Você está prestes a realizar a prova do TOEFL? Se a resposta for sim, não deixe de ler este texto, pois listamos dicas especiais de como se preparar para o exame de proficiência em inglês mais conhecido (e temido) do mundo.
Mas afinal, como surgiu o exame?
O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) surgiu com o objetivo de avaliar o potencial de cada pessoa para falar e entender o inglês em nível acadêmico. Ou seja, estudantes estrangeiros que desejam ingressar em uma universidade de um país em que o inglês é o principal idioma, certamente, precisarão de excelentes pontuações na prova do TOEFL para conquistar uma vaga.
O primeiro teste foi realizado em 1964 e, desde então, aproximadamente 20 milhões de estudantes já o fizeram. Além disso, mais de 2.400 faculdades e universidades nos Estados Unidos e no Canadá exigem o TOEFL como requisito para a realização dos cursos.
Mas vale ressaltar que a nota da prova é válida por apenas dois anos e, após esse prazo, ela é eliminada de todos os bancos de dados.
A prova do TOEFL é dividida em quatro seções:
O participante recebe uma pontuação por cada uma das seções e uma pontuação total.
E não existe uma pontuação certa que você precise atingir. Tudo vai depender do que a sua universidade vai exigir e do nível acadêmico, ou seja, se você vai fazer uma graduação, pós-graduação, cursos técnicos, ensino médico, etc.
De modo geral, uma nota acima da média de 50% dos estudantes já é considerada uma boa pontuação e qualquer nota acima dos 75% é considerada ótima. Digamos que pessoas com a 75 ou 80 pontos têm grandes chances de serem aceitas nas instituições e que 100 pontos, certamente, podem colocar você em uma excelente posição.
Vale lembrar, também, que o teste todo leva, em média, 3 horas para ser concluído.
Agora vamos ao que mais interessa aos estudantes! O que, afinal, cai na prova do TOEFL?
Não tem como responder essa pergunta sem detalhar cada uma das seções da prova do TOEFL. Vamos lá?!
Foi criada para avaliar o quão bem você pode ler e compreender o tipo de material usado em um ambiente acadêmico.
Inclui três ou quatro passagens de leitura, cada uma com, aproximadamente, 700 palavras, com dez perguntas por passagem. Você tem de 54 a 72 minutos para responder a todas as perguntas da seção.
Mede sua capacidade de compreender conversas e palestras em inglês e, geralmente, utiliza linguagens das universidades. Além disso, é composta por três tipos de exercícios, que incluem:
Você pode fazer anotações sobre qualquer item do áudio durante o teste para ajudá-lo a responder às perguntas e tem de 41 a 57 minutos para concluir.
Mede sua habilidade de falar inglês em ambientes acadêmicos e é composta por quatro tarefas semelhantes com situações da vida real que acontecem em sala de aula.
A primeira questão exige que você se baseie inteiramente em suas próprias ideias, opiniões e experiências ao responder. Enquanto a segunda, terceira e quarta exigem que você combine suas habilidades no idioma inglês — ouvir e falar, ou ouvir, ler e falar — exatamente como faria dentro ou fora da sala de aula.
Você terá de 15 a 30 segundos de tempo de preparação antes de cada resposta, e sua resposta terá 45 ou 60 segundos de duração. São contabilizados 17 minutos para concluir essa seção.
Testa sua habilidade de escrever em inglês em um ambiente acadêmico e a forma como estrutura um texto, tudo isso em duas etapas.
A parte de escrita integrada tem duração de 20 minutos e é para o participante ler um pequeno trecho de um texto e ouvir uma breve palestra. Depois, claro, é necessário que escreva uma resposta sobre o que leu e ouviu.
A outra tarefa tem duração de 30 minutos e é para o participante escrever um texto baseado em uma experiência ou opinião pessoal em resposta a um tópico de escrita. Essa seção precisa ser feita em 50 minutos.
Leia também: Ensino superior: como entrar na faculdade na Irlanda?
Qualquer pessoa pode realizar a prova do TOEFL, mas o comum é se inscrever quando se tem o objetivo de ingressar em uma universidade no exterior. Além disso, para passar no exame, é preciso ter um alto nível de inglês em todas as seções requisitadas.
E mais: não adianta apenas ter um bom vocabulário! Para alcançar uma boa pontuação, é necessário ter conhecimento em Ciências Gerais, como Geologia, Física, Antropologia e Astronomia, entre outras, já que cerca de 70% dos tópicos da prova giram em torno desses assuntos.
Além disso, você pode ser exposto a conteúdos acadêmicos de outras disciplinas, como Psicologia, História e Arte, por exemplo.
O preço da prova do TOEFL varia de acordo com o país onde será realizado o exame. Em geral, o custo fica entre 160 e 250 dólares estadounidenses. Ou seja, no caso do Brasil, o valor da inscrição chega, aproximadamente, a 800 reais.
Existem quatro formas de se inscrever na prova do TOEFL: pela internet, por telefone, pelo correio ou pessoalmente. A maneira mais fácil de fazer isso é entrando no site www.ets.org/toefl. Afinal, a inscrição online pode ser feita todos os dias, em qualquer horário.
Mas atenção, você pode se inscrever para o exame até sete dias antes da data de sua realização. Existem mais de 50 datas por ano, em 165 países. Então, basta apenas verificar no site as diferentes opções de datas e as cidades em que vai ocorrer o exame no seu país.
Leia também: Na dúvida sobre qual exame de proficiência fazer?
Não adianta dizer que não! Preparar-se para a prova do TOEFL exige estudo, persistência e muita dedicação!
Clicando aqui, você pode ter acesso a cursos, áudios, testes e diversos materiais específicos para ajudar a se preparar para o exame.
Sim! Existem diversos cursos preparatórios para a prova do TOEFL. Mas uma boa dica é realizar o curso “The Insider’s Guide”, que é oferecido na plataforma da ETS, criadora do exame, e que disponibiliza conteúdos interativos, com vídeos, questionários, quadros de discussão colaborativos, dicas de instrutores especializados e muito mais.
Tudo para ajudar você a se preparar para a prova e atingir as melhores pontuações.
Se o seu objetivo é passar de primeira na prova do TOEFL, não existe outro jeito a não ser: estudar, estudar e estudar! E se em algum momento pensar em desistir, lembre que, certamente, o exame poderá ser a sua porta de entrada para inúmeras oportunidades no exterior.
Leia também: Como conseguir uma boa nota no IELTS?
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…