Você sabia que a Irlanda promove um programa de prevenção do câncer de colo do útero voltado para todas as mulheres residentes no país?
Chamado Cervical Check, o programa foi criado em 2008 e oferece, gratuitamente, o exame Papanicolau, aqui chamado de smear test, para todas as mulheres que tenham entre 25 e 60 anos de idade.
O smear test é uma das melhores formas de prevenção ao câncer de colo uterino, já que esse exame é capaz de checar se há alterações nas células do colo do útero. Sua realização é bem rápida, levando em torno de cinco minutos, e os resultados ficam prontos em até quatro semanas.
De acordo com dados do programa Cervical Check, cerca de 85% dos resultados são normais. Segundo os médicos, mudanças nas células cervicais são comuns. Está aí a importância desse exame, já que, com ele, é possível detectar as alterações com antecedência, monitorá-las e aplicar o tratamento adequado, caso seja necessário.
A idade mínima para participar do programa é de 25 anos. A explicação para isso é que mulheres mais jovens, mesmo que apresentem alterações nas células do colo uterino, raramente desenvolverão câncer no colo do útero.
Entre as alterações nas células cervicais mais comuns encontradas nas mulheres estão as causadas pelo Human Papiloma Virus, o HPV. Estima-se que a maioria das mulheres sexualmente ativas terão contato com esse vírus em algum estágio da vida. Muitas delas eliminam o vírus naturalmente, mas, em outras, ele causa alterações no colo uterino.
Como mencionamos, o programa é voltado para todas as mulheres entre 25 e 60 anos residentes na Irlanda. Isso inclui estrangeiras e, consequentemente, estudantes.
O único requerimento para participar é ter um número PPS (Personal Public Service Number). Após isso, é necessário acessar a página do programa e agendar gratuitamente o exame em um dos 1400 endereços espalhados por todo o país.
Em caso de alterações detectadas no exame, um segundo Papanicolau poderá ser agendado ou, então, será realizado o seu encaminhamento para um exame mais detalhado, a colposcopia. Ele é realizado em 15 pontos pelo país e também é gratuito.
Primeiramente, é importante realizar o smear test regularmente. Além disso, os médicos alegam que fumar é um grande inimigo à saúde e pode aumentar a possibilidade de desenvolver a doença.
No caso de mulheres que apresentam sangramentos fora do período menstrual ou corrimentos vaginais, é recomendado procurar um médico com urgência.
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…