O conhecido carisma do presidente da Irlanda, Michael D Higgins, ficou de lado na tarde de terça-feira, 14 de junho. O político, que está no cargo desde 2011, não mediu palavras para descrever a crise imobiliária que acomete o país onde nasceu e vive.
Segundo ele, na verdade, não se trata apenas de uma crise, mas de “um desastre” e “nossa grande, grande falha”.
“A habitação e as necessidades básicas da sociedade nunca deveriam ter sido deixadas para o mercado”, disse o presidente na abertura oficial do Jigginstown Manor, uma nova residência de apoio para jovens e adultos sem-teto nos arredores de Naas, no condado de Kildare.
Segundo ele, o “dinheiro especulativo está destruindo nosso país”. “Vamos abrigar nosso povo, vamos educar nosso povo, vamos mostrar que ninguém está passando fome, vamos mostrar que ninguém é excluído de nenhuma parte da nossa sociedade”, continuou.
Veja o discurso abaixo:
O presidente disse que houve um aumento de 90% na falta de moradia dos jovens e que “as perspectivas estão ficando mais sombrias”.
Vale lembrar que o presidente da Irlanda não tem poder executivo, como no Brasil, por ser um sistema parlamentarista. Os responsáveis pelas ações práticas do governo são o primeiro-ministro e seus ministros.
O Departamento de Moradia irlandês respondeu aos comentários de Higgins, dizendo que o programa Housing for All (“Habitação para Todos”) está em andamento e visa entregar uma média de pelo menos 33.000 a cada ano e que há 18 ações separadas com o objetivo geral de acabar com a falta de moradia até 2030.
Leia também: Presidente da Irlanda: quem é Michael Higgins e por que ele é tão querido
Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…