O presidente da Irlanda Michael D. Higgins sancionou a lei que torna obrigatória a quarentena em hotéis de passageiros que chegam à Irlanda vindos de países considerados de risco por conta das novas variantes da Covid-19, incluindo o Brasil.
A nova legislação é uma emenda — The Health (Amendment) Act 2021 — que, com a assinatura de Higgins, ocorrida na manhã deste domingo, 7 de março, já está em vigor.
O governo ainda precisa ajustar detalhes operacionais para começar a valer de fato, o que, segundo o jornal Irish Times, poderá acontecer a partir da metade do mês de março.
Atualmente, 33 países constam na lista da Categoria 2, onde o risco de transmissão de Covid-19 ou mutações da doença é alto. Entre eles estão Brasil e outros países da América do Sul, além da África do Sul.
Um dos obstáculos para que a regra comece a valer está o contrato com prestadores de serviço que irão fornecer, por exemplo, a segurança dos hotéis, controlando a entrada e saída dos passageiros em quarentena.
Segundo o governo, essa é uma questão prioritária agora e vários departamentos estão envolvidos no processo. Por isso, a lei deverá ser cumprida em breve. A Garda deverá atuar em casos de hóspedes que descumprirem as regras.
A lei diz que os passageiros serão obrigados a completar 14 dias de quarentena obrigatória em uma instalação designada, isso pode ser reduzido se um teste COVID não detectado for realizado após dez dias.
Leia também: Covid-19: Irlanda tem menor número diário de contágios desde dezembro
Apesar do governo ainda não ter divulgado o valor a ser pago pelos passageiros para permanecer em hotéis para a quarentena, estende-se que o custo será de aproximadamente 2.000 euros por adulto.
A multa para quem furar a quarentena obrigatória poderá ser de €4,000 e/ou um mês de prisão.
Vale lembrar que os requisitos de quarentena obrigatória para quem vai à Irlanda do Brasil e de outros países são para passageiros “independentemente de seu passaporte ou nacionalidade (e, portanto, isso inclui portadores de passaporte irlandês / EEE ou residentes na Irlanda)”, como ressaltou o Departamento de Jutiça da Irlanda.
Leia também: Variante da Covid-19 encontrada no Brasil é identificada na Irlanda pela primeira vez
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…