Problemas na tireóide? Saiba como se cuidar na Irlanda
6 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Nós já falamos sobre como é a vida dos portadores de HIV na Irlanda, como se dá o controle da diabetes e hoje vamos dar alguns toques para aqueles que têm problemas na tireoide e precisarão de acompanhamento durante o intercâmbio.
Antes de mais nada, vamos a uma informação importante: o sistema de saúde irlandês não é um dos mais eficientes do mundo e, além de ser caro, não dá acesso gratuito para irlandeses e muito menos para não europeus.
Infelizmente, na condição de estudantes (Stamp 2) não possuímos acesso a muitos serviços públicos. Então, ou paga-se por tudo ou pede-se socorro ao seguro saúde exigido e adquirido no processo de aquisição do curso/visto. A exigência de um seguro saúde/viagens e afins não é por acaso.
Uma vez dito isso, vamos à parte prática.
Para quem tem problemas vinculados ao tireoidismo, faz-se necessário um acompanhamento do “sobe e desce” dos hormônios T3 e T4. Para isso, basta solicitar exames de sangue, levá-los ao médico e, se necessário, adotar o uso de medicamento para equilibrar a função da tireoide. Esse acompanhamento é imprescindível e não pode ser interrompido.
Como fazer e quanto custa?
Isso vai depender muito da região em que você mora. Vou dar o meu exemplo:
A cada seis meses preciso fazer o exame de sangue e o faço na cidade de Ennis, no condado de Clare. Quando morei em Limerick, não era muito diferente.
Na Irlanda, existe um controle muito rigoroso do sistema de saúde e não se consegue comprar medicamento sem a prescrição médica, então, toda vez que você precisar do medicamento para a tireoide, terá que ir a um GP (clínico geral) e solicitar a receita médica.
Quanto custa?
Consulta médica: aproximadamente 50 euros
Exames T3 e T4: 30 euros
Prescrição médica para seis meses: 50 euros
Portanto, tenha em mente que a cada seis meses, ou de acordo com o controle que você fazia no Brasil, terá que desembolsar essa quantia. Há alguns médicos que não cobram pela receita, mas outros sim.
Sobre a Tireoide
A tireoide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina), estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo.
Os principais distúrbios da tireoide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios); doenças que ocorrem com maior incidência nas mulheres do que nos homens.
Quando há disfunção das funções da tireoide, o tratamento e controle são imprescindíveis e não devem, de forma alguma, ser descontinuados. Então, se você sofre desse mal, agora sabe como continuar o tratamento aqui na Irlanda.
Trazer medicamentos do Brasil
Se você já utiliza algum medicamento para a tireoide no Brasil, minha sugestão é trazer a quantidade necessária para os primeiros oito meses do intercâmbio. Sai muito mais barato comprar o medicamento no Brasil do que na Irlanda, já que aqui você terá que pagar, além do medicamento, a consulta e, na maioria das vezes, pela receita médica.
Abaixo, alguns links úteis sobre tireoide e grupos de apoio na Irlanda.
My Thyroid Ireland
Thyroid Support Ireland
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Saúde
O que é Movember: por que deixar o bigode crescer em novembro?
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou...
2 dias atrás
-
Planeje seu Intercâmbio
É preciso tomar vacinas para viajar à Irlanda?
Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um...
1 mês atrás