Categories: Saúde

Portadores de HIV e o intercâmbio na Irlanda

Graças às transformações gerais que acontecem no mundo, atualmente os preconceitos acerca de temas como Aids e HIV têm se tornado cada vez menores. Mas, o que muitos podem não imaginar, é que em alguns países o acesso de pessoas portadoras de HIV ainda é restrito. Belize, Lituânia, Rússia, Cingapura, são apenas alguns exemplos.

Pois é, eu desconhecia esse fato, até que um leitor dos meus textos, soro positivo, me enviou um e-mail perguntando se ele teria problemas aqui na Irlanda. Já falamos em um texto sobre esse tema aqui no E-Dublin, que a Irlanda, assim como no Brasil, não restringe a entrada de soropositivos ao país, porém, é claro que isso será um desafio a mais na sua experiência fora do país.

É portador do HIV ou possui receios sobre o tema? Informe-se! Crédito: © Syda Productions | Dreamstime

Para quem está em tal situação, vale explorar o site HIVTRAVEL.ORG. Nele é possível verificar país por país e descobrir como é o acesso de portadores, além de outras informações. Ao clicar na Irlanda, por exemplo, o site informa que não há regulamentos especí­ficos de entrada ou residência para pessoas com HIV/AIDS: “There are no specific entry or residence regulations for people with HIV/AIDS in Ireland”.

Apesar de não haver uma regulamentação especial para estrangeiros, todos, sem exceção, podem ter acesso às unidades de tratamento no país. Existem três hospitais especializados em Dublin – em Cork, Galway e Limerick. O apoio também pode ser obtido junto das ONGs espalhadas pelo país. Para encontrar todos os endereços e informações sobre o tema, acesse o HIVIRELAND.IE.

Continua após a publicidade

De qualquer maneira, apesar da Irlanda não limitar o acesso a essas clínicas de tratamento e apoio a portadores do HIV, vale lembrar que ao chegar ao país como estudante – ou mesmo como turista – você terá que contratar um seguro saúde para o período de sua estadia. É sabido, também, que a Irlanda enfrenta problemas como a escassez de camas em hospitais e alta demanda para consultas com especialistas, o que pode chegar a mais de 6 meses de espera para uma simples consulta, dependendo do caso. Então é melhor prevenir que remediar e vir preparado com um seguro que atenda não só as necessidades do visto, mas também suas condições de saúde.

Outras informações importantes

A Irlanda, assim como outros países europeus, também tem avançado negativamente nos números. Segundo dados da Ireland Health Protection Surveillance Centre (HPSC), a última pesquisa realizada nos limites da Ilha,  chegou a um número recorde de infectados. Os homens representam 77% dos 500 casos diagnosticados em 2016. Outro fato curioso é que em mais de 50% dos casos, os infectados são estrangeiros que vivem no país.

Então fica o alerta geral para quem está desembarcando na Ilha ou já está por aqui: camisinha sempre! Cuide-se, porque no final, a última coisa que você quer no intercâmbio é voltar para casa levando um problema de saúde na mala.

Testes de HIV são gratuitos no país e podem ser realizados, por exemplo, por meio do HIV Ireland. Outro site com informações importantes sobre HIV na Irlanda é o IrishHealth, vale a visita!

Foto: Reprodução HIV Ireland

Sobre o autor:
Fabiano de Araújo é gaúcho de carteirinha, mas catarinense de coração. Formado em Comércio Exterior, trabalhou 10 anos com exportação. Um belo dia resolveu largar tudo e encarar um intercâmbio próximo dos 40 anos, como forma de entrar na melhor idade realizando sonhos. Amante por viagens inesperadas, está sempre com uma mochila pronta para encarar desafios. Resolveu compartilhar sua aventura com os demais por acreditar que nunca é tarde para realizar sonhos.

Imagem de capa via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024