Uma das principais dúvidas dos estudantes durante o planejamento do intercâmbio está relacionada ao seguro saúde. Afinal, existe ou não um seguro ideal para quem vai estudar fora do país?
A resposta para esta dúvida depende, principalmente, do destino do seu intercâmbio. Isso porque cada país possui as suas próprias regras no que diz respeito ao seguro saúde para estudantes estrangeiros. Quem opta pela Austrália, por exemplo, precisa adquirir o Overseas Student Health Cover (OSCH), que pode ser adquirido tanto via agência de intercâmbio quanto pela escola na qual o estudante está matriculado. Entre os itens básicos cobertos por este seguro, estão consultas médicas, atendimento de emergência e uso de ambulância.
Para obter o visto de estudante no Canadá, não há um seguro específico que deva ser contratado pelos estudantes. Entretanto, como o sistema público de saúde do país é voltado apenas para os cidadãos canadenses, é recomendável que estudantes adquiram antes mesmo do embarque uma apólice completa, cobrindo desde consultas médicas a hospitais e até medicamentos.
No caso dos Estados Unidos e Inglaterra, apesar de necessário, também não há especificação de um tipo de seguro ideal para os estudantes. Porém, principalmente para quem vai passar uma temporada de estudos na terra do Tio Sam, vale lembrar que por lá não existe rede pública de saúde e qualquer tipo de atendimento médico pode custar uma fortuna.
Como nós já detalhamos aqui, para estudar na Irlanda por um período maior que 90 dias, é essencial a contratação do seguro governamental. Nesse caso, a apólice é exigida na imigração como um dos requerimentos para se conceder o visto de estudante.
Mesmo assim, alertamos que apesar de obrigatório, o seguro governamental irlandês é bem limitado e cobre apenas gastos de emergência em hospitais. Portanto, se em algum momento você precisar se dirigir a um consultório médico, as despesas ficam por sua conta – destacando que cada atendimento custa, no mínimo, 50 euros.
Portanto, se você busca ter mais segurança durante a sua temporada de estudos na Ilha Esmeralda, é recomendado adquirir um seguro ou assistência viagem. Estes serviços podem ser comprados ainda no Brasil por meio das agências de intercâmbio ou pelas próprias seguradoras.
Dependendo da cobertura escolhida, você terá direito a assistência médica e odontológica gratuita durante o seu período de estudos. Além disso, alguns planos chegam a cobrir gastos com medicamentos e imprevistos que podem acontecer durante a viagem, como extravio de bagagem, por exemplo.
Os preços desses seguros variam bastante de acordo com a abrangência da cobertura escolhida. Entre as empresas que oferecem, estão a GTA, AssistCard, Cori, entre outras. Consulte aqui as diferenças de preços entre os seguros de viagem.
Desde 2011, a imigração irlandesa passou a aceitar planos de saúde privados para conceder o visto de estudante. Porém, neste caso, o seguro saúde deve ser oferecido por uma empresa que tenha base na Irlanda e que ofereça cobertura a acidentes e doenças, além de cobertura ilimitada em caso de internação hospitalar.
Se você tem interesse em adquirir um desses planos, algumas empresas que o disponibilizam são: Vhi, Laya Healthcare, Hibernian Aviva e Irish Life Health. Os preços variam de acordo com a empresa e a cobertura oferecida, sendo possível encontrar planos básicos por a partir de 45 euros por mês.
Entretanto, esses planos de saúde são bem diferentes daqueles que estamos acostumados no Brasil, já que a maioria deles não oferece consulta gratuita ao clínico geral, por exemplo, dando direito apenas a consultas online ou por telefone. Outro detalhe é que alguns procedimentos, como exames, por exemplo, podem estar sujeitos a taxas extras. Assim, antes de contratar o seu, vale ler atentamente toda a cobertura oferecida pela empresa para não se decepcionar depois.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…