Precisando de médico na Irlanda
6 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Se algum dia você for surpreendido por algum problema de saúde na Irlanda, seja uma infecção, um problema de pele, anemia, gripe, e não soube o que fazer, preste atenção no post de hoje, pois vou contar as minhas experiências com seguro e plano de saúde, médicos irlandeses, hospital público, clínicas particulares, acupuntura e todas as experiências que vivenciei nesses anos de Irlanda.
Plano de Saúde Emergencial (GTA, Mondial e etc)
Quando vim do Brasil, assim como muitos, comprei o plano GTA Bronze, que na época custava cerca de 700 reais e era o mais popular entre os estudantes. O plano, que é muito eficiente, tem um preço legal e realmente atendeu minhas necessidades, o que fez a minha cabeça na hora da renovação um ano mais tarde.
Então liguei para a agência com quem tinha fechado e pedi para que eles providenciassem outro ano de cobertura. Alguns dias mais tarde veio a surpresa, minha apólice foi NEGADA. A moça da agência me explicou que os seguros negam pedidos de renovação quando são muito utilizados – isso porque só usei o seguro em três emergências que tive aqui: uma obturação que caiu, uma alergia seríssima à maquiagem e uma infecção de garganta que aumentou em 30% uma das minhas amígdalas.
Depois dessa experiência, recomendo a todos que, caso tenham adquirido Plano de saúde emergencial e peguem uma forte gripe, lesionem algum músculo, caiam e se machuquem, tenham alergias ou necessitem de qualquer atendimento de urgência, não fiquem em casa esperando passar. O seguro serve exatamente pra isso e deve ser utilizado durante o período que você o adquiriu. Se eu, que usei em três casos de vida ou morte, tive o segundo seguro negado, não compensa gastar 700 reais pra ficar em casa durante a validade da apólice.
Seguro Saúde Governamental
Me desculpe a sinceridade, mas esse não serve para nada. Como não tive o Plano de Saúde renovado, resolvi pegar o seguro governamental para poder renovar meu visto à tempo, mas no decorrer do ano foi como não ter comprado nada. Toda consulta, ao contrário do GTA, é paga na hora e reembolso não existe. Gastar de 120 a 150 euros para economizar e daí ter que pagar no mínimo mais 55 euros toda vez que for no Clínico Geral ou pagar diária de internação, mais os medicamentos, não é uma solução muito inteligente. Prefira gastar €300 em algo que vá funcionar, do que metade em algo que não vai te adiantar de nada.
Plano de Saúde (Aviva, Laya Healthcare, etc)
Depois de passar por essas duas experiências, decidi contratar um plano de saúde sério para cobrir emergências, internações ou quaisquer outros problemas. O plano, que é um pouco salgado – uma média de 670 euros por ano – pode ser dividido em até 12 vezes e, pelo menos para mim, pareceu ser a melhor opção pra escapar dos hospitais públicos.
Procurando médicos por conta
Dentista: Lembram da minha obturação que caiu? O dentista indicado pelo seguro foi excelente, tive todos os meus dentes examinados por uma microcâmera, ganhei uma bela limpeza e uma obturação que, segundo o dentista, deve durar pelos próximos quinze anos. Além disso, saí com um mapinha de quais dentes precisariam de uma calibrada em breve. O preço? 140 euros, pagos pelo seguro emergencial.
Mas uma obturação minha se perdeu num chiclete e lá fui eu atrás de um dentista um pouco mais em conta que o doutor acima. Olhando e pesquisando, me indicaram uma brasileira que atendia do outro lado da cidade. Cheguei lá, crente de que a obturação não passaria dos 80 euros (divulgado num fórum), veio a surpresa de que eu teria de pagar uma taxa de inscrição, que devia ser mais uns 60 euros. Acabei pagando e a conta saiu 150 euros. Mais caro que o dentista estrela no centro da cidade!
Depois da segunda obturação caída, eu já estava xingando a terceira geração da dentista que me atendeu no Brasil antes de eu viajar pra cá. Só que aí veio a surpresa… uma terceira obturação caiu em seguidinha! Respirei fundo e fui atrás do terceiro dentista.
