Categories: Custo de Vida

Qual a melhor operadora de celular na Irlanda?

Aqui vai um segredo – que não muda nada na vida de ninguém, mas que quero compartilhar…rs. Quer me deixar chateada? Me deixe incomunicável com minha família! 

Foi por isso, que a primeira coisa que fiz em minha primeira manhã na Irlanda foi ir ao centro de Dublin e descobrir como comprar um chip (e achar aquela promoção booooa pra falar com o Brasil quando batesse o aperto).

Peça ajuda a amigos que já estejam no país para escolher a cia telefônica. Créditos: Shutterstock.

Perguntas básicas antes de escolher a sua nova operadora de celular. “Qual o pacote que oferece ligações pro Brasil a um preço mais acessível?”, “Qual pacote de internet funciona ou não em outro país?”, etc.

As principais empresas são Lycamobile, Three, Tesco Mobile (Sim, o Tesco, além de supermercado, também oferece telefonia), Vodafone (uma das queridinhas dos brasileiros) e Meteor. Foi bem difícil escolher, uma vez que uma tem o valor menor nas ligações para a América do Sul, outra para o pacote de internet, etc.

Continua após a publicidade

A escolha pela operadora vai depender das suas necessidades. Créditos: Shutterstock.

Eu optei pela Lyca, uma vez que me oferecia internet de 8GB e ligações a ‎€0,03/minuto pra América Latina por ‎€9,99. Muitos amigos me questionaram a razão de não fechar com a Three, que era mais em conta e a internet funcionava melhor, mas sabe quando você gosta (dentro do possível) e prefere continuar com a empresa que escolheu? Foi isso!

Não digo que não existiram momentos em que fiquei bem irritada ao estar em um lugar e a internet demorar bem mais que outras operadoras, mas, no geral, me atendeu muito bem.

Créditos: Shutterstock.

Como disse, no primeiro dia já estava conectada e me senti um tanto aliviada ao saber que estava a apenas algumas mensagens de WhatsApp de distância de quem eu tanto amava. Além disso, se for sua primeira vez em Dublin, acredite, você se perderá muito pelas ruas! Não existem plaquinhas em cada esquina como no Brasil. Malemal temos uma indicação no chão, mas não ache que é a solução, pois na outra esquina a indicação some e você se perde novamente.

divisão da cidade em 24 partes, sendo a parte sul par e a norte ímpar, também não ajuda muito no início. Então, a internet e o GPS foram fundamentais nesse começo. Sei que sou bem perdida, mas que foi útil, foi.

Se perder será inevitável nos primeiros dias de intercâmbio. Créditos: Shutterstock.

Com a internet, também tive acesso a aplicativos que são de extrema importância para os intercambistas, como o do Dublin BusLuas, Skyscanner, Ryanir, entre outros. Sem contar no Google Translate, Wi-Fi Finder e, é claro, nossos amados Facebook e Instagram!

Aposte nos apps para ajudar a descobrir a cidade nos primeiros dias de intercâmbio . Créditos: Shutterstock.

O Skype vale a pena?

Eu conheci um monte de brasileiros que preferiam usar o Skype, onde geralmente as ligações por minuto circulam em torno de 2 a 3 cents, o que não é nada mal. A grande inconveniência é que você sempre estará preso à necessidade do Wifi. Sem falar que, já que é para usar o Skype, é sempre melhor usar as chamadas gratuitas né?

Linha fixa em casa?

Bom, eu não conheci ninguém que optou por essa forma, mas, de fato, tive notícias de empresas de telefonia na Irlanda que oferecem pacotes bem instigantes, com internet ou phone + net – inclusive com ligações a custo zero para um país escolhido pelo cliente. O único inconveniente, e que deve ser lembrado, é que, geralmente quando se chega na Ilha, nos acomodamos em algum lugar onde já tem internet, e manter uma linha sozinha certamente sairia mais caro que escolher um plano para o celular.

A dica é:  Pesquise e procure o pacote que te oferece os melhores benefícios. Ah! Está pensando em comprar seu aparelho na Irlanda? Lembre-se que você não está indo pra Miami, onde os preços são bem mais em conta, mesmo com a alta do dólar. Na Irlanda os preços podem ser menores que no Brasil, mas geralmente dependem da fidelização com a operadora. Ou seja, aquele iPhone de última geração que você sempre sonhou, mas a grana nunca deu, por aqui só vai sair realmente em conta se você assinar um plano de pelo menos 24 meses.

Começando Meu Intercâmbio” é uma série que surgiu para ajudar os recém-chegados à Irlanda nos seus primeiros passos na Ilha Verde. Além do próprio relato da nossa colunista Carol Braziel, os textos serão sempre recheados de links úteis, com dicas e o passo a passo para cada uma das etapas (abertura de conta bancária, procura por acomodação, Irish Residence Permit – IRP, procura por emprego diversos detalhes do dia a dia na Irlanda).

Revisado por Tarcisio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Carol Braziel

Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Recent Posts

Liquidação de Natal na Irlanda: 26 de dezembro é dia de descontos nas lojas

O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…

26 de dezembro de 2024

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024