Um crime chocou a Irlanda nesta semana. Uma jovem irlandesa, de 23 anos, foi brutalmente assassinada na quarta-feira, 12 de janeiro, por volta das 16h, em Tullamore, condado de Offaly, cidadezinha com cerca de 14 mil habitantes, distante 90 km de Dublin.
Ashling Murphy vivia em uma vila, Blueball, cerca de 20 minutos da cidade, e saiu para caminhar no canal Bolands Lock, onde foi encontrada morta. Indícios mostram que ela foi estrangulada.
A Garda, polícia irlandesa, chegou a prender um suspeito, mas ele foi solto na quinta-feira à noite. Com isso, a investigação segue buscando testemunhas para encontrar o responsável pelo crime.
Ashling era musicista e conhecida na cena da música tradicional local e também ensinava em uma escola infantil.
Muitos protestos estão marcados para acontecer no fim de semana como forma de mostrar indignação por mais um feminicídio no país.
Em Dublin, uma manifestação ocorre no sábado, 15, às 13h, em Smithfield Square, em Dublin 7. Os organizadores pedem uso de máscaras e distanciamento social.
Vigílias estão marcadas para acontecer em outras cidades: em Galway, manifestantes se reúnem nesta sexta-feira, às 18h, no Galway’s Eyre Square; em Limerick, também às 18h, o ato acontece no Limerick’s Arthur’s Quay Park; ainda na sexta, às 16h, haverá um ato no Belfast City Hall, em Belfast, na Irlanda do Norte.
No sábado, às 9h30, haverá vigília no Cork’s Atlantic Pond, na cidade de Cork.
Leia também: Como reportar crimes e casos de violência na Irlanda?
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…