A Pfizer, uma das líderes mundiais na fabricação de medicamentos, afirmou que sua vacina contra o novo coronavírus teve 90% de eficácia nos testes realizados. A taxa de proteção a coloca em patamar igual a vacinas já existentes, altamente eficazes, para doenças como o rubéola e sarampo.
Há duas semanas, a Pfizer Ireland, que fabrica medicamentos em Cork, na Irlanda, afirmou que a vacina será produzida em parceria com a BioNTech, da Alemanha, até o fim do ano, com a disponibilização de aproximadamente 100 milhões de doses.
Segundo o jornal americano NY Times, a Pfizer planeja solicitar à Food and Drug Administration autorização de emergência para a vacina de duas doses no final do mês de novembro. Até o final do ano, ela terá fabricado doses suficientes para imunizar 15 milhões a 20 milhões de pessoas, disseram executivos da empresa ao jornal.
Na Irlanda, o anúncio da Pfizer ainda é visto com cautela pelos médicos. Segundo o jornal Irish Times, membros da Equipe Nacional de Emergência de Saúde Pública (Nphet) descreveram o anúncio como um “bom primeiro passo”. Eles disseram ainda aguardar uma publicação mais detalhada da farmacêutica.
Segundo o jornal, a Irlanda deve receber mais de dois milhões de doses da vacina, se aprovada, nos termos de um acordo coletivo de fornecimento que está sendo negociado pela UE com a Pfizer.
Leia também: Irlanda investe € 4,8 milhões em pesquisa para vacina contra o Covid-19
Ao jornal Irish Times, o médico-chefe do Departamento de Saúde irlandês, Dr. Tony Holohan, disse que o país está esperançoso, “mas certamente não é um momento para comemorar”.
Ele disse que assim que a vacina estiver disponível, a Irlanda poderá organizar a distribuição de suprimentos como parte de acordos de compra conjunta com a UE. “Quando chegar a hora certa, definiremos os detalhes”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse ontem que “em breve” assinará um contrato com a Pfizer para até 300 milhões de doses.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…