Mesmo com o Euro em alta quando comparado com o Real, ainda sai muito mais barato comprar certos itens, como roupas e calçados, na Europa. Assim, é bem comum que durante o intercâmbio muitos estudantes enviem encomendas e presentes para amigos e familiares no Brasil. O único problema é que geralmente as postagens levam um tempão para chegar na nossa terra Natal. Você já se perguntou por quê?
Em primeiro lugar, quando uma encomenda de origem estrangeira entra no Brasil, esse processo é considerado importação. Assim, a mercadoria está sujeita a todas as regras impostas pelo governo brasileiro, inclusive inspeção e taxação.
Outra questão que pode fazer toda a diferença no prazo de entrega é o tipo de postagem. Quando enviamos encomendas para o exterior, geralmente utilizamos o serviço de remessa postal econômico, já que o frete expresso internacional é muito mais caro, principalmente o cobrado por transportadoras privadas, como Fedex e DHL, por exemplo.
O prazo de entrega que os Correios estimam para os serviços de encomenda registrada ou simples é de 40 dias úteis após a liberação pela fiscalização alfandegária. Portanto, em média, desde a postagem, a espera pela encomenda pode chegar a 60 dias úteis. A página dos Correios também disponibiliza uma lista completa de serviços oferecidos e seus respectivos prazos de entrega.
Ao desembarcar no Brasil, as encomendas são distribuídas em três Centros de Tratamento Internacionais dos Correios, que disponibilizam toda a carga para inspeção da Receita Federal. Os centros estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Além dos Correios e da Receita, também atuam nestes locais outros órgãos de controle, como a Anvisa e a Polícia Federal.
É em Curitiba que o grande volume de compras chega, com encomendas registradas e simples de até 2kg. Estima-se que o centro receba, diariamente, uma média de 200 mil pacotes. Lá, todas as encomendas passam pelo escaneamento em sistema de raio X, evitando, assim, a entrada de substâncias e mercadorias ilícitas, como drogas e armas, por exemplo.
Após a liberação pela Receita Federal, se a postagem não for tributada, ela segue para o endereço do destinatário. Entretanto, como o serviço de entrega de encomendas dos correios em território nacional é realizado via terrestre, a mercadoria pode ficar em trânsito por algumas semanas.
Caso a encomenda seja tarifada, o destinatário receberá uma correspondência com informações de como pagar a taxa de importação. Após o pagamento, a postagem é liberada e então entregue.
Para evitar que sua postagem seja tarifada quando chegar ao Brasil, é importante que o valor das mercadorias em conjunto com o frete não ultrapasse 50 dólares e tanto o remetente quanto o destinatário devem ser pessoas físicas. Medicamentos também ficam isentos de imposto de importação até o limite de 10 mil dólares, desde que encomendados por pessoa física para uso próprio. Além disso, livros, jornais e periódicos são imunes à cobrança de impostos.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…