As autoridades irlandesas confirmaram que estão tomando medidas de segurança adicionais para o Desfile de St. Patrick’s Day, após uma suposta referência ao evento em uma postagem feita pelo IS-K, um grupo afiliado ao Estado Islâmico (ISIS), que listava dez possíveis alvos internacionais para ataques terroristas.
O Chefe Superintendente Patrick McMenamin, da delegacia de Store Street, afirmou ao The Sunday Times que a possível ameaça foi devidamente investigada e que não há motivos para que o público evite comparecer às festividades.
“Estamos cientes dessas publicações nas redes sociais e as investigamos cuidadosamente”, disse McMenamin. “No momento, não tenho preocupações sobre essas ameaças específicas. Faz parte de nossa avaliação de riscos”, disse ele ao jornal.
Ele garantiu que o plano de segurança para o desfile é “robusto”, baseado na coleta de inteligência e em estratégias eficazes de policiamento.
A operação contará com:
O chefe de produção do St. Patrick’s Festival, Tony Killeen, reforçou ao jornal que o evento é seguro e seguirá conforme planejado.
“Tenho total confiança de que Dublin será uma cidade segura durante o festival”, disse Killeen, que atua na organização do evento desde 2004.
A Europol confirmou que a postagem mencionando o St. Patrick’s Day se referia à propaganda terrorista promovida por apoiadores do Estado Islâmico. A Europol destacou que essas informações foram repassadas aos estados membros da União Europeia para monitoramento e ação preventiva.
O público é incentivado a participar das festividades com tranquilidade, confiando nas medidas preventivas tomadas pela Garda e pelos organizadores.
Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…
Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…
Temperaturas amenas, flores brotando nos jardins e o sol aparecendo com mais frequência. Assim é…
Praticamente em todos os anos, existe uma confusão entre quando é feriado na semana de…
Foi lançado ontem, o traçado para o novo Luas Cork, com uma rota de 18…
A Irlanda não é a Suíça, mas temos que afirmar que os chocolates irlandeses chegam…