Foto: X/@IFAmedia
O primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris, anunciou a data planejada para a realização das eleições gerais. O Taoiseach espera que a eleição ocorra em 29 de novembro, iniciando uma campanha breve de poucas semanas para os candidatos ao congresso irlandês.
Simon Harris, de 38 anos, assumiu como primeiro-ministro da Irlanda em março, após a renúncia de Leo Varadkar. Ele se tornou o mais jovem a ocupar o cargo na história do país.
Na sexta-feira, Harris visitará a Áras an Uachtaráin, residência oficial do presidente da Irlanda, para solicitar a dissolução do parlamento irlandês, o Dáil, e chamar as novas eleições.
Primeiro-ministro Simon Harris definiu o dia 29 de novembro para a próxima eleição na Irlanda. Foto: X/@IFAmedia
A Irlanda é um país parlamentarista (república parlamentar) onde existe o presidente, atualmente Michael D. Higgins, e o primeiro-ministro (Taoiseach), que é escolhido conforme a composição de maioria do congresso, seja um partido ou uma coalisão.
Falando à RTE News, Harris disse que está “ansioso pelas próximas semanas e para pedir o apoio do povo irlandês”.
Segundo especialistas, a decisão de Harris por uma eleição antecipada reflete a situação favorável do partido Fine Gael, que tem crescido nas pesquisas desde que ele assumiu a liderança em abril.
Em contraste, a oposição, liderada pelo Sinn Féin, enfrenta uma queda acentuada nas intenções de voto, com o apoio em baixa de 16% — o menor desde 2019.
Harris tinha a opção de esperar até março de 2025 para chamar para novas eleições, quando o mandato de cinco anos da coalizão se encerraria, mas preferiu antecipar o pleito.
A eleição encerrará a coalizão histórica entre Fine Gael e Fianna Fáil, partidos rivais desde a guerra civil irlandesa, mas que se uniram para derrotar o Sinn Féin, que havia tido bons resultados nas últimas eleições.
A parceria inédita ocorreu quando Micheál Martin, do Fianna Fáil, se tornou primeiro-ministro na primeira metade do governo, seguido por Varadkar, que assumiu até meados de 2024.
Apenas irlandeses ou naturalizados podem votar nas eleições para o congresso irlandês.
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…
Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma…
Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…
Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…
O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…