A Garda (polícia irlandesa) alertou o Departamento de Justiça da Irlanda que uma possível extensão no horário de funcionamento de casas noturnas no país aumentará os problemas de ordem pública e haverá “consequências inevitáveis” caso regras sejam alteradas.
De acordo com os planos do governo na “Lei de Venda de Álcool” e na “Lei de Bebidas Intoxicantes”, o horário de funcionamento das casas noturnas poderá aumentar até as 6h da manhã, e os pubs poderão estender o horário de funcionamento até às 2h30.
A Garda Representative Association (GRA), associação representativa da Garda, que representa os policiais da linha de frente, destacou que o efetivo atual já é insuficiente para atender à demanda existente.
Atualmente, pubs podem servir bebidas alcoólicas entre 10h30 e 23h30, de segunda a quinta, 10h30 às 0h30, às sextas e sábados, e 12h30 e 23h, aos domingos. Licenças especiais permitem a venda de álcool até, no máximo, 2h30 da madrugada.
Se um novo modelo de horário de funcionamento de casas noturnas e pubs for aprovado, a Garda estima que seriam necessários cerca de 2.000 policiais adicionais para implementar um policiamento de maneira eficaz.
O secretário-geral da GRA, Ronan Slevin, afirmou que a força policial está “no limite” e que o aumento das atividades noturnas sem recursos adicionais pressionaria as unidades de ordem pública e policiamento rodoviário, conforme noticiou The Irish Examiner.
O grupo Alcohol Action Ireland (AAI), que obteve as declarações da Garda por meio de pedidos com base na Lei de Liberdade de Informação, apontou para resultados semelhantes em outras regiões, como um aumento de 17% nos crimes relacionados ao álcool na Irlanda do Norte após a extensão dos horários de funcionamento.
O Departamento de Justiça defendeu a legislação, observando que ela busca equilibrar o apoio econômico ao setor noturno com medidas de controle e prometeu dar à Garda poderes mais fortes, incluindo ordens de fechamento emergenciais, para lidar efetivamente com potenciais problemas.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…