Qualidade de vida, segurança e melhores oportunidades costumam fazer parte da tríade de quem busca uma vida melhor no exterior — além do idioma e o intercâmbio cultural. Mas onde morar, normalmente, é uma pergunta que vem à tona para aqueles que estão no início de suas pesquisas… Qual o melhor país para ir?
Um estudo divulgado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou os 30 melhores países do mundo para morar, com base nas respostas de 21 mil pessoas do mundo todo. Segundo os critérios avaliados, segurança e prosperidade do país foram os dados mais apontados como forma de garantir um futuro melhor para si e para a família.
Com a taxa de desemprego de 3,1% ao ano, uma das mais baixas do mundo, a Suíça é o primeiro país da lista. Entre os fatores que mais destacaram o país, além da oferta de emprego, estão a saúde, satisfação com a vida e segurança, “mesmo quando andam sozinhos à noite pelas ruas”, relata o estudo.
Para os entrevistados, o Canadá, em segundo lugar na pesquisa, está entre os melhores países para se morar graças à qualidade de vida, bem-estar e segurança. O país também ocupa destaque como o 9° Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de um programa importante de incentivo à imigração.
Embora com questões ainda obscuras quanto ao Brexit e um alto custo de vida, a Inglaterra ainda é uma importante referência em qualidade de vida. Londres é um dos mais importantes centros financeiros do mundo, e o índice de desemprego é baixo por lá.
Na quarta posição do estudo da Universidade da Pensilvânia, está a Alemanha. Com um custo de vida relativamente baixo em comparação a outros países da Europa, economia forte e excelente infraestrutura, a Alemanha tem como destaque na pesquisa o transporte público, saúde e educação — este último como fator interessante, também, para os estudantes estrangeiros, que são bem-vindos pelo governo local.
Inovação e tradição podem parecer opostos, mas não quando o assunto é o Japão. A capital, Tóquio, é considerada, também, a cidade mais inovadora do mundo, segundo o The World’s Most Innovative. Em quinto lugar no ranking, o país teve em seu favor a segurança. A ilha apresenta um dos menores índices de criminalidade do mundo (menos de 1000 homicídios ao ano).
Preocupação com o meio ambiente, satisfação com a saúde, educação e equilíbrio entre trabalho e lazer fazem a Suécia ocupar o sexto lugar no ranking. A oferta de emprego, boa remuneração e economia estabilizada também foram critérios apontados, segundo os pesquisadores, para determinar que a Suécia ocupasse essa posição, apesar de ter um custo de vida considerado elevado.
O país é o terceiro melhor do mundo em proficiência do inglês, assim como altos índices de acessibilidade.
Entre os demais países citados na pesquisa, ainda estão: EUA, Austrália, França, Noruega, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Nova Zelândia, Singapura, Itália, Luxemburgo, Áustria, Espanha, China, Irlanda, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Portugal, Índia, Tailândia, Rússia, Brasil, Grécia e Israel.
E você, qual país escolheria para morar?
Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…