Os dias mais curtos e geladíssimos ficam para trás. O sol começa a se por mais tarde e as árvores começam a ficar verdinhas novamente. A primavera na Irlanda é tempo de respirar o ar fresco irlandês e apreciar o amanhecer e o entardecer do sol, que são bem mais belos durante essa estação, que também é bem menos chuvosa.
Ao mesmo tempo, é preciso se cuidar. A “hay fever” (alergia ao pólen) costuma atacar quem já apresenta crises alérgicas ou, até mesmo, quem nunca teve nada. A gente fala sobre isso mais abaixo.
Mas vamos primeiro entender as diferenças que existem quando termina o inverno e começa a primavera na Irlanda, ou outras estações do ano.
Em 2024, a estação mais florida do ano dá seu “start” oficial em 20 de março, quando acontece o chamado “spring equinox” (ou equinócio de primavera) no hemisfério norte.
Porém, tradicionalmente, boa parte dos irlandeses segue o calendário gaélico e considera que a primavera começa mais cedo, no primeiro dia de fevereiro.
Continue aí que vamos explicar tudo!
Os astrônomos seguem os fenômenos solstício e equinócio, que significam a posição do sol em relação à Terra.
Quando é outono ou primavera nos hemisférios, significa que a Terra é iluminada igualmente pelo sol. No caso do solstício de verão, o sol tende a iluminar mais uma parte que a outra, causando o verão e o inverno.
Então, para os astrônomos, a partir do dia 20 de março de 2024, com a chegada da primavera na Irlanda, a Terra será iluminada igualmente pelo sol, ou seja, equinócio, que vai mudando até o próximo solstício, que acontece em junho, quando começa o verão no Hemisfério Norte e o inverno no Sul.
Essa é a forma oficial de se definirem as estações do ano nos hemisférios.
Leia também: 5 destinos para aproveitar a primavera na Europa
Os meteorologistas usam o calendário gregoriano para dividir o ano em quatro períodos iguais para ajudá-los na previsão do tempo.
Para eles, o verão irlandês termina no dia 31 de agosto e o outono começa em 1º de setembro, seguindo até 30 de novembro, quando tem início o inverno, que vai até o primeiro dia de março, quando a primavera começa.
Outra forma de definir as estações do ano na Irlanda é seguir o calendário irlandês (gaélico).
Para muitos que vivem na Ilha, os invernos são mais longos que outras estações, que são guiadas pelo calendário gaélico.
Os antepassados dos irlandeses usavam esse calendário baseado na colheita das fazendas, no desabrochar das flores e no cair das folhas, além do movimento do sol.
No calendário gaélico irlandês, as estações ficam assim:
Leia também: 5 razões para chegar à Irlanda na primavera
A alergia sazonal pode ser identificada por meio de sintomas que afetam as vias aéreas. Por isso, ela costuma ser facilmente confundida com doenças respiratórias.
Os sintomas mais comuns são: espirros; tosse; coceira na garganta, olhos e nariz; congestão nasal; sensação de pressão nos ouvidos; dor de cabeça; dor de garganta e os olhos lacrimejando sem razão aparente.
Mas não se preocupe! Por ser bem comum, é fácil encontrar medicamentos para combater o mal durante a primavera na Irlanda. A gente fala mais um pouco sobre esse assunto neste artigo.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A iluminação de Natal em Dublin é uma das partes favoritas do inverno. Ou seja,…