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Perdi meu cartão do banco, e agora?

Foto: Shutterstock

Tem algo mais preocupante que perder o cartão do banco? Será que ele foi perdido ou roubado? Além da duvida ainda tem toda a correria para lembrar o número do serviço de cancelamento do banco. Ai você põe toda essa agonia multiplicada pelo fato de estar em outro país e nem sempre com o inglês afiado o suficiente para resolver o problema por fone.

Pronto! Ligou, cancelou? Já dá para dormir sossegado? Na verdade não! Infelizmente o serviço bancário europeu deixa um pouco a desejar, quando comparado ao brasileiro. Um exemplo disso aconteceu recentemente no Ulster Bank. Por conta de um problema técnico no sistema do banco, correntistas ficaram mais de um mês tendo dificuldades para fazer qualquer simples operação nos caixas eletrônicos do banco. Boletos de pagamentos atrasaram e muitos pensionistas ficaram impossibilitados de receber.

Por aqui você tem a grande facilidade de sacar seu dinheiro, em qualquer banco, mesmo que esse não seja o mesmo onde você possui conta, e isso sem cobrança de taxa. Porém,  a facilidade acaba sendo um risco caso você venha a perder seu cartão de debito (laser card).  Isso porque qualquer um pode fazer uso do laser card sem a necessidade de senha, no caso de compras on line. Situação muito entristecedora, mas que tem acontecido com frequência por aqui.

A boa notícia é que o banco devolve o seu dinheiro, caso ocorra uso indevido, porém mediante algumas exigências, nas quais você precisará investir além de tempo, paciência. E é sobre essas exigências que vamos citar nas próximas linhas, levando-se em consideração correntistas do Banco da Irlanda (Bank of Ireland), mas que vale para outros como o AIB e Ulster. Vamos a elas:

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A primeira coisa a fazer quando você se dá conta de que perdeu seu cartão é entrar em contato com o banco e solicitar o cancelamento imediato do cartão, via telefone ou pessoalmente no banco. Normalmente quando o cartão chega ao endereço, com ele chegam alguns papéis, nos quais constam alguns números de telefone que podem ser usados para informar a perda/roubo do cartão. Anote este número e leve-o sempre com você, isso pode ajudar a agilizar no momento em que for necessário informar a perda ou roubo.

Feito isso, você deve imediatamente tirar um extrato da sua conta bancária, para verificar algum saque/compra indevida. Se nada tiver acontecido, ótimo! Mas caso você perceba qualquer saque ou compra não efetuado por você, você deve ir ao banco, no qual você abriu sua conta, informar o ocorrido. Normalmente, quando a retirada é via compra, o banco solicitará alguns dias até aparecer no extrato o nome da empresa na qual a compra foi efetuada.

Após isso, você deve ir imediatamente à Garda (polícia irlandesa) mais próxima de onde você mora, levando consigo seu passaporte e extrato bancário (exigido pela Garda para provar o valor retirado) e fazer um B.O. da perda do cartão. Normalmente eles fazem muitas perguntas, detalhes de tudo o que aconteceu. O policial que atender você irá preencher uma ficha, manual, com tudo que você disser. Esse documento será assinado por ele e por você e ficará na delegacia. Você deve solicitar o nome e telefone do policial que lhe atendeu para levar ao banco.

Volte ao banco da sua conta, leve os dados do policial e passaporte, normalmente com os atendentes do Customer Service (atendimento ao cliente), conte o ocorrido e diga que você quer reaver seu dinheiro. O atendente preencherá um documento com seus dados bancários, número de passaporte, dados do policial (nome e telefone), informações do ocorrido e solicitará sua assinatura.

O prazo para a devolução do seu dinheiro na conta é de 2 a 3 semanas, pois conforme informações do banco, eles farão uma investigação a respeito da retirada.

Lembre-se que a partir da perda do cartão, você somente poderá efetuar saques mediante apresentação do seu passaporte com os atendentes dos caixas internos do banco.

Lembre-se também que ao solicitar um novo cartão, você deve estar com seu endereço atualizado, pois a senha vai pelo correio para o seu endereço cadastrado no banco, bem como o seu cartão. Tem acontecido de as pessoas receberem a senha e o cartão do indivíduo que não mora mais naquele endereço e “sacar/comprar” com o cartão da pessoa. Portanto, muita atenção antes de solicitar seu novo cartão.

Outra boa notícia do banco da Irlanda é que agora eles estão disponibilizando aos clientes o cartão VISA debit. Este cartão de débito tem um diferencial do laser, porque quando você for efetuar compra online com o VISA debit, o site solicitará um usuário e senha (que você terá cadastrado na sua primeira compra online) e somente com estes dados informados você poderá efetuar sua compra. Muito bem! Afinal, estava na hora de criar um cartão mais seguro para os clientes, não é mesmo Bank Of Ireland? Você que possui o antigo Laser Card, pode pensar na ideia de solicitar esse novo cartão.

Enfim, aqui cabe direitinho aquele ditado, “melhor prevenir do que remediar”. Então, não custa nada ficar de olho no seu cartão/carteira, porque assim é possível poupar-se de muita dor de cabeça. Boa Sorte!

Linkes úteis para correntistas do Banco da Irlanda:

Serviço 24h para comunicar perda ou roubo do cartão: 1890 706 706 or ou +353 56 7757007 (se estiver em outro país)

Garda – Encontre a unidade da polícia irlandesa mais próxima clicando aqui.

Se você é correntista de outro banco, vale manter os números de auxilio ao correntista e para cancelamento de cartão em um lugar fácil, vai que você passe por essa experiência?

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

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