Um dia você está trabalhando e de repente se dá conta que NECESSITA aprender um novo idioma. Ou então você acorda e finalmente percebe que o mundo existe e fica fascinado com a possibilidade de conhecê-lo. Ou, ainda, a paixão por viagens e novas culturas te leva a conhecer o mundo do intercâmbio. Comigo foi um pouco disso tudo misturado…

Ponte Samuel Beckett, em Dublin, um dos pontos turísticos da cidade. Crédito: Altezza | Dreamstime

Percebi que precisava aprender a falar Inglês com urgência. Foi então que descobri o mundo do intercâmbio – e então descobri o mundo! “Como conhecer esse mundo” foi a questão seguinte, e nessa hora me deparei com a existência de inúmeras possibilidades: várias agências de intercâmbio, vários países, várias escolas…

Mas antes é preciso decidir onde estudar: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e por aí vai. Mas foi uma tal de Irlanda que me fascinou. Talvez uma novidade para muitos, inclusive para mim, foi como descobrir um tesouro escondido.

Vamos entender isso juntos!

Quando comecei minhas pesquisas sobre intercâmbio, fiquei encantada pelo Canadá. A possibilidade de estudar e trabalhar em Toronto ou Vancouver fizeram meus olhos brilhar. Qualidade de vida, belos parques, cidades multiculturais e qualidade das escolas foram pontos que me chamaram a atenção. No entanto, as exigências para o visto me fizeram repensar sobre a realização do intercâmbio lá. Eu precisaria de bem mais do que eu dispunha.

Continua após a publicidade

Outra característica é que no Canadá você não pode trabalhar durante todo o período em que está estudando. Por exemplo, caso vá fazer um intercâmbio de 6 meses, você estuda nos 3 primeiros e trabalha apenas nos 3 últimos meses.

As portas coloridas são tradicionais em toda a Irlanda. Crédito: Ddkg | Dreamstime

Facilidade financeira

E foi na busca por outros destinos que descobri a Irlanda. Boa qualidade de vida, belos parques e diversas culturas em um único lugar também são características da cidade de Dublin. No entanto, a facilidade para entrar e se manter no país foram os fatores que me chamaram a atenção – e, financeiramente, as exigências nesse quesito facilitaram a escolha.

Ou seja, eu precisaria, basicamente, me matricular na escola e ter 3 mil euros para as minhas despesas iniciais no país. Além disso, eu poderia estudar e ir atrás de algum trabalho de meio período ao mesmo tempo, o que poderia me ajudar com outras despesas que tivesse durante o intercâmbio. Outro ponto bem forte e interessante é a facilidade que se tem, estando lá, para conhecer outros países da Europa. Desse modo, Dublin se tornou o ponto de partida para que eu pudesse conhecer muitos outros lugares, me ajudando a seguir na jornada para conhecer o mundo.

A Irlanda é repleta de pubs para todos os gostos. Crédito: Lucian Milasan | Dreamstime

Isso foi só um pouquinho do que me motivou a escolher a Irlanda. Se você deseja conhecer os Estados Unidos, a Nova Zelândia, o Canadá, ou seja qual for o destino, siga na direção que o seu coração mandar e realize o seu sonho.

Independentemente de onde você for, muito além de aprender um novo idioma, com toda a certeza você terá uma experiência única de aprendizado e de autoconhecimento. Essas duas coisas você poderá levar para sempre na sua bagagem! ;)

Ficou com vontade de fazer intercâmbio? Comece por aqui!

Texto por Kezya Lima
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025