Bray, Galway, Limerick, Cork, Dún Laoghaire e Donegal. Se você está planejando fazer intercâmbio na Irlanda, deveria prestar atenção nessas cidades!
Desde que a Irlanda entrou na rota dos brasileiros interessados em aprimorar o inglês, a capital, Dublin, geralmente é a primeira opção do pacote. Porém, com o tempo, outras regiões irlandesas também voltaram seu olhar para a educação internacional, atraindo a atenção de quem planeja desembarcar no país em busca de experiências diferentes – e quem passou a ganhar ainda mais com isso foram os próprios estudantes.
Por isso, hoje vamos contar um pouco sobre quais as vantagens de escolher o interior da Irlanda para o seu intercâmbio!
Uma das maiores vantagens das cidades do interior está no custo de vida, que é bem mais baixo que na capital. Dependendo da cidade que você escolher, o preço do aluguel de um apartamento inteiro pode ser o mesmo que você pagaria por uma vaga em um quarto em Dublin – claro que tudo depende da qualidade da acomodação, mas é possível encontrar oportunidades com custos menores.
Outra grande vantagem está no fato do interior possuir um número bem menor de estrangeiros. Os brasileiros estão em todos os lugares, mas saiba que no interior essa situação já é bem diferente. Apesar do número menor de escolas, existem opções com menos de 20% de brasileiros entre os alunos.
Aproveite, também, para interagir com os locais e praticar o inglês. Os irlandeses adoram uma conversa – é só você dar corda que perceberá como eles adoram puxar um assunto. Dependendo do seu destino, isso pode ficar ainda mais evidente, com aquela sensação de cidade pequena, onde todos parecem se conhecer.
Apesar de menores, as cidades possuem uma boa infraestrutura, com tudo que você precisará – supermercados, lojas, cinemas, baladas, restaurante e, claro, muitos pubs.
Entre as desvantagens, está o fato de ser necessário ir para Dublin, Cork ou Limerick (caso este não seja seu destino) toda vez que você for viajar para outros países da Europa. As chances de emprego também são proporcionais ao tamanho das cidades, podendo haver uma limitação de oportunidades, mas menor concorrência, em alguns casos.
Mas para onde ir?
A pequena cidade portuária, às margens do rio Corrib, é amigável e acolhedora, assim como sua população. Suas ruas estreitas, de origem medieval, abrigam lojas, pubs tradicionais, restaurantes, artistas de rua e muitos locais históricos. Para quem gosta de passear, não faltam opções na região. É lá que fica a belíssima região de Connemara (onde o idioma gaélico irlandês ainda é a primeira língua oficial), o The Burren e os Cliffs of Moher.
É o destino perfeito para os estudantes que buscam aprimorar seus estudos, mas que também querem explorar o melhor da cultura irlandesa em uma cidade aconchegante.
Localizadas ao sul de Dublin estão as pequenas cidades costeiras de Dún Laoghaire (a 15 minutos da capital) e Bray (a 30 minutos).
Dun Laoghaire é uma cidade residencial, comercial e turística, ao sul da Baía de Dublin. A região é conhecida como uma das mais bonitas da Europa.
Próximo a ela está Bray, conhecida por ficar entre os condados de Dublin e Wicklow. É uma cidade tranquila, com muitos lugares importantes, como o parque Killiney Hill, o belíssimo Powescourt Gardens e a área de Dalkey, onde moram algumas celebridades irlandesas, como Bono e Enya.
Bray e Dún Laoghaire oferecem serviços de trens (DART) e ônibus, permitindo o deslocamento para Dublin com facilidade, porém mantendo o charme de interior, onde você pode fazer tudo a pé.
Estudar nessa região é ter contato com a cultura local, em um dos lugares mais bonitos do país e conhecendo mais todas as belezas que a Irlanda tem a oferecer.
A 4º maior cidade da Irlanda possui uma localização magnífica, às margens do pitoresco rio Shannon.
É uma cidade movimentada e vibrante, cheia de excelentes lojas, restaurantes e hotéis – um excelente ponto de partida para conhecer mais a região. Aliás, Limerick possui uma localização perfeita para quem curte desbravar o interior e seus locais famosos, já que está próxima de muitos pontos turísticos do país.
Como a cidade é pequena, por lá as bicicletas são ótimos meios de locomoção.
A segunda maior cidade da Irlanda enche os olhos dos estudantes que pensam em investir na educação superior e no mercado profissional após aprimorar a fluência no inglês. Depois de Dublin, é ela a queridinha das multinacionais, além de ser uma cidade jovem, marcada pela vibe universitária.
Cork combina bem o estilo de vida mais agitado com um clima de cidade pequena do interior. É uma boa alternativa para fazer intercâmbio, porém se o seu objetivo é fugir dos brasileiros, saiba que a cidade é o segundo destino mais procurado para aprender inglês no país, então a porcentagem de conterrâneos nas escolas pode ser maior se comparada com as demais cidades de interior.
Com o típico ar das cidades irlandesas, mas com um toque extra de encanto, que vem de seus moradores famosos pela educação e hospitalidade, a região de Donegal fica em um vale cercado pelas montanhas Barnesmore e pela Baía de Donegal, a pouco mais de 200 km de Dublin. O destino perfeito para quem busca uma experiência diferente de intercâmbio.
Quer saber mais sobre as opções para o seu intercâmbio? Clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso através do E-Dublin!
Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…