Apesar de ser um país bem pequeno, Malta não decepciona quando se trata de educação superior, com a presença de universidades de ponta e instituições de ensino renomadas que oferecem cursos nas mais diversas áreas.
Devido ao passado colonial do país, o ensino em Malta é inspirado no sistema educacional britânico. A maioria das instituições de ensino superior estão localizadas próximas à capital, Valletta. Entre elas, o destaque fica para a Universidade de Malta, a maior do país, que possui em torno de 11 mil estudantes.
Fundada em 1592, a Universidade de Malta é uma instituição pública e apresenta um extenso programa de cursos de graduação, pós e mestrado em áreas como Medicina, Direito, Educação, Artes, entre outras.
Além da qualidade do ensino, a maioria dos cursos oferecidos pela Universidade são gratuitos para alunos da União Europeia, proporcionando uma ótima oportunidade para brasileiros com dupla nacionalidade.
Outro ponto positivo é que, quando comparada a outros países europeus, as taxas para estudantes estrangeiros em Malta estão entre as mais baixas do continente, com anuidades em torno de 5 mil euros.
Para se ter uma ideia, ao estudar em uma universidade pública irlandesa — como a UCD, por exemplo —, um aluno brasileiro precisa desembolsar em média 16 mil euros por ano.
O sistema público de ensino superior no país também inclui a Malta College of Arts, Science and Technology (MCAST), baseada em Paola, além do Institute of Tourism Studies, localizado em St. Julian’s.
Há também uma série de faculdades e universidades particulares em Malta, das quais a mais recente adição é um campus internacional aberto pela Universidade Middlesex do Reino Unido. Ativa desde 2013, a instituição oferece cursos voltados para a área de negócios, finanças e tecnologia.
Outra renomada instituição no país é a American University of Malta, que possui um sistema de ensino americano, com cursos voltados para artes, administração de empresas, jogos e contabilidade.
Essa universidade oferece 50% de desconto na anuidade para estudantes malteses ou cidadãos da União Europeia que vivem no país.
A maioria das universidades maltesas oferece bolsas de ensino para alunos de todo o mundo. Portanto, se você tem interesse em concluir a seus estudos no país, vale ficar atento ao site dessas instituições para não perder o prazo de inscrição para bolsas. Geralmente, o processo seletivo é realizado no primeiro trimestre do ano.
Apesar de Malta ter duas línguas oficiais — o inglês e o maltês — as universidades ministram suas aulas na língua inglesa. Assim, como requisito de entrada na educação superior do país, você precisará comprovar proficiência no idioma por meio de certificados como o IELTS ou TOEFL.
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…