Uma menina que trabalhava comigo me indicou uma clínica no centro que ela havia ido e disse que era batata. Liguei lá atrás de um horário com a dentista indicada e, como ela estava de férias, aceitei me consultar com o doutor X. Chegando lá, o Dr. X não estava e vieram 3 outros doutores tentando descobrir o que eu queria, até que chegou um que disse que faria a operação. O doutor então DEITOU em cima de mim pra “alcançar” meus dentes, fez o procedimento em dez minutos e insistiu que o incômodo que eu sentia (provindo do dente sem obturação) era por conta do dente do siso, mesmo eu dizendo já ter feito raio X há alguns anos e não tinha dente pra nascer. Ele me levou pra fazer o exame, onde tive que tirar todos os piercings. Descobri mais tarde que essa verificação custava 10 euros extra e a conta saiu 70. Cheguei em casa pra olhar o serviço e vi que ele havia obturado o dente errado.
Depois dessa última consulta, desisti de dentistas na Irlanda e fiz absolutamente tudo que tinha pra fazer no Brasil com uma nova dentista, pagando um preço bem melhor.
Papo de luluzinha
Ginecologista: visitei uma clínica chamada Marie Stopes (que é melhor que muitos consultórios no Brasil), cheia de senhorinhas simpáticas que atendem e esclarecem dúvidas com o maior carinho. A clínica oferece uma série de tratamentos, como papanicolau (se você tem entre 25 e 60 anos o exame é feito de graça), testes de gravidez, HIV, HPV e uma série de outros exames. A clínica também oferece aconselhamentos acerca de gravidez indesejada. Além da Marie Stopes, ouvi falar que o Well Woman Centre também é um excelente lugar para se cuidar.
Clínico Geral, o famoso GP (General Practitioner)
O conselho que dou para quem procura um bom clínico geral e não alguém formado em atendimentos rápidos, é pedir indicação para os próprios irlandeses. Lembram daquela minha infecção de garganta? O médico indicado pelo plano de saúde não se assegurou de qual natureza a infecção poderia ser e passou 2 minutos e meio comigo no consultório para indicar dois antibióticos fortíssimos. Os dois, que juntos eram uma bomba, resolveram o problema durante uma semana e logo depois a infecção voltou – e pior, nada resolvia. Logo mais, um cisto nasceu na minha nuca.
Tempos depois, fui no GP que atende o meu namorado desde criança e ao ouvir tudo que eu tinha pra contar, examinou cuidadosamente o local e disse que não era nada grave. O que estava proeminente estava só inflamado e diminuiria se eu evitasse bebidas alcoólicas, fizesse gargarejos diários e protegesse os ouvidos corretamente. Dito e feito.
Além disso, ele marcou uma pequena cirurgia plástica para a retirada do cisto em um hospital público da cidade. A carta com o agendamento chegou na 3ª semana de julho daquele ano, com a cirurgia marcada para DEZEMBRO do ano seguinte, ou seja, um ano e meio de espera por um procedimento com um doutor chamado ANJMAL! Como pensei se tratar de um sinal divino, achei melhor fazer o procedimento no Brasil com a médica da família.
Estou com um problema específico, para onde ir?
Para alguns exames que fiz, não precisei passar por clínicos gerais, já que existem clínicas específicas que dispensam a intermediação do GP, onde é só agendar e pagar. Só não esqueça de se certificar de que não há taxas a serem pagas além da consulta. Além da Marie Stopes (que também atende homens), a Well Woman Centre e o dentista irlandês já citados acima, uma amiga que precisou de dermatologista correu na Medicus Centre e disse que está recomendada.
Tratamentos alternativos
Acupuntura, Reflexologia, Massagem, Quiropraxia e outras soluções alternativas são sempre bem-vindas quando o problema não precisa de “manutenção”. Esses tratamentos são bem caros, custando a partir de 40 euros/15 minutos e podem ficar ainda mais salgados de uma clínica pra outra. Uma boa dica para quem gosta ou quer fazer de vez em quando, é ficar de olho nas ofertas do Groupon.ie que, pelo menos uma vez por semana, você vai achar uma boa promoção nesses itens. Do contrário, o único jeito de ficar um pouco mais barato é sendo custeado por planos como o Aviva.
Clínicas recomendadas: Melt e The Herbal Inn
Caso você tenha ido ao fisioterapeuta, nutricionista, cardiologista e uma série de outros médicos, deixa a sugestão pra gente nos comentários :)
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Planeje seu Intercâmbio
É preciso tomar vacinas para viajar à Irlanda?
Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um...
1 mês atrás
-
Notícias
Governo aprova criação de projeto de lei para proibir venda de vapes descartáveis na Irlanda
O governo da Irlanda aprovou a criação de uma nova legislação que visa...
2 meses atrás