The River Liffey, the Samuel Beckett Bridge and the building on the waterfront near the Convention Center - Dublin city center in the Republic of Ireland.
A economia irlandesa apresentou um crescimento maior do que o esperado no terceiro trimestre de 2024, impulsionada pela retomada das exportações multinacionais, segundo o Central Statistics Office (CSO).
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,5% entre julho e setembro, uma revisão positiva em relação à estimativa anterior de 2%.
Irlanda teve crescimento de 3,5% entre julho e setembro segundo CSO. Foto: Envato
Embora os resultados do terceiro trimestre indiquem um desempenho econômico robusto, desafios persistem.
Os riscos externos, particularmente relacionados à dinâmica do comércio global, exigirão monitoramento cuidadoso enquanto a Irlanda enfrenta um cenário econômico cada vez mais incerto.
Apesar do crescimento no terceiro trimestre, o PIB acumulado dos primeiros nove meses do ano registrou uma contração de 1,7% em comparação ao mesmo período de 2023.
Isso reflete distorções estatísticas ligadas à fabricação por contrato no setor multinacional.
Um indicador mais preciso da atividade econômica interna, cresceu 1,3% no terceiro trimestre e acumulou alta de 3,1% no ano.
O setor industrial altamente globalizado, incluindo o farmacêutico, cresceu 14%, enquanto o setor de informação e comunicação registrou alta de 6,3%. No entanto, setores voltados ao mercado doméstico, como distribuição, transporte, hotéis e restaurantes, tiveram uma leve queda de 0,3%.
O Ministro das Finanças, Jack Chambers, destacou a natureza abrangente do crescimento, com o consumo das famílias aumentando 1,7% e o investimento modificado crescendo 10,4%.
A compensação aos empregados também subiu 3% nos primeiros nove meses do ano.
“Esse crescimento sólido reflete a força do nosso mercado de trabalho e o desempenho robusto do Tesouro,” afirmou Chambers.
Exportações foram responsáveis pelo crescimento do país. Foto: Envato
A economia irlandesa, focada em exportações, permanece vulnerável às incertezas econômicas globais, incluindo tarifas potenciais dos EUA sobre importações da Europa, Canadá, México e China.
Essas medidas podem prejudicar significativamente o comércio transatlântico, representando uma ameaça ao crescimento da Irlanda.
O consumo pessoal de bens e serviços caiu 0,2% no terceiro trimestre. As exportações líquidas registraram queda de 26,9%, equivalente a uma redução de €16,6 bilhões.
Setores domésticos, como a construção civil, mostraram resiliência, crescendo 3,5%.
Nos últimos meses, um número crescente de brasileiros têm relatado nas redes sociais problemas ao…
O An Garda Síochána, a força policial nacional da Irlanda, anunciou a abertura de um…
A cidade de Dublin se prepara para receber a quarta edição do “Brigit: Dublin City…
Basta uma rápida pesquisa na internet para observar que conseguir um trabalho na Suíça não…
Você, provavelmente, já ouviu os versos “Sunday Bloody Sunday” cantados por Bono em gravações da…
Ter um diploma de Ensino Superior já é incrível, mas imagina cursar uma universidade fora…