Profissional brasileiro, o Canadá está de portas abertas

Profissional brasileiro, o Canadá está de portas abertas

Deby Pimentel

5 anos atrás

Se destaque no LinkedIn!

Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego

Canadá abre as portas para profissionais qualificados. Entenda se você se encaixa no mercado de trabalho canadense.

Com o 9° Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), qualidade de vida e paisagens deslumbrantes, o Canadá já seria um bom motivo para você tentar uma nova vida no exterior, ainda mais depois da nova lei que autoriza brasileiros que possuem o visto americano a visitar o país sem o visto canadense. Então, você decide se mudar, mas como seria ter uma carreira neste novo destino?

Uma boa notícia pra quem pensa em trabalhar por lá é que o governo canadense pretende manter o seu compromisso com um forte programa de imigração, planejando receber cerca de 300 mil imigrantes, sendo mais de 170 mil deles para suprir a demanda profissional — e todos como residentes permanentes.

Governo canadense planeja receber cerca de 300 mil imigrantes. Crédito: Anikasalsera | Dreamstime

Governo canadense planeja receber cerca de 300 mil imigrantes. Crédito: Anikasalsera | Dreamstime

Já publicamos sobre as questões burocráticas sobre o visto/permissão para o trabalho e acerca da alta demanda de vagas, incluindo estrangeiros — o processo pode ser longo, mas se você estiver qualificado, persista.

Como fazer?

Entre as 347 profissões elegíveis, a fluência do inglês é exigida em todas elas e, para algumas, também o francês — que, aliás, é praticamente sua garantia de contratação se o seu destino for Quebec.

A mão de obra qualificada ou experiência comprovada no cargo é outro quesito importante: tem que ser o equivalente mínimo de 1 ano de trabalho contínuo remunerado na área nos últimos 10 anos, além de comprovações, de acordo com o National Occupational Classification (NOC) — sistema que padroniza profissões e cargos com habilidades técnicas, a fim de relacionar legislação e nomenclaturas, envolvendo órgãos de certificação, instituições educacionais e os próprios trabalhadores no desenvolvimento do país — e, de quebra, das carreiras e profissões. Encontre seu NOC.

Prepare-se para algumas dificuldades, sobretudo em áreas com legislações muito particulares, como Direito, por exemplo. É burocrático e pode parecer complicado, mas o governo mantém um suporte on-line e uma avaliação gratuita no site.

Entrar no mercado de trabalho de outro país como estudante sempre é uma alternativa a ser considerada. Brasil e Canadá mantêm acordos e parcerias a fim de fomentarem a educação, pesquisa e desenvolvimento, como o Futuros Líderes nas Américas, o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), o Scholarships for non-Canadians e o Programa de Bolsas Vanier para Doutorado no Canadá.

Experiência comprovada no cargo é importante no Canadá.  Crédito: Artistashmita | Dreamstime

Experiência comprovada no cargo é importante no Canadá. Crédito: Artistashmita | Dreamstime

Quem pode ir?

Atualmente, o Canadá tem mais de 85 mil vagas de trabalho abertas e, embora a área de TI também esteja em destaque no Canadá na demanda por estrangeiros, finanças, recursos humanos, telecomunicações, engenharia — com diversas ênfases, como civil, mecânica, elétrica e aeronáutica —, arquitetura, marketing, saúde, administração pública, relações públicas, artes performáticas, curadoria, construção, transporte, contabilidade, agricultura e horticultura, biologia, entre outras, também estão em busca de candidatos.

Para onde ir?

Profissionais estrangeiros de várias áreas são bem-vindos no Canadá. Crédito: Andrey Popov | Dreamstime

Profissionais estrangeiros de várias áreas são bem-vindos no Canadá. Crédito: Andrey Popov | Dreamstime

Entre as cidades com mais oportunidades de trabalho estão Toronto, Montreal, Ottawa e Quebec, em empresas nacionais e multinacionais como Amazon, RBC — Royal Bank of Canada, Microsoft, Nestlé, Booking.com, G&E, Oracle, entre outras.

É possível trabalhar como gerente de recursos humanos na Irlanda?

Na Irlanda, o mercado de RH ainda é restrito para estrangeiros, principalmente pelas diferenças no setor entre os dois países. Para burlar essa deficiência, a brasileira Carol investiu em uma pós-graduação na Irlanda,  para entender o mercado de RH no país e, assim, conseguir uma oportunidade como estagiária, o que a levou para o cargo de gerente de RH. Quer saber como foi essa trajetória? Aperte o play!

Se destaque no LinkedIn!

Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego


Avatar photo
Deby Pimentel, Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email