Assim como em todas as profissões, brasileiros que decidem exercer a função de psicólogo na Irlanda devem se preparar muito para conseguir atuar na área em um país estrangeiro.
Mesmo com formação e experiência em terras brasileiras, muitas vezes, não é tão simples começar como psicoterapeuta ou psicólogo na Irlanda, mesmo porque existem diferenças de formação das duas profissões na ilha.
O E-Dublin conversou com a psicóloga Silvana Byrne, que já atua há muitos anos como psicóloga na Irlanda, e sua experiência pode servir de exemplo para outros psicólogos que desejam seguir um caminho parecido.
Silvana é formada em psicologia desde 2000 e já tinha uma carreira muito bem baseada no Brasil quando decidiu ir atrás de um sonho antigo: morar na Europa.
Na Irlanda, enquanto estudava como intercambista em uma escola de inglês e dedicando a maior parte do seu tempo para aprender, Silvana teve que optar por trabalhar nos chamados “subempregos” para conseguir sobreviver nos primeiros meses.
“Eu aceitei a minha limitação de não conseguir me comunicar muito bem em inglês e comecei a trabalhar cuidando de crianças, o que para mim era confortável e poderia me dedicar poucas horas”, afirmou.
Silvana seguiu um passo a passo para conseguir, finalmente, trabalhar como psicóloga na Irlanda. Quando se sentiu confortável com o inglês, começou a entender o processo para conseguir atuar na área.
Logo, ela descobriu que existem diferenças na formação.
Leia também: Depressão? Onde procurar ajuda na Irlanda?
Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
Na Irlanda há um curso de graduação em Psicologia e outro curso de graduação em Psicoterapia. Ou seja, essas são profissões com formações diferentes:
Na Irlanda este curso possui uma grade curricular muito parecida com o curso no Brasil com duração de 3 a 4 anos. Após a graduação muitos profissionais seguem estudando para obter a especialização através do Mestrado (2 anos) e ou Doutorado (4 a 5 anos).
Especializações da área de Psicologia mais comuns:
Este curso tem em uma duração entre 3 e 4 anos, exclusivamente direcionado área de psicoterapia. O profissional recebe o título de graduação em Psicoterapia (não é Psicólogo).
Trabalhos relacionados a área de Psicologia ou saúde mental na Irlanda:
Algumas organizações privadas, contratam profissionais com experiência no atendimento clínico, para compor a rede psicoterapeutas credenciados do EAP – Employee Assistance Program, com objetivo de oferecer atendimento psicológico para funcionários de empresas, porém é necessário estar registrado em uma associação regulamentadora como PSI e ter seguro profissional.
O CORU – Regulating Health & Social Care Professionals está no processo de desenvolvimento de regras para a regulamentação do psicólogo na Irlanda que atua tanto no setor público quanto no privado.
Enquanto a regulamentação do CORU não entrar em vigência, o reconhecimento do diploma e o registro profissional na área de psicologia é realizado através do PSI (Psychological Society of Ireland).
Existem vários tipos de registros com a Sociedade de Psicologia da Irlanda, o nível de graduate psychologist, que equivale ao nível de bacharel no Brasil, é o processo mais simples e o mínimo necessário para atuação profissional.
Há vários setores que Silvana destacou como sendo alguns dos mais comuns na área de Psicologia na Irlanda.
São eles:
Para trabalhar no setor público, esse profissional tem que ter o “recognition of qualification” do “Department of Health”.
Os psicólogos que obtiveram as suas qualificações profissionais fora da República da Irlanda devem ter estas qualificações reconhecidas antes de poderem exercer a profissão no setor da saúde financiado por fundos públicos (HSE) na Irlanda.
O Department of Health é a autoridade competente para isso, através de um processo administrativo longo. Para ser elegível para reconhecimento no setor público, você deve fornecer provas documentais e se encaixar em uma das áreas da psicologia existentes na Irlanda (Clinical, Counselling e Educational) para as quais existe um processo de reconhecimento específico.
Não é permitido trabalhar como psicólogo (psicoterapeuta) com vistos de estudante, já que estes vistos não permitem atuar legalmente em atividades como autônomo (“sole traders”).
Para que o profissional atue no consultório privado é recomendado que siga os procedimentos de acordo com as normas vigentes do país, buscando os requisitos mínimos para atuar no consultório, tais como:
O edublin também pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.
Nosso curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
Mas se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, também temos diversos ebooks completíssimos para ajudar você a planejar e realizar esse sonho.
As agências parceiras do edublin também podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil diversas agências com um só clique!
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…