As praias nudistas na Irlanda não são tão populares como em países mais quentes. Alemanha e Espanha são destinos bem mais famosos, mas, durante o calor do verão, a prática do naturismo é bem mais comum na Ilha.
São, ao menos, 6 praias nudistas na Irlanda listadas pela Irish Naturist Association. Algumas são oficializadas, outras não. Mas é preciso entender como funciona o nudismo no país.
Nós falaremos sobre cada uma das praias nudistas na Irlanda. Quer conferir? Continue a leitura.
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
Distante 4 km de Galway, a Silver Strand é uma das praias nudistas na Irlanda. Pequena, pode ser acessada após uma caminhada de 20 minutos pelo caminho de pedra. A praia é perfeitamente tranquila e está envolvida por um belo cenário.
A escolha dos nudistas por frequentá-la está justamente no fato de ser mais isolada. Esse tipo de cenário acontece em praticamente todos os destinos naturistas pela Europa.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Essa praia é cercada por paisagens deslumbrantes, incluindo rios, lagos e montanhas. Os naturistas devem caminhar por toda a extensão da praia e, em seguida, seguir um caminho até o alto da colina.
Outro caminho leva até uma enseada de areia, que é pouco visível até que você esteja quase em cima dela. Você está vendo que o condado de Galway é bem popular, com duas das praias nudistas na Irlanda.
West Cork oferece dezenas de enseadas tranquilas e isoladas, algumas delas podem ser listadas entre as praias nudistas na Irlanda.
Os lados leste e oeste da Baía de Clonakilty, em Dunowen, apresentam falésias rochosas e cavernas, enquanto Glandore inclui a famosa pedra Prison, que é um paraíso há muito tempo aceito por naturistas.
Eles também podem explorar a enseada de Simons, a Baía da Água, o Lago Hyne e a magnífica Península de Beara, todos com muitas praias desertas para os amantes do nudismo.
Desde o início de 2020, naturistas vêm tentando transformar Cork na capital naturista da Irlanda.
O Corballis fica ao lado da movimentada autoestrada M1, que liga Dublin a Belfast. A praia pode ser acessada por Donabate, cidade cerca de 20 quilômetros distante de Dublin. Uma vez estacionado, basta caminhar pela praia por cerca de 20 minutos até chegar à área isolada.
Outra opção é dirigir em direção a Donabate, mas vire à direita na placa de sinalização do Island Golf Club e do Corballis Golf Club. Há um pequeno espaço para parada de veículos, pouco antes da entrada do clube de golfe, onde os carros podem ser estacionados.
Caminhe pelo portão e siga o caminho sobre as dunas até chegar à praia. Chegando lá, vire à direita e caminhe por mais 15 minutos até a tranquila área naturista.
Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
Leia também: Procurando destinos nudistas na Europa? Vá para a Alemanha
Brittas Bay é considerada uma das melhores praias nudistas na Irlanda pela costa leste. É certamente a mais popular. A praia principal é voltada para banhistas vestidos e atrai pessoas no fim de semana e durante feriados.
A praia naturista, que fica a cerca de três quilômetros ao sul da praia principal, é longa e arenosa, apoiada por grandes dunas, mas com uma faixa pedregosa entre as dunas e a água.
Para chegar até lá, pegue o cruzamento 7 da principal autoestrada sul de Dublin-Wexford M11, a 14 km ao sul de Rathnew. Siga a placa de sinalização para Jack White’s Cross e Pub e pegue a estrada. Siga a costa por cerca de 3,2 km até chegar a uma área marcada “Buckrooney”. Essa área é fechada e, uma vez que você atravessa o portão, vire à esquerda e caminhe na praia até chegar às dunas.
Apesar de vários locais pelo mundo, como a Alemanha, terem o costume do nudismo em suas praças e parques, Dublin fica fora dessa lista. O condado de Dublin só teve oficializada sua primeira praia naturista, a Hawk Cliff, em Dalkey, recentemente.
A cerca de 40 minutos do centro da capital, é a única que apresenta placas indicativas de naturismo. A oficialização aconteceu em 2018, graças à Irish Naturist Association, apesar de alguns moradores das redondezas se queixarem de a praia ter se tornado um ponto para nudistas.
O local é um dos mais belos da região e muito popular também entre os banhistas vestidos.
Irlanda também possui sua própria associação naturista. A INA (Irish Naturist Association) tem como objetivo agregar novos interessados e promover eventos, debates e protestos.
Bem mais restrita que outros países, a Irlanda conta com leis que criminalizam quem ficar nu em público com a intenção de chocar as pessoas, o que não deixa claro se os naturistas estariam cometendo um crime ao ficarem nus em uma praia, por exemplo. Por isso, eles lutam para que o governo possa definir praias naturistas com sinais informando a população.
Essa luta ganhou força em abril, quando o condado de Dublin teve oficializada sua primeira praia naturista, a Hawk Cliff, em Dalkey, já citada acima.
Enquanto na Alemanha são centenas de espaços naturistas, na Irlanda existe apenas um, o Club Aquarius, voltado a casais e famílias naturistas. Ele fica em Dublin e promove encontros e piqueniques ao ar livre, além de ter sauna e piscina. Ele pode ser frequentado apenas por membros associados.
A associação irlandesa lançou um guia de etiqueta para novos praticantes do naturismo:
E então? Pronto para curtir uma das praias nudistas na Irlanda? Conte para nós sua experiência!
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…