Notícias

Pfizer diz que vacina contra a Covid-19 tem 90% de eficácia

A Pfizer, uma das líderes mundiais na fabricação de medicamentos, afirmou que sua vacina contra o novo coronavírus teve 90% de eficácia nos testes realizados. A taxa de proteção a coloca em patamar igual a vacinas já existentes, altamente eficazes, para doenças como o rubéola e sarampo.

Há duas semanas, a Pfizer Ireland, que fabrica medicamentos em Cork, na Irlanda, afirmou que a vacina será produzida em parceria com a BioNTech, da Alemanha, até o fim do ano, com a disponibilização de aproximadamente 100 milhões de doses.

Segundo o jornal americano NY Times, a Pfizer planeja solicitar à Food and Drug Administration autorização de emergência para a vacina de duas doses no final do mês de novembro. Até o final do ano, ela terá fabricado doses suficientes para imunizar 15 milhões a 20 milhões de pessoas, disseram executivos da empresa ao jornal.

Continua após a publicidade

Na Irlanda, o anúncio da Pfizer ainda é visto com cautela pelos médicos. Segundo o jornal Irish Times, membros da Equipe Nacional de Emergência de Saúde Pública (Nphet) descreveram o anúncio como um “bom primeiro passo”. Eles disseram ainda aguardar uma publicação mais detalhada da farmacêutica.

Segundo o jornal, a Irlanda deve receber mais de dois milhões de doses da vacina, se aprovada, nos termos de um acordo coletivo de fornecimento que está sendo negociado pela UE com a Pfizer.

Leia também: Irlanda investe € 4,8 milhões em pesquisa para vacina contra o Covid-19

Ao jornal Irish Times, o médico-chefe do Departamento de Saúde irlandês, Dr. Tony Holohan, disse que o país está esperançoso, “mas certamente não é um momento para comemorar”.

Ele disse que assim que a vacina estiver disponível, a Irlanda poderá organizar a distribuição de suprimentos como parte de acordos de compra conjunta com a UE. “Quando chegar a hora certa, definiremos os detalhes”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse ontem que “em breve” assinará um contrato com a Pfizer para até 300 milhões de doses.

 

Foto de capa: Pixabay

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025