Trabalhar no exterior é o sonho de muita gente. Qualidade de vida, salários em moedas fortes, oportunidades e a possibilidade de vivenciar outras culturas são alguns dos fatores que impulsionam muitos profissionais a buscarem maneiras de mudar de país. Mas quais seriam as profissões para trabalhar no exterior que estão mais em alta?
Algumas áreas estão bem aquecidas no mundo todo e apresentam boas oportunidades para quem quer uma vida profissional promissora. A retomada da economia e dos serviços pós-pandemia também têm criado novas vagas.
São posições em saúde, engenharia, hospitality, marketing e muito mais. Continue a ler o nosso artigo e confira 8 profissões para trabalhar no exterior que estão em alta.
Boa leitura!
Leia também: Trabalhar no exterior: dicas e informações para atuar fora do Brasil
Que os profissionais de TI são queridos e disputados em todo o mundo, você já sabe. Por isso, quem deseja ter uma carreira internacional, é formado na área ou pretende estudar Tecnologia da Informação está no caminho certo para conquistar uma vaga fora do país. Afinal, essa é a área que mais tem posições no mundo todo.
Em uma rápida busca no LinkedIn, é possível encontrar inúmeras oportunidades para trabalhar como: engenheiros de software e desenvolvedores, analistas de TI e gerentes de engenharia. Entre os países que mais buscam essa profissão que está em alta para trabalhar no exterior estão:
O marketing digital abriu, no mundo todo, uma nova e vasta gama de oportunidade de trabalho e atuação. Profissões como social media, gestor de tráfego, designer, analista de ads, de SEO, de métricas entre outros estão entre as mais procuradas por recrutadores internacionais.
Importante destacar que os profissionais brasileiros que atuam nessa área, inclusive, são bem valorizados no exterior, visto que, no país, o setor é um dos mais avançados e criativo.
As práticas brasileiras de marketing digital servem de modelo para negócios digitais do mundo todo. Os países com maior procura por especialistas em marketing digital são:
Outra profissão que está em alta para trabalhar no exterior é a de Customer Service (ou Atendimento ao Cliente, na tradução para o português) e Customer Experience, que têm sido bastante valorizadas no mundo todo.
Na Europa e na Ásia, a contratação de profissionais tem sido bastante recorrente. Isso acontece, em especial, pela expansão de empresas multinacionais e startups para o mercado latino-americano e asiático. Por isso, profissionais bilíngues, que falem inglês e outra língua latina, têm vantagem para esse tipo de vaga.
Profissionais com bom jogo de cintura, capacidade de adaptação a diferentes culturas, que lidam bem com pressão e têm domínio do inglês e da língua dos clientes da empresa empregadora alcançam grandes chances de conseguir vagas nesta área. São vários os países que oferecem esse tipo de vaga, como:
Leia também: Emprego no Canadá: áreas em alta para brasileiros
A população do primeiro mundo tem passado por um longo processo de envelhecimento, o que abre demanda para caregivers, nome que é dado em países anglófonos para cuidadores de pessoas. Tais profissionais são bem remunerados e valorizados e ainda há mais vagas que profissionais disponíveis.
No Canadá, por exemplo, há programas específicos de imigração para esses profissionais. Você precisa ser qualificado na área e comprovar, por meio de cursos, a habilidade para realizar o serviço. Em outros países, há vistos que são facilitados caso você seja dessa área.
Leia também: Empregos em Portugal para brasileiros: vistos e áreas mais comuns
Assim como os caregivers, os enfermeiros também têm uma profissão que está em alta para trabalhar no exterior. O Reino Unido, por exemplo, vem sofrendo há anos com o déficit desse tipo de profissional da área hospitalar.
O país, que é um exemplo em saúde pública, precisa, principalmente após o Brexit e a Pandemia, desses profissionais para reforçarem o quadro de funcionários de seu serviço nacional de saúde, o National Health Service.
No Canadá, a carência por esse tipo de profissional também é grande e há vagas e incentivos para tais profissionais, que são valorizados por sua capacidade generalista e estão aptos a trabalharem em grandes hospitais.
Enquanto os enfermeiros formados em outros países são mais “setorizados”, os brasileiros conseguem trabalhar e se adaptar a diversas frentes da saúde, destacando-se. Os países com mais demanda por enfermeiros são:
Leia também: Existe emprego para brasileiros na Irlanda?
Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
A profissão de engenheiro sempre foi bastante requisitada em qualquer parte do mundo e, ultimamente, tem sido observada a crescente a valorização de engenheiros brasileiros também fora do país. São diversas oportunidades em indústrias, construções e laboratórios.
Para quem tem esse sonho, trabalhar em multinacionais, por exemplo, pode ser uma estratégia para encontrar uma oportunidade em outras partes do mundo e valorizar sua carreira já construída no Brasil.
Os diferenciais dos engenheiros brasileiros, além de serem técnicos, também dizem respeito à capacidade de sociabilidade desses profissionais, uma característica forte dos profissionais do Brasil.
Trabalhar com gastronomia tem muito a ver com experimentar sabores, combinar ingredientes e expandir horizontes. Uma área que tem muito a ver com desbravar o mundo e extrair o melhor que os lugares podem oferecer — e é hoje uma profissão que está em alta para trabalhar no exterior.
Por isso, chefs de cozinha sempre tiveram um grande apreço no mercado internacional, que disponibiliza muitas oportunidades para trabalhar em hotéis, navios, cafés e bares.
Os requisitos para trabalhar com gastronomia variam bastante de país para país. Em alguns lugares, um diploma de segundo grau é necessário para a prática na cozinha; já em outros, a experiência prática vale muito!
Leia também: Vale investir na área de gastronomia na Irlanda?
Essa é uma área com demanda crescente. Com certeza, você já ouviu algum turista reclamando que foi conhecer uma cidade europeia e “estava tudo em obras”, não é mesmo?
A Europa está em uma fase de reformas, e esse tipo de profissão está em alta no exterior. A realidade é que há mais vagas que interessados e, por isso, trabalhar com construção civil pode ser um grande passo para a sua carreira.
Ter domínio do inglês e da língua local são dois dos principais requisitos àqueles que desejam procurar uma oportunidade internacional. Nos países estrangeiros, a demanda de profissionais vindos do mundo todo é alta. Por isso, saber falar idiomas é essencial.
Adaptabilidade, capacidade de colaborar, trabalhar bem em equipe e proatividade também são outras habilidades muito valorizadas e que podem ajudar a conquistar uma profissão que está em alta no exterior e mudar o rumo da sua carreira.
Leia também: ‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu
Muita gente quer trabalhar no exterior, mas não sabe muito por onde começar. A boa notícia é que há várias formas de conseguir um emprego fora do país. Uma delas é procurar vagas, candidatar-se e participar de processos seletivos ainda do Brasil.
A outra é se mudar para o país e, então, começar suas buscas e focar nas profissões para trabalhar no exterior que estão em alta.
Recentemente, Portugal aprovou um visto especial para quem está em busca de trabalho. Quem quiser se mudar para o país tem 120 dias para permanecer e buscar um emprego. A Irlanda e o Canadá também têm permissões interessantes para quem quer conciliar estudos e trabalho.
Gostou de conhecer mais sobre profissões para trabalhar no exterior?
Saiba que as agências parceiras do edublin podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil com empresas de renome!
Além disso, o curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
E se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, temos os ebooks perfeitos para ajudar você a realizar esse sonho.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…