Foto: Divulgação
O Taoiseach Leo Varadkar (primeiro-ministro irlandês) voltou a ter um registro médico para poder auxiliar o HSE (Serviço Executivo de Saúde da Irlanda) na crise do coronavírus. Varadkar tomou a decisão após o ministro da Saúde, Simon Harris, lançar em março uma campanha de recrutamento a todos os profissionais de saúde para lidar com a crise.
Varadkar vem de uma família de médicos. Ele estudou medicina e trabalhou na área por sete anos antes de deixar a profissão para se envolver mais com a política em 2013. Desde então, estava removido do registro médico irlandês e não atuava em hospitais ou clínicas.
Segundo matéria publicada na RTÉ, um porta voz do governo explicou a motivação de Varadkar em ajudar. “Muitos de seus familiares e amigos estão trabalhando no serviço de saúde. Ele queria ajudar, mesmo que em pequena escala.”
Leia também: UE doa € 200 mi para ajudar Irlanda durante surto do Covid-19
Varadkar vai atuar nas avaliações por telefone. Qualquer pessoa que possa ter sido exposta ao Covid-19 é avaliada inicialmente à distância e não pessoalmente. Essa é uma forma de conter a propagação do vírus.
Conversando com pessoas que estão com suspeita de terem contraído a doença é possível entender quais providências podem ser tomadas e apenas profissionais da saúde ou funcionários treinados conseguem fazer essa avaliação.
O HSE já analisou milhares de registros de profissionais de saúde depois de receber mais de 70 mil respostas pela campanha que dizia: “Seu país precisa de você”. Em apenas três dias já eram 50 mil inscritos.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…