Muitas pessoas me escrevem perguntando sobre as condições de trabalho e moradia em Dublin. Falam bastante sobre deixar a estabilidade no Brasil para encarar uma nova vida no exterior, e isso causa medo.
A vida na Irlanda é, sim, bem diferente do que no Brasil e é preciso ter paciência para passar pelo processo de adaptação.
Em geral, as pessoas no Brasil estão acostumadas com uma condição e um ritmo de vida diferentes. Ou moram sozinhos ou com a família, mas tem o próprio quarto e, na maioria das vezes, dividem a casa com pessoas que conhecem a vida toda. Em Dublin será diferente. Você vai morar com pessoas que nunca viu e terá que conviver diariamente com elas, reaprendendo a dividir e a se relacionar com quem, muitas vezes, foi criado de forma diferente e até mesmo em uma outra cultura que não a brasileira. Isso vai gerar um impacto emocional inicial e, talvez, muita frustração, mas é uma grande oportunidade de aprendizado.
O que nos incomoda no outro é, muitas vezes, um reflexo de alguma dificuldade que temos com nós mesmos. Por isso, em momentos de convivência o grande aprendizado é procurar entender dentro de você porque te incomoda tanto que as outras pessoas, por exemplo, não tenham o mesmo comportamento que você tem. Um dos nossos maiores males é tentarmos ter sempre razão, provarmos que estamos certos e os outros errados. Esse tipo de comportamento é uma erva daninha que vai crescendo e minando qualquer relacionamento.
A chave para uma boa convivência é não culpar os outros pelo que acontece com você e nem tentar estar certo o tempo todo. Observe o outro como se fosse um espelho, aprenda sobre você mesmo e entenda que cada um tem a sua verdade, o seu ponto de vista sobre o mundo e as coisas que acontecem nele. Não tente forçar aos outros a sua verdade, acredite nela e deixe que as outras pessoas acreditem na verdade delas também.
Com relação ao trabalho, as coisas também são muito diferentes aqui na Ilha Esmeralda. Os acordos de trabalho são, em geral, por horas e não por mês, e muitas vezes você só saberá no domingo quantas horas fará na próxima semana. Isso pode gerar um conflito com relação à estabilidade e segurança profissional, mas não se preocupe, você vai sobreviver!!
Procure manter a calma e a confiança de que tudo está bem. Esta também é uma grande oportunidade de estabelecer novos valores e olhar a vida de uma outra perspectiva. Talvez algo que você considerava essencial no Brasil já não pareça tão importante aqui e vice-versa. É, também, a chance de você assumir a responsabilidade sobre a sua vida e arcar com as suas próprias escolhas, parte essencial do nosso processo de amadurecimento. Esse tipo de trabalho também pode te dar uma liberdade maior para que você tenha mais tempo livre, aproveite a Irlanda e os arredores. Valorize isso.
Sim, a sua vida será diferente na Irlanda e o mais importante é aprender que, no final, ela pode ser boa em qualquer lugar que você esteja, basta você estar aberto às novidades sem julgamentos. Confie em si mesmo e busque enxergar todas as coisas boas e bonitas que estão ao seu redor!
Seja feliz hoje e você será feliz sempre!
Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…