computação; contabilidade; cultura irlandesa; produção de textos; internet; comunicação; etc, com duração de um ano. No sistema de progressão do ensino irlandês, esse curso te avaliza seguir em uma gama de cursos de graduação.

Crumlin College of Further Education

Travel and Turism Studies

Área de turismo é promissora entre estudantes internacionais na Irlanda. © Svetlanais | Dreamstime.com

Para os interessados em turismo, o Crumlin College fornece uma série de cursos voltados para a área. Podem se inscrever alunos com qualificação equivalente à graduação ou comprovar alguma experiência na área.

Independente dos cursos de nível 5 ou 6 há também uma grade de cursos com duração de 6, 10 e 18 semanas, que embora não se encaixem às regras para vistos de estudantes, podem ser cursados pensando naquele plus no currículo. Vai de cada um, os cursos tem preços variados e alguns são grátis. Para quem está precisando de um reforço no inglês, por exemplo, a maioria das unidades disponibiliza classes gratuitas de inglês. Para os demais cursos, vale consultar o programa de cada centro educacional.

Para conhecer todos os cursos disponíveis na sua região busque informações no VEC clicando aqui.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024

A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…

20 de novembro de 2024

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

20 de novembro de 2024

Previsão do tempo na Irlanda: país deve enfrentar condições severas de neve e gelo em diversas regiões

O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…

20 de novembro de 2024

Viajar para a Irlanda: dicas, informações e valores para sua viagem (2025)

A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…

20 de novembro de 2024

Matrícula Consular no Exterior: como e por que tirar a carteira

Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…

19 de novembro de 2024

Intercâmbio: como fazer, quanto custa e quais são os principais destinos para 2025

Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…

18 de novembro de 2024