Categories: Saúde

Pubs, pints e babies: gravidez no intercâmbio

Gravidez pode tornar a experiência do intercâmbio muito complicada. Previna-se. Fonte: Monkey Bussiness Imagens. Dreamstime

Já escutou aquela frase “drogas, sexo e rock’ll”? Aqui na Irlanda poderíamos usar uma versão adaptada com qualquer outro substantivo, desde que se coloque uma pint no meio.

E a pint da noite anterior — ou melhor, as pints — podem gerar consequências desastrosas na sua experiência de intercâmbio. E olha que está cheio de crianças brazilian-irish que nasceram dessa junção.

Com o tema da legalização do aborto em voga na Irlanda, decidida por meio de um referendo, mais importante que discutir a possibilidade do aborto — e se a nova legislação aumentará ou não as estatísticas — é se prevenir para que esse não seja um assunto que você precise encarar durante o seu intercâmbio.

Aliás, a gravidez é um tema cada vez mais frequente nas rodas de brasileiras, que se encantam com os pares de olhos azuis dos irlandeses e acabam por se esquecerem de cuidados básicos na hora do vamos ver. Sem contar que o abuso no consumo de álcool no país torna esse cenário ainda mais frágil.

Continua após a publicidade

Já imaginou o pepino? Uma gravidez indesejada durante o intercâmbio em outro país. © David Prado | Dreamstime.com

Uma pesquisa publicada na International Journal of STD and AIDS mostrou que 76% dos entrevistados afirmaram ter tido relações sexuais sem proteção após uma noitada. O número de mães jovens que afirmam ter tido uma gravidez indesejada chega a 55%.

A Irlanda também figura no top da lista em nascimentos em toda a Europa. E isso não é difícil de explicar, pois a juventude irlandesa anda bem imprudente com o tema.

So, girls, camisinha na bolsa sempre, porque boa parte deles nunca tiveram aula de educação sexual, e métodos contraceptivos até outro dia era assunto tabu.

Segundo dados do HIV Ireland, um em cada cinco homens dizem não usar preservativo com parceiras casuais. Enquanto nós estrangeiros já chegamos procurando lugares para manter a saúde sexual em dia, como o Guide Clinic, 87% deles dizem que, apesar de saberem das clínicas gratuitas espalhadas pela Irlanda, não costumam visitá-las.

Alguns disseram não usar preservativo por conta dos altos preços. Hello, men! Até na loja de 2 euros tem condoms para vender.

Para as meninas, outra dica: se você pisou na jaca, pílula do dia seguinte sem hesitação. Antes, era a maior burocracia para consegui-la aqui na Irlanda, mas já faz um tempo que a Boots foi autorizada a comercializá-la sem a necessidade de prescrição médica.

Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025