Categories: Destinos pela Irlanda

Pra Onde Ir! (Uma Volta Pela Irlanda) Kilkenny

Na verdade foi antes de Cork, mas o que importa? O que importa é que Kilkenny é uma das cidades turísticas mais famosas da Irlanda. Por que? É uma cidade bonita, tem o seu castelinho legal, uma vida noturna agitadinha e… É isso, padrão da Irlanda, mas vale a visita, a cidade é realmente muito bonita!

Mais uma vez a minha passagem pela cidade foi bem rápida. Cheguei pela manhã, aproveitei o dia, a balada e depois fui-me! A cidade é famosa pela vida noturna (assim como tantas outras na Irlanda), mas por ser inverno a cidade não estava tão movimentada quanto eu esperava!
Na chegada, eu tomei um susto! Como já falamos aqui no E-Dublin, o Bus Eireann passa por diversas cidades e vai indo… Peguei o ônibus de manhã, estava meio dormindo e vi o ônibus saindo da estação de trêm!! Levantei correndo “aqui era pra desembarcar em Kilkenny?” Felizmente era apenas um dos pontos, e o próximo, ficava no centro.
Pela primeira vez eu estava indo a um destino sem ter a reserva do albergue. Com a mochila nas costas saí para procurar. Encrontrei um da International Hosteling que era muito bonito, mas caro! Andei um pouco mais e encontrei o Centro de Informações Turísticas, onde peguei meu mapa e perguntei onde eu poderia encontrar albergues! Me indicaram para ir ao Kilkenny Tourist Hostel, e foi onde eu fiquei. Não era nada espetacular, mas era limpo o suficiente, tinha uma cozinha grande e as pessoas eram legais. Paguei 20 euros/noite.
Joguei minha mala na cama, coloquei o fone de ouvido e saí para passear!
Já tinha pesquisado um pouco e o mapa confirmava: não tinha taaaaaanta coisa para se ver / fazer na cidade, mas precisava fazer primeiro o principal: ver o castelo!
Descendo a rua do albergue eu chegava em um cruzamento bem bagunçado, que para piorar, estava em obras! Na esquina, o castelo.
Para entrar no castelo havia o custo de 6 euros. Li o que havia no meu do castelo e não me interessei. Tirar algumas fotos da faixada e fui conhecer os jardins.
A parte mais bonita fica atrás do castelo, onde você encontra uma fonte, flores, bancos e pode tirar uma boa foto… Do outro lado, caso você tenha tempo, a caminhada é grande, mas vale a pena! Uma das laterais do jardim é ao lado do rio e em meio a um bosque. Quando se está do lado oposto do jardim, a vista do gramado com o castelo ao fundo é bem legal, principalmente em um belo dia de sol como aquele…
Saindo de lá fui almoçar! A lasagna esava ótima mas muito pequena para minha fome naquele momento… Infelizmente a grana era curta e não pude comprar suplementos complementares. =/
Logo ao lado do Pub em que comi, havia uma pequena igrejinha, de St Francis. Bonitinha!
Continuei andando até meu próximo destino, a St Mary’s Cathedral! Mais uma bela igreja na Irlanda… O mais engraçado era que no jardim da igreja, tinha uma estátua da St James, e na praça oposta a igreja, tinha a uma estátua de St Mary. Enfim, quem explica isso…
Andando mais um pouco ao redor dos muros da cidade, cheguei a um mosteiro, The Black Abbey. Bonitinho, mas nada demais para ver.
Depois de uma bela de uma caminhada morro acima, o que deveria ter sido literalmente o ponto alto do passeio não o foi por “condições metereológicas”.
Ao lado da St Canices Catheral há uma torre que deve proporcionar uma bela visão da cidade ao custo de 2 ou 3 euros. Apesar de estar um dia lindo (a 3°C), a administradora da igreja disse que não podia permitir que ninguém subisse por conta das condições climáticas. Fique bem p*to, uma vez que o dia estava maravilhoso, sem vento e tudo mais.
A ingreja é muito bonita, e é cercada de tumbas… exato, além de ser uma igreja, é também um cemitério. Isso deixou os arredores da igreja um pouco mais feio, mas nada que tirasse o encanto do local. Mesmo sem subir na torre era possível observar alguns pontos da cidades
Continuando a caminha pela cidade dos poloneses (a cada esquina você tromba com um), passei pela fábrica da Cerveja Kilkenny / Smitwicks (a melhor da Irlanda, e mais antiga que a Guinness), mas não era permitira a entrada visitantes.
Depois disso resolvi atravessar a ponte. A primeira vista é a do Castelo, e é bem legal.
Seguindo, Encontrei uma igreja cercada por tumbas. Mas ela estava trancada e vazia, só pude tirar fotos por cima do muro.
Depois de muito andar, já perto da estação de trêm de novo, chego a Catedral… opa, essa eu quero que vocês vejam o vídeo abaixa para descobrirem o nome dela…
Além de ser a igreja do ilustríssimo Santo Festeiro, é uma igreja linda!
Depois disso restava andar até a Lacken Walk. Um passeio a beira do rio. Cheio de escadas, plantas subindo as paredes e árvores. Ao lado, os escombros de um edifício antigo. Valeu muito a caminhada, principalmente se você tiver uns minutinhos para relaxar! =o)


A caminha para o albergue era longa! Cheguei de volta, descansei um pouco e banhei… Enquanto preparava a janta, conversei com algumas pessoas e no final fiz duas amigas: uma francesa e uma Neo Zelandesa.
Fomos para um dos poucos Pubs que estavam abertos e que tinham gente dentro. Estava tocando uma bandinha irlandesa ótima! Pouco depois, alguns irlandeses chegaram e começaram a conversar com as minhas recém-amigas. Aproveitei o ensejo e dei uma fugida. Fiquei em frente ao Pub onde dei muita risada com um irlandês bêbado que conversava / xavecava uma norte-americana de Orlando (não, ela não era a Miney).
Fui até outros Pus. Um deles, tradicional, apenas com nativos. Eles ficavam me olhando, não me davam licensa (apenas alguns, uns velhos com cara de mal amados). Entrei em outros lugares e vi que realmente aquele primeiro Pub (que não me lembro o nome =/ ).
Depois de sair, fui dormir decidido a deixar a cidade na manhã seguinte. Era uma sexta-feira e eu já tinha conhecido quase a cidade toda. Além disso, a balada daquela noite não havia sido das melhores. No fim das contas, segui para Cork no primeiro ônibus do dia seguinte, leiam como foi, e vão ver que eu não podia ter feito coisa melhor! =o)
Conclusão
A cidade é muito bonita, porém pequena. Não dispense mais de 1 ou 2 dias por lá, a não ser que você tenha bons motivos pra isso ou queira fazer tudo com muita calma.
A cidade aparentemente tem seu próprio mercado e o turismo é forte por lá no verão. Eu moraria tranquilamente em Kilkenny, mas como bom paulsitano, preferiria algo com mais cara de cidade, como Cork e Dublin (ou até quem sabe, Galway).
Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024

Saiba o horário de atendimento do comércio no fim de ano da Irlanda em 2024

O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…

15 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

15 de dezembro de 2024